Postado por - Heitor Montes

Guto Ferreira quer Bahia em busca do triunfo em final contra o Atlético-GO

Guto Ferreira diz que jogadores têm de estar preparados para fazer a melhor partida do ano no duelo deste sábado, às 16h30 (de Salvador), no estádio Olímpico, em Goiânia

Está chegando o momento mais decisivo da temporada 2016. Depois de não atingir os objetivos nas três competições que disputou - Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil -, o Bahia tem pela frente uma meta que pode salvar o ano: garantir a volta à Série A do Brasileiro. Para isso, o Tricolor precisa de um empate diante do Atlético-GO, neste sábado, às 16h30 (horário de Salvador), no estádio Olímpico, em Goiânia.

Este é o resultado que confirme a permanência da equipe baiana entre as quatro primeiras da Série B sem depender de nenhum outro resultado. Há ainda a possibilidade de, mesmo em caso de derrota, o Tricolor conseguir o acesso. Para isso, teria que torcer para que Vasco ou Náutico não vença. Os cariocas enfrentam o Ceará, no Rio, enquanto os pernambucanos recebem o Oeste, em Recife. A possibilidade é grande, mas nada disso faz a cabeça de Guto Ferreira.

É o trabalho de vocês divagar sobre possíveis comportamentos. Até porque vocês têm que direcionar situações e vender o produto. Às vezes é falado de forma tão enfática que as pessoas que estão em volta não percebem que está se incutindo na cabeça uma opinião, uma ideia, que nem sempre é a real. Porque 90% das vezes, essa ideia que é incutida é uma ideia de uma pessoa que não vive o momento. As pessoas acabam embalando nessa opinião e passam a acreditar. Vocês podem vender aí para fora. Dentro da nossa cabeça, nós temos que estar muito conscientes de tudo que pode acontecer. De positivo e de negativo. Nós temos que estar preparado para o melhor Atlético-GO. E fazer nossa melhor partida contra o melhor Atlético-GO. A gente fazendo nossa melhor partida contra o melhor Atlético-GO, fatalmente a gente consegue o resultado

Guto Ferreira foi o entrevistado do Bahia na manhã desta quinta-feira antes do último treino em Salvador. A delegação tricolor embarca nesta tarde para Goiânia. E vai, de acordo com o treinador, em busca dos três pontos.

É uma final, é uma final importante, onde você tem que estar maduro, focado, equilibrado e fazer seu melhor. Se a gente conseguir fazer o nosso melhor, eu confio plenamente que nós estaremos na Série A no ano que vem (...) Eu sempre digo que tem que mirar a lua. Se você erra e acerta as estrelas, você atinge seu objetivo. Então, nós vamos jogar para vencer. Se joga para vencer, caso não vença, dificilmente você vai ser derrotado. Agora, se joga para empatar, caso não atinja seu objetivo, você vai ser derrotado. Temos que jogar para cima para que a margem de erros nos dê o acesso

Confira abaixo outros temas abordados na entrevista coletiva de Guto Ferreira

RETROSPECTO DO BAHIA

O Bahia só foi derrotado duas vezes fora de cada no segundo turno. O Bahia só venceu duas vezes fora de casa também, tudo bem. Mas aí estamos quites. De dez jogos que teríamos que fazer, empatamos cinco e vencemos dois. Tivemos um aproveitamento de mais de 70%. Se jogamos nove e só fomos derrotados duas, então, acho que o momento nosso é muito bom também principalmente por causa do resultado que buscamos. Se fosse para buscar uma vitória, talvez eu tivesse que ficar um pouco mais preocupado. Isso não quer dizer que vamos jogar para empatar. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O primeiro turno do Bahia fora de casa pode-se dizer que perdeu muito mais do que empatou e venceu. Agora, o segundo turno, pode não ter vencido bastante, mas praticamente não perdeu. Eu não costumo jogar para empatar.

ESCOLHAS EM 2016

Se for o lado profissional, eu fiz uma opção. Costumo dizer que você faz suas escolhas e as suas escolhas fazem você. A gente corria entre os oito primeiros da Série A quando deixou a Chapecoense para vir para cá. Eu fiz uma escolha. Fiz uma escolha de vir para conduzir o Bahia até a Série A. Muitos chamaram de maluca, mas por acreditar na força desse clube, na força do plantel, na seriedade do trabalho e na energia dessa torcida. Seria fantástico. É difícil você ficar falando mais e mais. Você botar para fora porque eu você sente é uma coisa muito difícil.

ESTRATÉGIA

Você quer que eu passe a estratégia para eles? Aí não dá (risos).

Fonte: Globo Esporte