Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira exalta torcida e superação do Bahia após classificação em cima do rival

Depois de vencer o primeiro clássico no ano e garantir a classificação para a final da Copa do Nordeste, Guto Ferreira não escondeu a alegria. Na coletiva de imprensa após o triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, na noite deste domingo, na Arena Fonte Nova, o treinador elogiou todo mundo: da torcida ao ponta esquerda. Na visão de Guto Ferreira, o Bahia tem crescido tanto dentro de campo quanto na determinação. O treinador ressaltou que o jogo foi difícil, mas elogiou a postura de sua equipe.

- Na realidade, eu acho que, a cada dificuldade criada, esse grupo vai aumentando o nível de entrega, respeito, dedicação. A garra que a equipe teve nos outros dois Ba-Vi's, que tiveram erros, a superação desses erros foi muito boa. O crescimento desse jogo ajuda. Hoje foi criado todo um ambiente dentro do vestiário, fora do vestiário. Jogamos com 35 mil ao nosso favor. Como falei antes da partida, a torcida do Bahia sempre surpreende positivamente. Criou um ambiente desde a nossa chegada. Isso, com certeza, foi para dentro do campo. O grupo estava preparado para superar obstáculos, desde que não existam erros de arbitragem. O Bahia jogou futebol no primeiro tempo, no segundo tempo. A gente sabe que foi uma partida muito difícil, de muita briga, luta. O que me enche de orgulho é trabalhar em um clube com uma torcida fantástica, e um grupo que tem todas as qualidades para usar essa camisa.

Com o triunfo, o Bahia se classificou para a final do Baiano. A final será contra o vencedor da disputa entre Santa Cruz e Sport. O Santa venceu o jogo de ida por 2 a 1.

Confira outros trechos da entrevista de Guto Ferreira

Aprendizado

- Eu acho que o principal é conseguir abraçar a dificuldade, atravessá-la. O Bahia se uniu para uma dificuldade. O Bahia hoje foi um só: torcida, associados, direção, equipe. Todos pela mesma causa.

Lição

- Eu acho que o principal é que as pessoas se unem nas dificuldades. E o grupo do Bahia, a cada dificuldade, se une mais. Já era um grupo unido e hoje foi uma irmandade. Hoje todos estão esticando o escudo para protegerem o companheiro. E aí você fica forte. Espero que, dentro dessa força, que a gente possa também sair com o objetivo alcançado nos próximos dois jogos.

Sport ou Santa?

- Esse jogo eu não assisti. Já assisti a outros jogos do Santa, conheço as pessoas que estão envolvidas no projeto. É uma equipe competitiva. O Arruda é um caldeirão que transforma. A equipe do Sport tem um poder de investimento bastante alto, com grandes jogadores. São duas grandes equipes. Quem quer que classifique serão duas partidas muito difíceis.

Copa do Nordeste

- Espero que seja o comportamento igual ao de hoje, com uma equipe focada, entregue. Uma equipe com força de triunfo.

Edigar Junio

- Acho que todo mundo sabe do potencial do Zé [Rafael]. O Edigar tem uma qualidade, entrosamento com a equipe, bastante importante. Não dá para jogar com cinco no ataque. E aí a opção foi a saída do Zé. Perdemos Hernane, Gustavo. O jogador que nós tínhamos para fazer a função era o Edigar. O Edigar foi sempre um jogador que~, na posição de centroavante, tem qualidades importantes. Hoje ele conseguiu desempenhar para conquistar o triunfo.

Árbitro

- Não estou entendendo a tua pergunta. Por que compensaria? Não sei onde você quer chegar. Se me explicar onde quer chegar, eu posso responder. Onde ele compensou? Que lance? Acho que você está fora da casinha. Não aconteceu nada. O lance foi normal. Acho que foi está falando com a paixão de quem é aficionado pelo rival. Até porque, para você fazer essa pergunta, você tem que provar. Ninguém levantou nada.

Allione

- A gente, desde quando veio, sabia do potencial do Allione. Um jogador que vinha jogando pouco, chega e começa tem uma sequência, queira ou não queira, para ter uma afirmação... Allione é um jogador que inspira atenção com trabalho. É um jogador que não pode fazer todo trabalho, porque já teve cirurgia no joelho. Queira ou não queira, é um jogador que o ápice físico dele demora mais um pouco. E precisa de ritmo de jogo. Agora, tem um caráter que é próprio do jogador argentino, de decisão.

Fonte: Globo Esporte