Postado por - Newton Duarte

Guto Ferreira mantém pés no chão: Não temos nada garantido

O Bahia precisa de um empate na última rodada da Série B, contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, para confirmar a classificação para a Série A. Partida será no sábado

O Bahia está a um empate de confirmar o acesso para a Série A. Na tarde do último sábado, o Tricolor bateu o Bragantino por 3 a 2 na Arena Fonte Nova e chegou aos 63 pontos, três a mais que o Náutico, primeiro time fora do G-4. Na próxima rodada, o time baiano encara o Atlético-GO no Serra Dourada em busca do ponto que confirmará a classificação. A vaga está perto, mas o técnico Guto Ferreira avisa que não se pode comemorar de véspera. É preciso jogar e ganhar dentro de campo o direito a disputar a elite do Campeonato Brasileiro em 2017.

- Dentro do nosso ambiente de trabalho, falta um ponto. Não temos nada garantido. Não adianta confiar em uma situação que não está concreta. Na hora que tiver na mão, vou aceitar. O mais fácil e mais difícil é da boca pra fora. A realidade é o que conta. Não adianta se iludir e acompanhar o discurso das pessoas. A realidade não tem sido o que as pessoas falam lá fora. Incapacidade seria se não tivéssemos triunfando. Nós estamos conseguindo os resultados, indiferente de jogar bem ou mal. Não acho que estamos jogando mal. Estamos jogando o possível para ultrapassar as barreiras e conquistar os resultados. O mais importante é alcançar o objetivo final. Quando estivermos 100% garantidos, na hora que passar a régua, estivermos entre os 4, estarei tranquilo. Até lá, tudo o que se fala externamente não tem importância. O que se fala internamente é que temos que buscar esse ponto ou mais. Buscar o resultado que nos faça ficar entre os quatro.

Contra o Atlético-GO, o Bahia terá a carga de ter decidido nos últimos minutos as partidas contra Sampaio Corrêa, Luverdense e Bragantino. Para o técnico, a pressão sobre o elenco fez o time cair de rendimento, principalmente depois da vaga no G-4, conquista após o triunfo fora de casa sobre o Vila Nova.

- Depois que entramos no G-4, isso virou [nível de atuação do time]. Houve um crescimento da transpiração da equipe, da entrega, mas houve também queda na tranquilidade, equilíbrio, confiança. Coisa da responsabilidade de quem está correndo na frente. Graças a Deus em cima das dificuldades, o espírito guerreiro, a atitude deles, tem feito o resultado final. Cabe a gente assentar eles para conseguir chegar no que a gente precisa.

Para a partida contra o Atlético-GO, Guto Ferreira não contará com Misael, que sofreu uma lesão muscular na coxa e não atua mais na temporada. O volante Juninho se recupera de entorses no tornozelo e joelho, e tenta se recuperar a tempo para entrar em campo no próximo sábado.

Fonte: Ge.com