Postado por - Newton Duarte

Hamilton vacila, Vettel ameaça, mas é Rosberg quem vence GP da Austrália

Fórmula 1 abre temporada com movimentada corrida em Melbourne. Massa chega em quinto, e Nasr, em 15º. Alonso capota. Haas impressiona com 6º lugar de Grosjean

Engana-se quem pensa que a dobradinha da Mercedesno GP da Austrália, com Nico Rosbergem primeiro e Lewis Hamilton em segundo, indica mais um ano de vida fácil para as Flechas de Prata na Fórmula 1. Em uma corrida que abriu a temporada 2016 em grande estilo, Sebastian Vettelmostrou que poderá muito trabalho com sua Ferrari. Partindo da terceira posição no grid, o tetracampeão mundial largou muito bem, driblou a dupla da Mercedes nos primeiros metros e assumiu a ponta da corrida.

A vitória do ferrarista parecia encaminhada, não fosse um “pulo do gato” da escuderia rival durante a interrupção da corrida em decorrência de uma assustadora capotagem de Fernando Alonso, da McLaren, na 18ª volta. Na relargada, a Mercedes mandou Rosberg para a pista com pneus médios e economizou um pit stop, enquanto Vettel optou pelos supermacios, precisou fazer mais uma parada e acabou terminando em 3º. Hamilton, que liderou todos os treinos livres e fez a pole position, chegou a cair para 6º na largada, mas se recuperou e ainda terminou em 2º, segurando a pressão de Vettel. Já Kimi Raikkonen figurou em 2º, mas precisou abandonar ao ver sua Ferrari apresentar problemas e ter um princípio de incêndio.

Felipe Massa largou em sexto e levou a Williams ao quinto lugar, atrás do ídolo local, Daniel Ricciardo, o quarto. O brasileiro terminou três posições à frente de seu parceiro de equipe, Valtteri Bottas, o oitavo. Já Felipe Nasr sofreu com o lento carro da Sauber e foi apenas o 15º colocado. A grande surpresa da corrida foi a Haas, com o sexto lugar de Romain Grosjean. Apostando em uma estratégia de apenas uma parada, o francês conseguiu imprimir um bom ritmo e fazer a equipe americana estrear com pontos na F1. Nico Hulkenberg (Force India), Carlos Sainz Jr. (STR) e Max Verstappen (STR) completaram a zona de pontuação.

Fernando Alonso capota, e McLaren fica destruída

O outro carro da Haas, de Esteban Gutiérrez, se envolveu no impressionante acidente de Fernando Alonso. O espanhol bateu forte no muro após tocar no mexicano e parou com o carro de cabeça para baixo. Apesar da McLaren ter ficado completamente destruída, ele não se machucou. A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas com o GP do Bahrein, no dia 3 de abril.