Postado por - Heitor Montes

Hernane faz falta? Apesar de questionamentos, atacante lidera estatísticas no Bahia

Sem marcar há cinco partidas, Hernane Brocador se mantém como artilheiro e líder em passes para gols no Tricolor

Jejum, vaias, substituição. Acostumado a marcar gols e ouvir das arquibancadas os gritos de “Brocador”, o atacante Hernane vive o período de maior baixa desde que chegou ao Bahia. Sem marcar há cinco jogos, o centroavante diminuiu a média de gols e viu a sombra do seu reserva imediato, Victor Rangel, aumentar. Nos últimos dez jogos, Hernane marcou duas vezes. Números bem diferentes daqueles do início da temporada, quando estreou com gols e marcou por três jogos consecutivos e caiu nas graças da torcida.

Além da baixa média de gols nos últimos jogos, Hernane tem sido criticado pelo rendimento aquém do esperado. No jogo contra o Criciúma, na 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, parte da torcida vaiou o centroavante e pediu pela entrada de Victor Rangel. Na ocasião, o técnico Guto Ferreira chegou a sair em defesa do jogador e reforçar a importância dele para o desempenho time.

Em fase de seca, Hernane continua com prestígio no time e se mantém como titular absoluto. Por isso, ficou fora de apenas três jogos na Série B. Nas 28 partidas pelo time, possui um cartel de 13 vitórias, 6 empates e 9 derrotas. Sem o Brocador, o Tricolor conquistou uma vitória, um empate e foi derrotado uma vez. Suspenso, não estará em campo no jogo deste sábado, contra o Oeste.

Com isso, diante das críticas da torcida e elogios de Guto a Hernane, o que dizem os números? A fim de entender melhor o desempenho do Brocador pelo Bahia, o GloboEsporte.com reuniu alguns dados dele ao longo da temporada. Confira tudo abaixo.

GOLS

É evidente que Hernane não vive a mesma fase artilheira de outros tempos. E isso não é só em relação à época em ele jogava no Flamengo, quando chegou a marcar 36 gols em uma só temporada, mas também no próprio Bahia. Ao todo, pelo Tricolor, o centroavante tem 19 gols em 40 jogos no ano, uma média de 0,47 por partida. Atualmente, ele passa pela segunda vez pelo seu maior jejum de partidas sem marcar - cinco. Nos últimos dez confrontos, ele marcou duas vezes.

A queda na média de gols de Hernane aconteceu a partir do meio da temporada. O Brocador terminou o Campeonato Baiano com quatro gols em seis jogos - vice-artilheiro do time, atrás de Edigar Junio - e a Copa do Nordeste com seis bolas na rede em seis partidas disputadas - segundo jogador que mais marcou na competição. Na Série B do Campeonato Brasileiro, ele tem 9 gols em 28 confrontos, o que dá uma média de 0,3 por partida.

Por outro lado, mesmo com os 2 gols nos últimos 10 jogos, Hernane se mantém com folga como o artilheiro do Tricolor na Série B e somente com quatro bolas na rede a menos que Felipe Garcia, do Brasil de Pelotas, maior goleador da competição até o momento. No Bahia, o jogador que mais perto chega de Hernane em gols marcados é o volante Juninho, que tem cinco.

O último gol de Hernane pelo Bahia foi na 26ª rodada da Série B, contra o Goiás. Na época, ao anotar o seu, o centroavante desabafou na comemoração.

ASSISTÊNCIAS E FINALIZAÇÕES

Guto destaca papel de Hernane na marcação (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia) Hernane é o jogador com mais assistência pelo Bahia (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Para além dos gols, Hernane mostra em seus números que também contribui de outras formas. Segundo estatísticas do Footstats, o Brocador é o líder de assistências para gols da equipe, com quatro no total. Renato Cajá e Régis, os meias do time, têm três cada um. O jogador com mais assistências na Série B é Jean Carlos, do Vila Nova, com oito.

Hernane também possui números superiores a boa parte do elenco em assistências para finalizações. Ele é o 3º da equipe nesse quesito, com 34 passes ao longo da Série B. Cajá, com 40, e Juninho, com 41, são os únicos na frente dele. Em finalizações certas (no gol), o centroavante é o vice-líder do Bahia. Ao todo, ele já finalizou 28 vezes no gol, contra 30 de Renato Cajá, líder da equipe nesse quesito.

Quanto aos números negativos, Hernane é o jogador que mais ficou impedido no Bahia - 11, no total -, e o segundo que mais erra passes na equipe. Com 123 toques errados para os companheiros, o centroavante só perde para Juninho, que tem 128 nesse fundamento.

LIDERANÇA

Hernane é o capitão e um dos líderes do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)Hernane é o capitão e um dos líderes do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

Fora de campo, Hernane é elogiado pela postura e espírito de liderança. No início da Série B, no momento de maior declínio técnico do Bahia na competição, não poupou críticas ao time no vestiário. A conversa com os jogadores teve até o áudio vazado.

Capitão do time, o Brocador está suspenso da partida deste sábado, contra o Oeste. Contudo, viajou com o elenco para São Paulo e vai estar no estádio apoiando os companheiros.

- Com a saída do Hernane, o time perde em liderança. Aí outros jogadores do grupo têm que assumir esse papel - admitiu o técnico Guto Ferreira na última entrevista coletiva antes da viagem para São Paulo.

CONSCIÊNCIA TÁTICA

Guto destaca papel de Hernane na marcação (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)Guto destaca papel de Hernane na marcação (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Em meio às críticas pela manutenção de Hernane no time titular, Guto justifica a escolha: o papel do centroavante não se resume a bolas na rede. Segundo o treinador, quando a equipe tem que se defender, o Brocador recompõe e ajuda os companheiros a retomar a posse de bola. Na hora de atacar, ele também prende os marcadores e abre espaço para outros jogadores finalizarem.

Guto Ferreira declarou após a vitória por 4 a 0 sobre o Tupi-MG.

Mais do que nunca, a torcida gritando para tirar o Hernane. Nós estamos ganhando de 4 a 0, você está preocupado com o Hernane? Os gols estão saindo. Ele não está fazendo, mas uma hora ele vai fazer. Será que ele merece toda essa pressão? Vamos parar um pouco e vamos ver até onde estamos nos ajudando. Você acha que ele não tem consciência, que não se cobra, que ele está no dia a dia roubando? O cara está trabalhando pra caramba. E volto a falar: a função dele não se resume a guardar e fazer o gol. Toda essa marcação sob pressão que fizemos, tanto ele quanto o Cajá, marcaram muito. E graças a essa pressão que começou com ele, Edigar Junio, Wesley, é que conseguimos fazer os três gols. Wesley antecipou o zagueiro solto, porque os dois zagueiros correram em cima de quem no levantamento? Uma série de coisas aconteceram. O Hernane, querendo ou não, é referência, e aí a zaga vai preocupada com ele, e o time se aproveita e os outros fazem os gols. Então a gente segue marcando. Não adianta. Quanto tiver a equipe toda em jejum, você começa a cobrar dele. A equipe não está em jejum. Só ele. E ele vem se cobrando muito

Fonte: Globo Esporte