Postado por - Heitor Montes

Ídolo tricolor, Nonato dá dica para ataque do Bahia: Ter tranquilidade

Sétimo maior artilheiro da história do Bahia, Nonato prestigia treino da equipe em Goiânia; nas últimas vezes que fez isso na Série B, time tricolor saiu com o triunfo

Em visita, Nonato posou para foto com Preto Casagrande e Beijoca (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia) Nonato é o sétimo maior artilheiro da história do Bahia (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

Para os mais supersticiosos, a presença do atacante Nonato no treino do Bahia realizado nesta sexta-feira, em Goiânia, é um prato cheio e, quem sabe, um bom indicativo para o que pode vir na partida decisiva deste sábado, contra o Atlético-GO, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Pé quente, o ídolo tricolor também prestigiou outros dois treinamentos realizados pela equipe em Goiânia nesta Série B. O resultado? Vitórias do Esquadrão por 2 a 0 sobre o Goiás e por 1 a 0 diante do Vila Nova. Nonato declarou:

A gente acompanha. Moro aqui, a gente tem essa oportunidade de ver companheiros da minha época e prestigiar o clube. Tenho uma gratidão imensa, foi o clube que me revelou. Toda vez que o Bahia vem jogar aqui, eu acompanho os treinamentos, vou nos jogos. Graças a Deus, o clube chega e vence. Contra o Vila Nova, foi legal, precisava vencer e venceu aquele jogo. Agora está aí a um ponto desse acesso tão desejado

Sétimo maior artilheiro da história do Bahia, com 125 gols marcados, Nonato vai acompanhar o jogo contra o Dragão no estádio Olímpico de Goiânia, e espera contemplar uma tarde inspirada do trio de ataque tricolor, que deve ser formado neste sábado por Edigar Junio, Victor Rangel e Hernane. Conhecedor nato do caminho dar redes, o artilheiro espera que o grupo tenha tranquilidade para aproveitar as oportunidades.

São jogadores consagrados, principalmente o Hernane, acostumados a jogar decisões por grandes equipes. Tem que ter tranquilidade, não adianta se precipitar, tem que esperar o momento oportuno. Quando aparecer a oportunidade fazer. Essa oportunidade caiu do céu para o Bahia. Tem que fazer por onde dentro de campo. E estão fazendo, tanto que chegaram nesse jogo faltando um ponto para subir. Ter tranquilidade, e quanto aparecer, fazer gol, porque atacante vive de gol. O Hernane é a grande referência do clube, é o grande jogador, o grande artilheiro. Eu, particularmente, torço muito por ele, gosto, quero que ele faça gols. A gente que joga nessa posição, é sempre bom ver os outros fazendo gols também

Embora o adversário tenha o título e a classificação para a Série A garantidos, Nonato não acredita em um jogo fácil para o Bahia. Por isso, para ele, a equipe tem como obrigação saber lidar com a vantagem que tem nesta última rodada da Série B. Em terceiro lugar, com 63 pontos, o Esquadrão precisa de apenas um empate para garantir a vaga na elite do futebol sem precisar torcer contra os seus adversários diretos, Vasco e Náutico.

Jogo perigoso, porque os caras estão sem responsabilidade nenhuma, a responsabilidade é toda do Bahia. É ter o máximo de atenção, esperar o momento certo para contra-atacar, até porque o Bahia tem o resultado na mão, não precisa desespero. Jogo perigoso, até porque eles estão em ritmo de festa. É jogo perigoso, que você tem que ter o máximo de concentração para não errar.

Em visita, Nonato posou para foto com Preto Casagrande e Beijoca (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)Em visita, Nonato posou para foto com Preto Casagrande e Beijoca (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / E.C. Bahia)

ACESSO E TRAGÉDIA

Nonato sabe muito bem o que é disputar um jogo de vida ou morte pelo Bahia. Ele estava na equipe tricolor que conquistou a vaga na Série B em 2007, quando o time empatou sem gols com o Vila Nova na Fonte Nova. O jogo, realizado no dia 25 de novembro, também ficou marcado pela tragédia envolvendo sete torcedores, que morreram após o desabamento de um pedaço da arquibancada.

Foi uma coisa que marcou pelo nosso acesso, mas também por aquela tragédia. A gente dentro de campo não sabia, estava comentando. A gente entrou para o vestiário, todo mundo se abraçando, comemorando, de repente chega alguém e fala: “Olha, teve um acidente, teve vítimas fatais”. Todo mundo já ficou... Demoramos umas duas horas para sair. Foi uma coisa triste para caramba. Infelizmente morreram pessoas, o que não deveria ter acontecido. Feliz por ter conseguido o acesso. Mas, enfim. Foi um lance que ficou marcado até hoje

Para muitos, a tragédia na Fonte Nova seria muito maior se Nonato não tivesse perdido um pênalti ainda no primeiro tempo do jogo contra o Vila.

Muita gente me pergunta, fala sobre isso. O pênalti foi praticamente no início do jogo. Como o estádio já estava cheio demais, e tinham pessoas de fora, porque foi o limite de carga... As pessoas falam sobre isso. Se tivesse feito aquele gol, porque a festa ia começar bem antes, de repente poderia ter acontecido coisa pior, a tragédia poderia ter siado maior. A gente fica triste, lamenta até hoje por ter acontecido aquilo.

Atlético-GO e Bahia se enfrentam às 16h30 (horário de Salvador) deste sábado.

Fonte: Globo Esporte