Postado por - Newton Duarte

Guto Ferreira explicou a ausência de Juninho como titular e lamentou eliminação; Veja


O Bahia não conseguiu superar o Paraná e deixou a Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor foi derrotado pelo Paraná pelo placar de 2 a 0, no estádio Durival de Britto, em Curitiba, e foi eliminado na segunda fase da competição nacional. Após o jogo, o técnico Guto Ferreira lamentou o revés e apontou que o novo formato do torneio equilibra a disputa. [Confira os gols do jogo no vídeo acima]

- Acho que nessa condição da competição sim [equilibra os times]. Em termos de regulamento se equilibram. É sorteio, um jogo. O jogo do jeito que foi, em Salvador, talvez poderíamos ter ganho ou não. Como hoje poderíamos ganhar ou não. Primeiro tempo foi mais equilibrado, tivemos mais chances que eles. No segundo tempo o gol logo no início fez com que eles, que já estavam jogando no nosso erro, que têm transição rápida, muito boa, voltassem ainda mais e se defendessem com unhas e dentes. Conseguiram, foram competentes nisso. Acabaram fazendo o segundo gol, numa situação de buscar algo que não estava dando certo – comentou o técnico.

O primeiro gol do Paraná surgiu de um cruzamento de Renatinho. Lucas Fonseca não conseguiu acompanhar Eduardo Brock, que cabeceou quase na pequena área. Guto Ferreira foi questionado sobre a opção pelo zagueiro para substituir Jackson, que foi vetado pelo departamento médico. O treinador afirmou que a escolha foi pautada justamente na bola aérea.

- O Lucas atuou no lado esquerdo ano passado. No Mogi Mirim comigo também. Optei por ele pela maturidade dele, pela estatura da equipe do Paraná. Zagueiros altos, volante também, que chega ao ataque. O Lucas vinha sendo seguro no jogo aéreo. Hoje teve a infelicidade. Só erra quem está lá dentro.

Guto também precisou explicar a decisão de não colocar Juninho em campo. Destaque da temporada passada, o atleta tem disputado as partidas com o grupo reserva, no Campeonato Baiano. Atualmente, a equipe titular tem Renê Júnior e Edson como a dupla de volantes.

- Hoje a nossa opção foi por outros jogadores. Como já teve momento que a opção foi o Juninho. Hoje optamos por outros. Em determinado momento poderia colocar ele, mas não poderia jogar com três volantes perdendo o jogo. Tinha que colocar o time pra frente. Hoje optei por uma marcação mais forte para soltar o time na frente – contou.

Fora da Copa do Brasil, o Bahia foca na Copa do Nordeste e no Campeonato Baiano neste primeiro semestre. O Tricolor volta a jogar no domingo, às 16h, contra o Moto Club, no Castelão. A partida é válida pelo regional.

Confira outras declarações de Guto Ferreira:

Partida Adiada

- Se houvesse condições de jogar no carnaval, transporte adequado e que a gente chegasse em condição boa, poderia acontecer no carnaval. Não aconteceu. Nossa equipe teve problemas com voo, jogadores ficaram no saguão do aeroporto, o voo que era de cinco horas durou 12. Quero ver alguém entrar em campo depois de 12 horas de voo. A partida hoje ocorreu da melhor forma possível. Competência do Paraná, que dentro do regulamento conseguiu classificar.

Erro Fatal

- Jogo como esse não pode errar. Erro fatal não pode ter. Com o gol, a defesa deles fortaleceu, quando a gente conseguiu romper não conseguimos fazer o gol. Eles estavam jogando nas características deles. Tem jogadores rápidos e habilidosos. Esse time de situação, ataque nosso, tomamos o escanteio e o gol. Se não tivéssemos tomado o gol, o jogo estava tomando outra forma, eles teriam que sair, quem sabe poderíamos achar o gol.

Declaração de Dirigente da CBF

- Foi infelicidade dele [dirigente da CBF dizer que o Bahia iria enfrentar o Asa]. Criou um clima, os caras do Paraná souberam utilizar isso. O Bahia não tem nada com isso. Sempre respeitamos o Paraná. O Paraná soube se motivar, mobilizar, deu certo. O Paraná teve a competência de fazer o gol. Se tivéssemos convertido a oportunidade no primeiro tempo, o Paraná estaria em situação diferente. Mas o quem sabe ser não tem no futebol. Tem a competência dentro de campo e o Paraná foi mais competente.

Fonte: Ge.com