Postado por - Newton Duarte

Hernane volta, “broca”, e Bahia larga na frente do Flu de Feira nas semifinais do Campeonato Baiano

Tricolor vence Touro do Sertão por 2 a 0 em Pituaçu e pode até perder por dois gols que se classificar para a final do Baianão

Após um mês em recuperação de lesão, Brocador retorna em boa forma e abre placar no triunfo por 2 a 0 do Esquadrão sobre o Touro do Sertão. Rômulo faz o segundo gol

Dizem que a noção de tempo é relativa. Um dia pode ser tempo demais, quinze dias podem ser tempo “de menos”. Mas, neste sábado, ficou comprovado que um mês é tempo de sobra, tempo demais, um exagero de tempo... Para Hernane. De volta depois de 34 dias afastado por causa de uma lesão ligamentar, o atacante tinha fome de bola nesta noite, no estádio de Pituaçu, na ida das semifinais do Campeonato Baiano. Foi nessa pegada que o Bahia venceu por 2 a 0 neste sábado. E a vítima? O Fluminense de Feira.   

A bem da verdade, a vítima não era tão “vítima” assim. Deu trabalho o tal Touro do Sertão. Ameaçou, insistiu, arredio e sem medo em determinados momentos. Mas ele, o Brocador, tinha fome de bola. Era tempo de recuperar a artilharia e matar uma saudade que o fez correr para sair do DM antes do tempo previsto. Passes, lançamentos e até bronca no companheiro que bateu para o gol em vez de tocar. Hernane teve de tudo, até cabeça quente com atleta adversário. E o tão saudoso gol, a comemoração, os gritos da torcida ao deixar o campo. Foi dele o primeiro gol do Bahia na partida. Rômulo completou no finalzinho.

As duas equipes voltam a se encontrar no dia 20 deste mês, na Arena Fonte Nova, quando decidem quem avança às finais do Baiano. O Bahia, pela melhor campanha, tem a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença para se classificar. Antes da decisão, no entanto, o Esquadrão enfrenta o Santa Cruz duas vezes pela Copa do Nordeste.

O primeiro terminou em 0 a 0, mas bem que o placar poderia ter sido diferente... Movimentado, teve saldo equilibrado no fim das contas. Nos primeiros minutos, o Flu de Feira foi para o ataque e tentou sufocar. Poderia até ter aberto o placar com chute de Eltinho, mas Lucas Fonseca chegou para abafar. Com vontade de voltar à boa forma depois de sair do DM, Hernane participou muito da primeira etapa, fez bons lançamentos e perdeu chances – deu até bronca em Hayner, que chutou a gol em vez de tocar para o atacante já no fim do primeiro tempo. Edigar Junio também não ficou apagado e poderia ter feito o sexto gol dele no estadual aos 16 minutos, mas perdeu para defesa de Jair. O Flu, que tinha perdido o controle nos minutos intermediários, ressuscitou nos últimos instantes e fez Lomba trabalhar em um belo chute de Deon. 

O gol não saiu no primeiro tempo, então não valia a pena esperar no segundo. Logo no primeiro minuto, Hernane brocou: ele aproveitou cruzamento de João Paulo Gomes para mandar para o fundo da rede. Edigar Junio ainda perdeu duas grandes chances minutos depois. Daí a partida amornou... Aos 26, Hernane foi substituído por Luisinho e deixou o campo sob aplausos efusivos. Ainda deu tempo para que Alyson, zagueiro do Flu, levasse o segundo amarelo e fosse para o chuveiro mais cedo. Quando ninguém esperava, o Touro acordou: após falta e desvio de cabeça, bela defesa de Lomba, mais um quase gol contra de João Paulo Gomes. E sem dar tempo para o torcedor respirar, Danilo Pires, que havia entrado no lugar de Feijão, mandou uma bomba em cima de Jair, que defendeu no reflexo. E aí? Sobrou para Rômulo, que tinha substituído Juninho. Um passe milimétrico de Luisinho deixou a cria da base em boas condições para selar o placar.