Postado por - Newton Duarte

Guto Ferreira falou sobre a fase que Hernane vem enfrentando: Veja

Hernane vive um começo de ano bastante diferente de quando chegou ao Bahia. Nos primeiros meses de 2016, ele era uma das referências técnicas da equipe, quase unanimidade com relação à titularidade. Nesta temporada, o centroavante tricolor convive com questionamentos. Em seis partidas disputadas, quatro delas como titular, ele marcou apenas um gol, contra o Moto Club, pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Diante do Sergipe, pela Copa do Brasil, o atacante tricolor desperdiçou um pênalti (confira o lance no vídeo acima).

A fase é complicada, mas o Brocador tem defensores dentro do elenco. Entre eles está o técnico Guto Ferreira, que reconhece o momento ruim do atacante, mas confia em uma recuperação.

- O Hernane, daqui a pouco, encontra o seu momento. Ele jogou quatro jogos. Neste último jogo [contra o Sergipe], o goleiro não permitiu que ele fizesse. Mas ele participou dos dois gols da equipe. Fez um belo corta-luz para o Régis, fizemos 1 a 0; finalizou bem, o goleiro se esforçou ao máximo para segurar o arremate dele, mas deu rebote, e, no rebote, o Diego [Rosa] conferiu. Então a participação do centroavante passa por tudo isso.

As críticas direcionadas a Hernane são maximizadas pelo bom momento do concorrente direto pela titularidade. Gustavo, que tem participado dos jogos válidos pelo Campeonato Baiano, tem três gols marcados na temporada. Guto Ferreira reconhece que a fase do centroavante reserva provoca uma pressão externa. Internamente, contudo, o Brocador segue com prestígio.

- Importante que ele [Gustavo] tenha feito os gols. Queira ou não queira, ele fazendo os gols, externamente – não internamente – acaba gerando uma pressão em cima do próprio Hernane, que marcou no primeiro jogo da temporada, um gol que foi mal anulado, senão nós estaríamos com sete pontos na competição [Copa do Nordeste]. Com dois triunfos e um empate. E seríamos líderes isolados. Aliás, neste ano, já foram dois gols mal anulados nossos. Mas faz parte. Passando por cima de tudo e todos - comentou o técnico.

Dentro da análise de Guto Ferreira, Hernane tem qualidades que vão além de marcar gols. O treinador destaca o papel que o Brocador exerce dentro de campo, como líder do time. Apesar da característica de coordenar o grupo, o centroavante não tem cadeira cativa na equipe titular. O técnico do Bahia avisa que, no futuro, Gustavo pode assumir a função de homem-gol. Tudo depende do rendimento dos dois.

- É um jogador que tem uma liderança, exerce liderança no grupo. Trabalha dentro do campo procurando fazer o melhor. Lógico que é exigido do centroavante a finalização, fazer os gols. E, daqui a pouco, começa a acontecer. Na hora certa, pode ter certeza de que começa a acontecer. E, logicamente, o crescimento do Gustavo vai gerando uma situação de pressão externa. E se, amanhã ou depois, a gente chegar à conclusão de que realmente o Hernane não está conseguindo produzir e o Gustavo está muito bem... Nós já fizemos [alterações] em outras situações.

Guto Ferreira lembra de um exemplo específico de que um jogador de menor fama pode assumir o posto de um colega renomado. Na temporada passada, Renato Cajá perdeu o posto de titular para Régis. O treinador não descarta repetir a dose em 2017 ou até escalar os dois como uma dupla de ataque. Nesse momento, no entanto, o Brocador segue como principal opção para começar as partidas.

- Todo mundo clamava por Cajá, e chegou uma hora em que o Régis estava mais sólido, o Régis entrou. Se isso acontecer, fatalmente nós vamos fazer. Joga quem está melhor. Agora existe um caminho a ser percorrido. Não é o simples o fato de botar a bola para dentro. A equipe está ganhando, o jogador está participando. Não está tendo o último toque. Mas não está no contrato dele que ele tem que fazer gol todo jogo. É colocado, dentro de uma cultura do futebol, que o 9 tenha que fazer o gol. É importante que ele faça, mas não está no contrato dele que ele tenha que fazer gol todo jogo. Temos que analisar uma série de situações e, dentro dessas situações, se a gente achar que o desempenho do outro é mais produtivo para a equipe, vai jogar o outro. Se a gente achar que é o Hernane, pode ter certeza... Como a gente vem achando que é o Hernane. E, daqui a pouco, como a gente usou em Teresina, contra o Altos, se a gente achar que é os dois, vão os dois. O importante é ter jogadores que possam fazer os gols - finalizou.

Fonte: Ge.com