Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira espera time preparado para enfrentar o melhor Bragantino

Guto Ferreira espera que equipe consiga lidar com ansiedade em jogo que pode marcar retorno do clube à Série A: "É trabalhar o mais tranquilo possível"

Desde a última quinta-feira, os jogadores do Bahia estão concentrados no Fazendão para a partida do próximo sábado, contra o Bragantino, e que pode definir o acesso do Tricolor para a Primeira Divisão. Focados em controlar o nível ansiedade para o jogão, o grupo pediu à diretoria que a concentração fosse antecipada em um dia, diferente do que normalmente acontece antes dos confrontos.

A atitude dos jogadores foi elogiada pelo técnico Guto Ferreira em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, momentos antes do último treino do grupo para a partida contra o Bragantino. O treinador, por sinal, aumentou a lista de concentrados para o duelo e convocou 28 jogadores para a partida, atitude também incomum na competição. Segundo Guto, a ideia é "multiplicar a energia positiva".

Pedido dos atletas. Tamanho é o nível de responsabilidade, tamanho é a palavra, o sentimento que a gente queria que não existisse, mas tem que controlar, que é a ansiedade. Foi um pedido deles. Todo mundo sofreu junto. Mais importante nesse momento é estarem presentes, multiplicando energia positiva, intenções, convivendo e mostrando que existe um grupo que quer chegar a esse objetivo. É o último jogo dentro de casa, que pode ser o decisivo. A gente sonha que seja, não quer dizer que será. Se Deus quiser vai dar tudo certo

Para conquistar o acesso à Série A, o Tricolor precisa vencer o Bragantino e torcer para um tropeço do Náutico, que enfrenta o Tupi-MG também neste sábado. Focado em fazer a sua parte, a equipe baiana vai contar com o apoio em massa da sua torcida, que já comprou todos os ingressos à venda para o duelo.

São 90 minutos contra um adversário que a gente tem que respeitar. A gente não tem que mudar a maneira de jogar e fazer algo mais ou menos especial. A gente tem que controlar tudo que acontece fora do campo na cabeça dos caras. Se a cabeça dos caras estiver livre, tranquila, como em vários jogos aqui dentro, a gente tem plena certeza que vai fazer um grande jogo. E quando você joga bem, a tendência é colher um bom resultado. Nós temos um segundo turno, oito jogos na Arena, e oito triunfos. Temos que continuar trabalhando para até fazer melhor que nesses oito jogos, não correr riscos e alcançar o nosso objetivo, que pode ser o triunfo final. Pode ser, não quer dizer que será. Tomara que seja. É trabalhar o mais tranquilo possível. É fazer as coisas que trouxeram os resultados até aqui, qualificar um pouquinho mais cada ponto e buscar o resultado na hora do jogo

Para a partida decisiva, Guto vai ter o retorno de Jackson e Moisés, que cumpriram suspensão na última rodada. Contudo, Misael, com uma lesão grau 2 na coxa, está vetado. Embora não tenha confirmado o time titular, a tendência é que o treinador retorne com o esquema com dois volantes e três atacantes. A provável escalação para o jogo tem: Muriel, Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Luiz Antônio, Renê Júnior e Régis; Edigar Junior, Victor Rangel e Hernane.

Pela frente, Guto vai ter um adversário em situação delicada na Série B. Em 18º lugar e com 32 pontos, o Bragantino tem remotas chances de permanecer na Segunda Divisão.

Acho que tudo que eu falar do Bragantino vou estar facilitando o trabalho do pessoal do outro lado. Temos que estar preparados para o melhor Bragantino. Se estivermos e o Bahia jogar o seu melhor, tenho certeza que o triunfo vai acontecer. É dessa maneira que eu tenho que encarar o jogo.

Confira a lista de jogadores relacionados para o jogo:

Goleiros: Anderson, Jean e Muriel;
Laterais: Eduardo, João Paulo Gomes, Moisés e Tinga;
Zagueiros: Dedé, Eder, Gustavo, Jackson, Lucas Fonseca e Tiago;
Volantes: Feijão, Gustavo Blanco, Luiz Antonio e Yuri;
Meias: Régis, Renato Cajá, Renê Júnior, Rômulo;
Atacantes: Allano, Edigar Junio, Hernane, Mário, Misael, Victor Rangel e Wesley Natã.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Guto Ferreira:

PRESSÃO

Eu tenho que trabalhar da melhor maneira para que o time esteja tranquilo e confiante para o jogo fluir. Às vezes isso não acontece. Até porque estado emocional, por mais que você prepare, chega o momento em que, às vezes, você não consegue captar exatamente o que A, B ou C vão dar de resposta. E se não acontecer? Aí tem que ir dessa maneira. O mais importante não é como, é que aconteça. Temos que estar preparados. Temos batido nisso de tranquilizar um pouco mais, tirar essa pressão de cima. Acho que as entrevistas dos jogadores têm sido muito em cima disso aí. Mas eles veem, eles ouvem. Por mais que você feche os caras, tem telefone, WhatsApp. Não tem por onde fugir. É viver o momento. E, dessa maneira, estar tranquilo o suficiente para fazer o melhor jogo.

GOL NO INÍCIO

Continuo falando que o mais importante é o triunfo. 1 a 0 que seja. Se for mais, melhor. Tem um outro time do outro lado que vai lutar. E um detalhe bastante grande. O Bahia, em nenhum momento, se omitiu de atacar o Sampaio Corrêa. O detalhe é que conseguiu furar o bloqueio nos acréscimos. Está dentro do tempo normal. Não importa se é do primeiro ao último minuto, tudo tem um preço. Mas sempre quando é mais difícil, é mais gostoso. Tem mais valor. As pessoas aprendem o preço e param no discurso de dizer que A é ruim, B é ruim. O futebol é um jogo onde ninguém começa em superioridade. Depende do trabalho. Construir é muito difícil e aí está a qualidade. Temos que ir para a partida consciente dos adversários e fazer o melhor para que consiga o resultado e dar o triunfo de presente para o nosso torcedor.

TORCIDA

Nós trabalhamos muito no jogo passado [contra o Luverdense]. A gente tinha ideia de conseguir o triunfo para selar aqui. Não ocorreu. Eu não estou aqui para dar desculpas. A gente precisa triunfar. Não vai alimentar, somar nada, a gente ficar alimentando o que passou. Se tem alguém que merece esse momento, é o torcedor do Bahia. A menor torcida do Bahia na Série B, em casa, foi no jogo que eu assumi. E nesse jogo, a garantia do maior público do Bahia no ano. Isso mostra a virada que foi. Se somar os jogos aqui em casa, estamos com uns quatro a cinco jogos com 20 mil [torcedores presentes]. Isso mostra o quanto o trabalho está dando resultado. O torcedor está sentindo que ele também está fazendo a diferença. Amanhã, o torcedor pode chegar na ânsia da equipe resolver logo e as coisas acabarem não acontecendo. Isso pode passar para os jogadores. Graças a Deus, a equipe não está desistindo. A gente precisa do apoio forte para que a gente consiga marcar cedo, fazer um grande jogo, com todo respeito à equipe do Bragantino, e fazer o melhor jogo para conseguir esse triunfo tão esperado.

Fonte: Globo Esporte