Postado por - Heitor Montes

Há 2 meses Bahia não tem jogador da base do clube entre os titulares

O último jogador formado no Bahia a figurar entre os 11 foi o volante Feijão, ainda no primeiro turno

Muriel, Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Luiz Antonio, Juninho e Renato Cajá; Edigar Junio, Wesley Natã e Hernane. Este é o time-base do Bahia nesta reta final da Série B e, mesmo sendo de posições e tendo características diferentes, os 11 têm uma coisa em comum: nenhum é formado nas divisões de base do clube.

Há pouco mais de dois meses tem sido assim. Para o jogo de sábado contra o Ceará, às 16h, na Fonte Nova, Guto Ferreira não terá o volante Luiz Antonio, suspenso pelo cartão amarelo. Renê Júnior e Feijão são as opções e, pelo menos no treino de ontem, o primeiro saiu na frente.

Feijão, por sinal, foi o último jogador da base tricolor a ser titular na Série B, no empate por 1x1 com o Atlético Goianiense, no dia 16 de agosto, há treze rodadas, que representam todo o segundo turno. Em entrevista ao Correio no dia 29 de setembro, o presidente Marcelo Sant’Ana minimizou a ausência de atletas formados no clube entre os titulares e justificou o fato como uma decisão da comissão técnica.

O mais importante é que o Bahia tenha sucesso dentro de campo. Se vai ser com 11 jogadores feitos fora de casa ou com 11 dentro de casa, é uma decisão da comissão técnica. O que a diretoria quer é o sucesso do Bahia

Para o zagueiro Jackson, o aproveitamento de atletas da base é um componente importante dentro do grupo.

É bom ter jogador da base no elenco e no time principal. Viveu toda a base, conhece bem o clube, é importantíssimo

O atual elenco tricolor é formado por 31 jogadores, sendo apenas oito oriundos das divisões de base. São eles o goleiro Jean, os zagueiros Eder e Dedé, os volantes Feijão, Yuri e Gustavo Blanco, o meia Rômulo e o atacante Mário.

O número corresponde a aproximadamente 26% do elenco principal e está distante da meta estabelecida pelo dirigente em outra entrevista ao Correio, às vésperas das eleições presidenciais do clube, em dezembro de 2014. Sant'Ana projetou na época:

Teremos um diretor de futebol responsável por essa nova mentalidade, que valorize o planejamento, cumprimento de metas e respeite a divisão de base. O compromisso é, até 2017, ter 40% do elenco formado na base

Fonte: Correio 24 Horas