Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira faz mistério e não revela se Régis vai ser titular: Estratégia definirá

Guto Ferreira não confirma time que vai enfrentar o Vila Nova nesta sexta-feira, pela Série B do Brasileiro: "Hoje ainda é quarta-feira. Vamos ver o que acontece"

Moisés viaja? Régis vai ganhar oportunidade no time titular? Renato Cajá fica no banco? O Bahia vai pegar o Vila Nova com a mesma postura aplicada nas partidas na Fonte Nova? Ainda não vai ser nesta quarta-feira, dia de entrevista coletiva do técnico Guto Ferreira, que estas perguntas vão ganhar uma resposta. Como de praxe, o treinador tricolor evitou dar qualquer ajudinha para o próximo adversário e se esquivou das perguntas sobre o time que joga nesta sexta-feira, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Logo no primeiro momento da coletiva, Guto foi questionado sobre a situação física do lateral-esquerdo Moisés. Recuperado recentemente de uma lesão muscular, o jogador não participou do treino da última quarta-feira e trabalhou na academia do clube.

Fazendo uma brincadeira, quem tem que responder é o departamento médico. [risos] Não vou deixar de bandeja para tu. É muito cedo. Muita água para passar embaixo dessa ponte. Hoje ainda é quarta-feira. Vamos ver o que acontece

Guto também não revelou se vai dar uma oportunidade no time titular a Régis, destaque no jogo contra o Ceará, quando marcou um gol e deu uma assistência. Segundo o técnico, tudo vai depender da estratégia montada para a partida.

Assistam a partida. Prévia, eu gostaria que as prévias se efetivassem. E que a gente tivesse dito que o Bahia vai estar na Série A em 2017. Nada disso acontece na prévia. Tudo acontece na hora que tem que acontecer. [...] A estratégia definirá quem vai estar dentro do campo. Pode estar A, B, C. Pode A estar desde o início, B entrando. A estratégia vai definir. Logicamente, o momento de cada um é importante. Mas saber aproveitar o melhor de cada um no momento da partida também é muito importante.

Melhor mandante da Série B, com 13 vitórias em 17 jogos, o Bahia revive nesta rodada a sua maior deficiência na competição. Com a 16ª campanha como visitante, o Tricolor não vence longe de Salvador há seis jogos. O último triunfo aconteceu na 20ª rodada, diante do Avaí. Para a partida contra o Vila, Guto não revelou se a estratégia vai ser a mesma aplicada nos jogos na Fonte Nova.

O outro também montou estratégia. É uma briga de estratégias. Às vezes, vocês fazem umas perguntas que se eu e entrar exatamente para responder, eu vou estar cedendo espaço para o meu adversário. Estamos a dois dias do jogo, existe tempo para ele treinar em cima da estratégia que eu posso montar. Vamos deixar assim. Isso é uma situação que eu respeito porque vocês gostam de saber. É uma pergunta de quem é competente dentro do assunto. Quanto mais você mastigar, mais a informação vai ser criada. Informação é de suma importância. Numa guerra, você tem informação por onde estão vindo, com quantos homens, quanto tempo vão demorar para chegar, dá para montar uma emboscada. E é isso que eu não posso ceder para o adversário. Tenho que criar um ataque que possa surpreender e não ser surpreendido

O Bahia enfrenta o Vila Nova às 20h30 (de Salvador) de sexta-feira. O Tricolor ocupa a 6ª posição na tabela da Série B, com 53 pontos, um a menos que o Náutico, time que abre o G-4. O Vila, por sua vez, é o 11º colocado da competição, com 46 pontos conquistados.

Confira outros trechos da entrevista coletiva do técnico Guto Ferreira:

VILA NOVA EM MÁ FASE

Eu acho que vocês fazem o trabalho de vocês, de criar toda uma situação, de levantar pontos que podem influenciar positivamente ou negativamente dentro de um contexto. Na partida...Na hora que começa a rolar a bola nos 90 minutos, nada disso entra em campo. O que você tem a fazer é o seu melhor, respeitar muito o adversário. Como eu digo sempre, futebol não se decide por merecimento, mas por competência. A gente tem que ser extremamente competente para romper a situação. Todo e qualquer cenário que possa estar naquele momento não é o mais importante. Até porque o Bahia, nesse momento, não pode estar preocupado com o cenário que vai encontrar, mas com os três pontos.

FASE RUIM FORA DE CASA

Não adiantar a gente ficar criando fantasmas. Logicamente, essa campanha poderia estar melhor. Neste momento, se a ente ficar criando fantasmas, a gente pode ficar apavorado. Temos que estar seguros e confiantes do que vamos fazer. E é isso que nós vamos fazer.

IMPORTÂNCIA DO TRIUNFO SOBRE O CEARÁ

Eu acho que foi um momento psicológico importante, mas eu não rotulo nada nesse momento. Até porque nada acabou. Esse nível de importância só vai ter importância à medida que a gente alcança ao término da competição. Espero que ao término da competição, a gente possa estar rotulando essa partida como um diferencial, de crescimento final da equipe. Gostaria muito que isso acontecesse. Vamos trabalhar muito para isso possa se efetivar. Neste momento, não adianta a gente agora ficar botando ponto.

RÉGIS E CAJÁ JUNTOS

Está um jogo aqui. Estão tentando tirar...[risos] Depende do adversário, do momento, do que a partida vai propor. Cada jogo é um jogo, cada adversário é um adversário. Os dois já jogaram juntos em determinados momentos de alguns jogos. O mais importante não é isso. É a leitura que a gente faz do adversário e sobre o momento nosso na partida para poder, dentro disso, dar uma solução que resolva.

Fonte: Globo Esporte