Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira pede concentração e atitude para o Bahia pontuar fora de casa

Na manhã desta quarta-feira (30), o técnico Guto Ferreira concedeu entrevista coletiva no Fazendão. O treinador tricolor falou sobre o próximo desafio do Bahia, que enfrenta o Flamengo, nesta quinta-feira (31), no Maracanã. Apesar de vir em uma fase positiva, com dois triunfos seguidos, classificação na Copa Sul-Americana e saída da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Tricolor ainda tem um desafio a superar: a equipe ainda não pontuou fora de casa na Série A.

Após três derrotas em três partidas, o Bahia pode enfim marcar seu primeiro ponto fora de Salvador nesta quinta. Porém, vai enfrentar o líder do campeonato, que ainda não perdeu em casa no Brasileirão. Por isso, Guto Ferreira afirmou que a equipe precisa repetir o nível de atuação que apresenta quando joga na Fonte Nova:

Uma situação normal. Em algum momento a gente tem que fazer isso. Respeitamos o time deles. Temos que dar uma situação de respeito e mobilização da melhor maneira possível para que a gente possa, mais do que enfrentar o líder, começar a reverter uma situação que nesse Brasileiro a gente não vem bem, que é jogar fora de casa. Temos que buscar fora de casa fazer o que a gente vem fazendo dentro de casa. Melhorar bastante para que isso possa acontecer.

Guto Ferreira acredita que é natural uma equipe apresentar posturas diferentes jogando em casa e fora. Por isso, o Bahia precisa apresentar um "algo a mais" para surpreender os adversários. Segundo o treinador, concentração e atitude são as chaves para a equipe conseguir um grande resultado contra o Flamengo:

O que acontece, e isso é estatística, é que todo mundo...É até uma lei, digamos assim, animalesca, de defesa do território. O ser humano tem isso, o felino tem isso, o canino. Demarca território. E no futebol também. É muito isso aí. Quem joga dentro de casa tem algo a mais. E para que você possa surpreender, tem que buscar algo mais. Ter uma defesa e ataque forte. E questão da estratégia também. São os pequenos momentos que a gente acaba errando e depois corre atrás. E daí você ficando sentindo o erro ao invés de dar a volta por cima e correr atrás de um novo acerto. Essa situação tem ocorrido no Campeonato Brasileiro, mas não nas outras competições. Pega a Copa do Nordeste, ganhamos a maioria dos jogos. Ganhamos do Botafogo-PB duas vezes, do Altos. O Campeonato Baiano ganhamos mesmo em um campo ruim contra a Juazeirense, do nosso rival. Isso não é exatamente como se fala. Dentro do Campeonato Brasileiro, sim. Vai chegar o momento de ultrapassar.

O treinador ainda completou:

O principal é a concentração e a atitude. Falava com eles ontem justamente a respeito disso. Nos jogos fora de casa, a gente acaba saindo um pouco do foco de concentração. Mesmo que seja em momentos. Contra o Inter, uma bola parada que deixamos bater rápido, acabamos tomando o gol. Depois vem a dificuldade de poder reequilibrar o jogo. A situação do Sport não foi diferente. A situação do Palmeiras também. Tomamos o gol muito cedo, e o segundo gol também num erro de foco, de concentração. Mais do que nunca a gente tem que se manter no nível de concentração os 90 minutos. É do primeiro ao último apito. O único tempo que pode dar uma relaxada é no intervalo, mas assim mesmo tem que estra focado no que tem que corrigir. Esse é o exercício nosso, mais do que qualquer outra coisa.

Vetados pelo departamento médico, Edigar Junio, Marco Antônio e Rodrigo Becão são desfalques certos para o jogo contra o Flamengo. Douglas e Léo ainda se recuperam de lesão e são dúvidas para a partida. Guto Ferreira não revelou se a situação no departamento médico irá afetar a escalação para esta quinta:

Não. Aí tem que perguntar para o departamento médico, que acho que não vai te responder nesse momento [risos].

Confira o que Guto Ferreira falou em entrevista coletiva

Momento das duas equipes
- Duas equipes diferentes, em momentos diferentes. Todo jogo significa oportunidade de fazer um grane jogo e crescer na tabela.

Fuga do Z-4
- Nós temos que nos impulsionar para subir. E só tem uma maneira: somando pontos. É isso que nós temos que buscar.