Postado por - Newton Duarte

Guto Ferreira prefere não avaliar trabalho no Bahia, mas diz: Os números estão aí

Depois de chegar ao clube com a Série B em andamento, Guto Ferreira pode conquistar acesso para a Primeira Divisão neste sábado: "Eu quero sempre mais"

Guto Ferreira Técnico do Bahia "Tenho satisfação bastante grande com meu grupo", afirma Guto(Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Se tem uma coisa certa neste sábado, é que não vai faltar torcedor do Bahia na Arena Fonte Nova. Empolgados com o momento do time e a chance de acesso à Primeira Divisão já nesta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, os tricolores garantiram todos os ingressos para o duelo do Esquadrão contra o Bragantino com uma semana de antecedência. Com a casa cheia, a torcida espera agora que o time faça a sua parte e vença o Bragantino. Caso isso aconteça, o Tricolor fica dependendo apenas de um tropeço do Náutico para comemorar o acesso em casa.

A animação da torcida tricolor acontece em mais um episódio daqueles de reviravolta no futebol. O Bahia teve um início de Série B difícil, marcado pela troca de treinador, desligamento de alguns jogadores e protesto na porta do Fazendão. O time chegou até a fazer uma "intertemporada" em Porto Seguro para superar o momento complicado.

Para muitos, a volta por cima do Bahia começou com a chegada do técnico Guto Ferreira. Em 24 jogos disputados à frente do clube, o treinador conquistou 12 vitórias, 7 empates e 5 derrotas, um aproveitamento de 59,7%. Sem ele, a equipe disputou outras 12 partidas na Série B, com 5 vitórias, 5 derrotas e 2 empates. O aproveitamento foi de 47, 2%. Prestes a realizar o jogo que pode definir a temporada do clube, Guto prefere não avaliar o trabalho.

- Eu acho que eu avaliar qualquer coisa nesse momento...Todo trabalho é avaliado pelo resultado final. Os números dizem o que houve de evolução até aqui. Eu não tenho que ficar avaliando. É uma função da imprensa, da assessoria do clube. A nós cabe seguir trabalhando, confiando nos atletas e buscando fazer o melhor. Se perguntar que é necessariamente igual ao jeito que eu queria que fosse, eu vou dizer que não sou gordinho à toa. Eu quero sempre mais. Eu tenho uma satisfação bastante grande com o meu grupo. Se me perguntar se eu gostaria que me dessem mais, lógico, todo mundo quer mais. Agora, não pode esquecer que do outro lado existem trabalhos tão bons. E você tem que ser camaleão, estar o tempo todo se adaptando - acredita Guto.

Guto lembra do momento de reconstrução no Bahia e das dificuldades encontradas para corrigir o rumo do time com o campeonato em andamento. Para o treinador, também é essencial saber lidar com o emocional do grupo.

- É difícil ficar aqui avaliando o nosso próprio trabalho. Os números estão aí. Têm situações que poderiam estar melhores. É um processo de renovar um grupo com o campeonato andando, conseguir as opções do mercado, acreditar nesses caras, conseguir virar uma série de fatores que existem. O Gustavo [coach do Bahia] fala que o Esquadrão é de Aço, mas os jogadores são de carne e osso. Lidamos com pessoas, que têm os seus problemas pessoais, que precisam focar no trabalho para que você possa conseguir tirar o melhor. Às vezes você consegue, outras vezes não consegue. Existem limitações, como todos temos. E existem as virtudes. É o momento de exaltar essas virtudes. É o momento de A complementar as virtudes de B. Às vezes você consegue, outras não. Ás vezes a análise da imprensa, do torcedor, é simplória e direta. Simplesmente, quem está jogando com a camisa do Bahia tem que ser bom, tem que resolver. Nem sempre as coisas são assim. Por que o Bahia me trouxe e não trouxe outro? Escolha de cada um. A gente tem que resolver tudo isso dentro do campeonato. A gente fala na gíria de trocar o pneu do carro com ele andando. Se me perguntar, acho que vou ser simplório. Pegar a estatística. Acho que consegui fazer coisas importantes. Deixei de fazer da maneira exata que eu gostaria. Mas no todo, está acontecendo. Mas não posso dizer apenas que sou eu. Tem muita gente envolvida. Depois dos quatro pontos, a gente pode conversar de uma maneira mais detalhada. Até lá, tudo isso que a gente conversou aqui pode ser analisada.

Para Guto, o segredo do sucesso no Bahia também passa pelo ambiente no clube e pela força da própria torcida. O treinador espera que tudo isso seja coroado com o acesso à Primeira Divisão. O técnico destaca que o time precisa de mais quatro pontos para garantir a vaga sem precisar contar com os resultados dos rivais diretos.

- Eu já falei várias aqui que me dá satisfação chegar para trabalhar no Fazendão e receber o “bom dia” do porteiro que recebo. Isso te joga para cima, faz ambiente, mesmo nos momentos que nós tivemos de dificuldade. É graças a tudo isso e, principalmente, à força do torcedor, que foi acreditando mais e mais, que o Bahia chega nesse momento dessa maneira. Basta? Não. Faltam quatro pontos. Vamos trabalhar para conseguir. Eu acredito.

Confira a lista de jogadores relacionados para o jogo:
Goleiros: Anderson, Jean e Muriel;
Laterais: Eduardo, João Paulo Gomes, Moisés e Tinga;
Zagueiros: Dedé, Eder, Gustavo, Jackson, Lucas Fonseca e Tiago;
Volantes: Feijão, Gustavo Blanco, Luiz Antonio e Yuri;
Meias: Régis, Renato Cajá, Renê Júnior, Rômulo;
Atacantes: Allano, Edigar Junio, Hernane, Mário, Misael, Victor Rangel e Wesley Natã.

O JOGO

Bahia x Bragantino, 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Fonte Nova, Salvador;
Horário: 16h30 (de Salvador);
Time provável: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Renê Junior, Luiz Antônio e Régis; Edigar Junio, Victor Rangel e Hernane.
Desfalques: Juninho, com entorses no tornozelo e joelho, está vetado, assim como Misael, com lesão muscular de grau 2 na coxa;
Pendurados: Éder, Juninho, Muriel, Renato Cajá, Renê Júnior, Tiago e Tinga;
Arbitragem: Devarly Lira do Rosário apita o jogo, auxiliado por Leonardo Mendonça e Valberson Braz Zanotti. O trio é do Espírito Santo.

Fonte: Ge.com