Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira fala de rodízio, reforços e conselhos para Jean não virar “presepeiro”

O técnico Guto Ferreira não concedeu entrevista coletiva após o empate em 0 a 0 no Ba-Vi do último domingo, resultado que fez com que o título estadual ficasse com o Vitória. O silêncio, no entanto, não durou muito. No início da noite desta segunda-feira, o treinador falou ao Programa do Esquadrão, programa de rádio oficial do clube. Ele falou sobre a contratação de reforços para o Brasileiro e o revezamento de atletas, que proporcionou a utilização de peças com pouca experiência nas primeiras competições da temporada. Guto Ferreira também demonstrou satisfação com o que foi apresentado pela equipe durante o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste.

- A gente vem trabalhando de forma incisiva. O departamento de futebol tem a sua leitura a respeito da qualificação do plantel. Esse tipo de procedimento serviu para amadurecer os meninos, dar ritmo de jogo. Revezamos a nossa defesa e ela é a menos vazada do país entre times da Série A. No Baiano foi a menos vazada e na Copa do Nordeste é a menos vazada. Tivemos três laterais esquerdos diferentes, três direitos diferentes, dois goleiros diferentes e cinco volantes. Com tudo isso, permanecemos com o desempenho altíssimo e o ataque não foi prejudicado. Nosso ataque também teve números expressivos nas duas competições e isso nos deixa contente. Jogadores que esperávamos que nos dessem uma resposta qualificada infelizmente não deram. Mas o Bahia vai estar preparado para desenvolver essa maratona e em dezembro estar sorrindo não só com a permanência, mas com uma grande campanha

O técnico tricolor também revelou conselhos dados ao goleiro Jean. Nos últimos Ba-Vi's, o titular da meta tricolor se tornou alvo de provocações do Vitória e também da torcida rubro-negra. Guto Ferreira pediu para o jovem atleta de 21 anos manter a seriedade e evitar criar o rótulo de “goleiro presepeiro”.

- Jean é um menino que a cada dia amadurece. Tem a humildade de ouvir e é muito torcedor do Bahia. Ele tinha momentos que destoavam de um goleiro experiente. Anderson, Thiago Mehl e a gente tem mostrado que a linha do goleiro que faz carreira não é a linha do goleiro presepeiro. Goleiro tem que passar segurança e ele passa segurança com o seu jogo. Ele tem que estar focado e um cara focado não fica trabalhando para fazer antijogo. A provocação é fazer grandes defesas, sair jogando e estar focado para as defesas difíceis. Ele se conscientizou disso. Saiu bastante emocionado porque prometeu o título ao avô e não conseguiu, mas ainda existe uma final e esse título vai chegar
O elenco do Bahia ganhou folga de dois dias no início desta semana. A reapresentação do grupo está marcada para quarta-feira, pela tarde. A estreia no Campeonato Brasileiro está marcada para domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-PR, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Confira outras declarações de Guto Ferreira:

Renê Junior e Régis

- O grupo trabalhou muito para vivenciar esse momento. Principalmente Régis e Renê que saíram lesionados. Renê tinha um quadro mais complicado, mas ele trabalhou muito. Na explicação, o tipo de lesão dele poderia ter condições e ele se empenhou com tratamento intensivo. Ele apareceu em meu quarto no domingo e disse que queria jogar. Mas nos testes ele sentiu e ainda faltava para estar no campo. Foi extremamente profissional e acabou ficando de fora. Régis tinha uma tendinite pontual e foi na dor, até porque a lesão dele não tinha uma situação para agravar. Jogou com dor, se superou, mas infelizmente não conseguimos o gol. A equipe brigou muito e foi guerreira, mas não colocamos a bola para dentro.

Desempenho no Ba-Vi

A equipe se encontrou e teve um volume maior do que vinha fazendo. Embora não tenha feito gols, fez uma boa partida. Criamos jogadas qualificadas e escalamos quem estava em melhores condições. O time encontrou o seu caminho com esse quarteto e não tem porque a gente alterar essa situação. Temos que trabalhar para aperfeiçoar e que a gente possa, na sequência, ser feliz e conseguir os triunfos necessários.

Folgas e título baiano

- A gente necessita de descanso, tanto que proporcionamos folga. Foi um desgaste físico e mental. A equipe nunca deixou de guerrear, não se entregou e no contexto das duas competições saímos vencedores em uma. Eles levaram o título pela campanha na competição. Campanha que abrimos mão para fazer o que estamos fazendo na Copa do Nordeste. É a competição que a direção priorizou. Nosso objetivo é vencer, mas temos uma competição importante que se inicia. Temos que ser bem-sucedidos. Vamos procurar administrar da melhor maneira possível para colocar equipes competitivas.

Fonte: Globo Esporte