Postado por - Newton Duarte

Homem-Bomba: Erro médico, Charles e renovação com Bahia: Ávine abre jogo; Veja

Erro médico, Charles sem comando e renovação com Bahia: Ávine abre jogo

Lateral-esquerdo concede entrevista exclusiva a Sérgio Pinheiro, diz que ainda não foi procurado para tratar de renovação de contrato e se emociona ao falar de torcida

Ele foi formado nas categorias de base do Bahia e, desde cedo, aprendeu a amar o clube. Jogador de personalidade forte, o lateral-esquerdo Ávine não demorou a se destacar no time profissional e logo se tornou ídolo da torcida tricolor. O caminho, no entanto, preparava surpresas para o jogador.

Devido a uma lesão no joelho, Ávine precisou passar por cirurgias. Três, na verdade. Foram quase três anos em recuperação, longe das partidas oficiais. Neste ano, finalmente o retorno aos gramados. A temporada não terminou do jeito como ele esperava, mas serviu para lhe dar lições.

Enquanto teve contrato com o Bahia, o lateral foi alvo de polêmicas, mistérios (como a barba que resolveu criar e, depois, tirar) e também alegrias. Em entrevista exclusiva ao repórter Sérgio Pinheiro, da TV Bahia, Ávine abriu o jogo: falou sobre o erro médico que lhe tirou dos campos por tanto tempo, fez críticas ao técnico Charles e avaliou a gestão do presidente Marcelo Sant’Ana.

Abaixo, você confere a transcrição da entrevista à TV Bahia. Mas, se preferir, pode assistir à reportagem que foi ao no Globo Esporte Bahia nesta quinta-feira.

A ENTREVISTA

O fato de ninguém te procurar significa que não vai renovar?

Tomara que não. Mas, a princípio... Até porque ninguém chegou para conversar, ninguém chegou para falar nada. Vamos esperar para ver o que acontece. Entregar nas mãos de Deus.

Pretende colocar o Bahia na justiça?

Muitas pessoas me falaram e até hoje falam para fazer isso, mas eu nem penso em fazer isso. Foi retirado um pedaço do menisco do joelho que tinha lesionado. Quando eu voltei de férias para casa, quando eu fazia qualquer movimento, meu joelho travava. Foi que fiz essa ressonância e levei num médico particular, e foi detectado que eu tinha um pedaço do menisco lesionado no meu joelho, e ele me disse que eu teria que fazer a segunda cirurgia para tirar esse pedaço.

Como ele viu que o pedaço lesionado estava lá?

Ele viu na ressonância o pedaço lesionado dentro do joelho.

Para onde foi o pedaço bom (retiraram um pedaço bom do menisco)?

Eu queria saber.

Foi uma barbeiragem?

Foi. Pior que foi. Eu tive que fazer a segunda cirurgia para tirar esse pedaço lesionado. Aí então, depois de recuperado, nos treinos, sempre meu joelho inchava. Eu tinha que fazer punção para retirar o líquido do joelho. De tanta insistência, conversei na época com o Anderson Barros, e ele me mandou para São Paulo, na clínica do Moisés Cohen. Moisés detectou que teria que fazer uma terceira, porque minha cartilagem já estava osso com osso, e já não tinha mais cartilagem no meu joelho, por isso que eu sentia muita dor. Eu fiz a terceira, ele conseguiu abrir o espaço no meu joelho para não bater osso com osso, e Graças a Deus essa terceira deu tudo certo.

"Ele não tinha o comando no grupo", diz Ávine sobre Charles Fabian (Foto: Imagens/TV Bahia)

O que faltou para o acesso?

Tinha que dar tudo dentro de campo. Esse ano que o Bahia tinha que subir. Tinha que trazer um treinador de fora, um treinador com nome. Ou, sei lá, um treinador de peso, para tentar resolver o problema, para dizer: “Olha, cheguei, vamos subir”.

Avaliação sobre Charles

Não tinha condições. Ele não tinha comando no grupo. A diretoria procurou alguns jogadores no grupo, e esses jogadores falaram que não era a melhor opção, que a opção era trazer um treinador de fora. [A culpa pela permanência na Série B] Não foi só Charles. Não quero colocar a culpa só no Charles. Todo mundo tem a sua parcela de culpa. Por mais que o Charles tenha os erros dele, o principal de tudo isso é o jogador, que entra em campo.

Você tinha problema com Charles?

Da minha parte com ele, não. Mas, se ele tinha comigo, eu não sei. Porque, por exemplo: no jogo que todos os laterais estavam macucados, e eu disponível, treinando normal, sem sentir nada, até porque eu não sinto mais nada, e ele leva um menino da base e nem no banco me leva, alguma coisa ele tem, alguma coisa comigo. E eu não sei o motivo. Passar por tudo que passei para me recuperar, parta estar pronto para ajudar, e de uma hora para o outro não faz nem questão, não fala nada, chama um menino da base e joga num fogo cruzado como jogou num jogo que era importantíssimo para o Bahia, olha o que deu... Santa Cruz.

Opinião sobre Marcelo Sant’Ana

Cara novo, tem tudo para se tornar um grande presidente um dia. Não que não seja agora, mas pela pouca idade, tem muito a aprender. Um cara fantástico, honesto, sempre chega e fala no olho do jogador, na cara. Faltou ser aquele presidente mais cascudo, porque ele é novo, então ele vai aprender ainda.

Vai ficar difícil renovar depois da entrevista?

Depois dessa entrevista, eu falei o quê demais? Eu não falei nada demais. Eu sempre falei a verdade em todas as minhas entrevistas. A minha vontade é lógico que é permanecer no Bahia, até para provar para alguns que ainda tenho condições de ajudar o Bahia, de dar alegrias ao torcedor.

Qual o motivo da barba e da retirada dela?

Falei para Deus que eu deixaria a barba crescer enquanto eu não voltasse a jogar. E depois que eu voltei a jogar, já estava adaptado. Aí eu falei: “Pô, a barba está legal. Vou deixar mais um pouco”. Depois eu me lembrei que o propósito com Deus era de que quando voltasse a jogar, tirar a barba. Aí eu tirar a barba.

Recado para a torcida do Bahia

O torcedor do Bahia, cara... Desde quando cheguei no Bahia muito novo, quando eu ia para a Fonte ver o profissional jogar, assistias da arquibancada. Ver aquela torcida toda gritando, torcendo, eu falava; “Pô, cara, um dia que vou jogar no Bahia também e vou ouvir eles gritando meu nome”. A torcida do Bahia é diferenciada. Um dos meus motivos de sempre honrar essa camisa é a torcida. A torcida do Bahia eu sempre vou carregar em meu coração aonde eu for.

Nota Luis Peres @BahiaClub: Várias pessoas sendo induzidas a erro no que concerne às coisas do Bahia. No caso: Ávine, Charles...A Torcida. Só queria saber "quem" é o "gênio" ou "mente doente e perversa" que está "idealizando" tudo isso...