Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira diz não temer pressão em véspera de decisão

Na tarde desta sexta-feira (23), o treinador Guto Ferreira concedeu entrevista coletiva no Fazendão. Neste domingo (25), o Bahia enfrenta o Juazeirense, na Arena Fonte Nova, em jogo que vale vaga na final do Campeonato Baiano. O Tricolor tem a vantagem do empate. Apesar das coisas parecerem tranquilas, a cobrança da torcida faz com que o ambiente não esteja dos melhores.

Nesta terça-feira (20), a torcida vaiou bastante a atuação da equipe contra o Altos-PI, pela Copa do Nordeste. Mesmo assim, Guto Ferreira acredita que seu trabalho vem sendo feito corretamente

Não posso me deixar influenciar por nada que acontece externo. Tenho que ter bem conceituado o que quero, bem conceituadas as minhas convicções, e trabalhar sempre para fazer o melhor. Não posso deixar que o externo influencie em nada diretamente. Respeito cada um. A cada momento que eles se manifestavam [contra o Altos] dessa maneira [vaias], acabou acontecendo um gol

Guto Ferreira falou que é importante entender a insatisfação do torcedor e falou que respeita as críticas. Mas, segundo ele, o apoio da torcida é indispensável neste momento decisivo:

Mais do que qualquer coisa, espero que eles possam respeitar, como vêm respeitando, e manifestar, se acharem que devem, mais do que nunca. Espero apoio também. E que a nossa equipe consiga fazer um grande jogo e, premiá-los, no final, com mais um triunfo

Neste ano, o Bahia já jogou contra o Juazeirense duas vezes pelo estadual. Ambas as partidas foram no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, cujo gramado foi alvo de muitas reclamações da equipe do Bahia. Porém, a partida agora é na Arena Fonte Nova e Guto Ferreira acredita que, para superar o Juazeirense, é fundamental impor o ritmo de jogo:

No início da competição, eles fizeram um jogo contra o rival muito bem, empataram dentro do estádio do rival. E as duas vezes que jogamos, jogamos lá no campo deles. Acho que agora, nas nossas condições, estamos mais acostumados e temos que nos impor. Vamos ter que impor o nosso lado.

Confira o que Guto Ferreira falou em entrevista coletiva

Aprendizado
- Cada jogo é uma história. Cada momento é um momento. Isso passa pelo desempenho da equipe, as dificuldades que a equipe vai tendo e como a equipe vai superando. Posso dizer que esses momentos têm criado, no Guto e na equipe também, algumas cascas bastante importantes, para suportar as situações e conseguir valorizar as coisas boas que temos e, através delas, reverter em coisas boas no campo e situações boas para a equipe do Bahia. Acho que tudo isso é aprendizado.

Edigar Junio como referência no ataque
- Romário também não tinha esse estereótipo. Acho que a gente cria estereótipos. O que conta é a inteligência, oportunidade, leitura de jogo, qualidade, habilidade. Isso aí, Edigar tem ferramentas, conceitos de jogo que o permitem jogar nessa função e fazer jogos como fez ano passado, fez esse ano. “Ah, por que você não usa?”. Preparação, momentos da equipe e momentos de Edigar. É fácil falar agora, mas quem conversa no dia a dia com a gente, já comentávamos na partida lá contra o Juazeirense que Edigar tinha crescido no aspecto físico, na condição de jogo, e estava conseguindo executar jogadas que a gente não tinha visto esse ano. Estava começando a clarear o jogo dele.