Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira pede atenção à defesa e analisa chance de estreia de Wesley Natã

Guto Ferreira deve repetir equipe considerada titular, mas atacante tem boas chances de entrar no decorrer da partida. Bahia encara o Criciúma nesta sexta

A confirmação não saiu. Na tarde desta quinta-feira, o técnico do Bahia, Guto Ferreira, não adiantou a equipe que enfrenta o Criciúma, mas, como de costume, o time titular deve ser o que trabalhou durante a semana: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Edigar Junio, Allano e Hernane. O treinador concedeu entrevista coletiva antes do treinamento realizado na Arena Fonte Nova e preferiu manter o mistério.

Guto, no entanto, falou sobre a possibilidade de utilizar o atacante Wesley Natã no decorrer do jogo. No treino da última quarta-feira, ele substituiu Edigar Junio, que apresentou cansaço muscular.

Situação durante a semana toda, fizemos várias mudanças por vários fatores. Um deles é acostumar o jogador. Amanhã ou depois você pode colocar ele em campo, então é uma maneira que você tem de entrosar. Wesley vem treinando pelo lado direito, que é onde Edigar joga. Os dois têm bastante características similares, não todas. Guardadas as proporções, o modelo de jogo não muda. O que muda é a característica individual do jogador. Modelo, forma, funções a serem desempenhadas mudam pouquíssimo. Um tem um pouco mais, outro um pouco menos, é o que pode mudar. Independente de usar ele, usar Misael, trazer Allano para direita, enfim... O modelo é o mesmo

Éder e Wesley Natã (à dir.) dividem bola em treino (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação) Éder e Wesley Natã (à dir.) dividem bola em treino (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

Uma questão que preocupa o treinador tricolor é o desempenho recente do sistema defensivo. Nas últimas três partidas, a equipe levou seis gols,  contra Paysandu, Goiás e CRB. Por isso, Guto Ferreira pediu atenção redobrada na defesa.

Nós melhoramos muito ofensivamente, mas as duas últimas partidas, contra Goiás e CRB, tomamos quatro gols nas duas, e seis nas últimas três partidas, o que é um índice alto para o que o sistema defensivo vinha produzindo. Nessas duas últimas partidas, pelo menos três gols seriam evitáveis. O grupo está consciente do que errou, como errou, por que errou. Cabe a nós termos uma atenção redobrada, não ser vazada e manter atitude ofensiva, achar o equilíbrio. Fizemos mais do que vínhamos fazendo. Mas também tomamos mais. Não adianta trabalhar com cobertor curto. O Bahia, na rodada passada, estava no G-4 pelo saldo, por ter uma defesa forte e um ataque que faz a diferença. Temos que seguir essa linha, melhorar a defesa e conseguir pontuar. Se não levarmos gol, pelo menos um ponto vamos somar

Bahia e Criciúma se enfrentam às 19h15 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova.

Confira abaixo outros trechos da coletiva de Guto.

CARTÕES AMARELOS DE EDUARDO

Conscientização. Teve lances de cartões que Eduardo teve que fazer, outros foram de vacilo. São situações de jogo, ele mesmo sentiu na pele, porque gostaria de jogar em Maceió, sua cidade natal, time que o revelou. Ele viajou para assistir ao jogo. É o tipo de coisa que, quando acontece, machuca. Jogador tem que refletir. Tem cartões que você necessita fazer; outros,  não. Houve lances, não vou dizer nomes, que o jogador pendurado evitou a falta e o prejuízo foi o gol. Esse cartão é bem-vindo. Só quem está lá dentro sabe, e cada momento é o momento que dá para dizer. Vou ficar sempre indignado quando tomar um cartão por reclamação. Mas por lances de futebol, vamos seguir. Eduardo tem a consciência. Alguns jogadores, tipo Eduardo, estão tomando cartões seguidos. Mas alguns jogadores estão há muito tempo pendurados e estão segurando para não tomar o terceiro. Você tem que ter plantel para, quando acontecer, o outro esteja pronto, dê conta do recado. Só assim você vai chegar aos resultados que quer. O discurso que temos isso, temos aquilo, se na prática não acontecer, vende ideia errada para o torcedor. Não adianta ficar em cima de 11. O Bahia só vai ser forte se tiver um plantel forte.

PONTUAÇÃO X INVESTIMENTO

Você coloca essa situação do investimento. Uma equipe renovada no meio da temporada, em amadurecimento enquanto grupo e, a partir do segundo turno, uma campanha... Teve equipes que jogaram e a pontuação acabou não sendo computada, o Bahia ainda é terceiro sem jogar [do segundo turno]. Antes de começar, era segundo. Para o investimento que foi feito, em termos de segundo turno, a campanha está no padrão. O problema é de recuperação no que foi perdido lá atrás, mas o desempenho está à altura para o momento. Pode não estar vencendo fora, mas também não está perdendo, com exceções. Trouxemos seis pontos de 15. Mesmo assim, com tudo isso, ainda traz um número de pontos, mas não é o que se objetiva. O jogo passado, a gente assume, nós erramos de uma maneira que não poderia errar. O que temos que fazer é melhorar e vencer um jogo difícil, depois ir para outro confronto direto com um comportamento melhor, surpreender e trazer um resultado, uma partida de seis pontos, teoricamente. É o momento, cada jogo é um momento, cada ponto é muito importante, e o que vai dizer tudo isso é o final da conta, que você passa a régua. E nessa rodada, passando a régua, não estamos dentro. Numa estatística não ideal, estamos a caminho de conseguir. Temos que fazer cada vez melhor. Não estou contente 100%, tenho que moralizar, mas dá para ficar contente com muita coisa, mas não estar contente com a totalidade, porque não dá margem de segurança para estar efetivado e trabalhar com tranquilidade, para queimar gordura.

Fonte: Globo Esporte