Bahia respira, acaba com chances do Grêmio e classifica Corinthians para Libertadores
O lateral direito Galhardo foi o herói dos baianos neste domingo, contra o Grêmio
O Bahia respira. Respira por aparelhos, mas ainda respira. Até rodadas atrás com o seu rebaixamento dado como consumado, o time tricolor renovou a esperança de sua torcida neste domingo ao vencer o Grêmio por 1 a 0 na Fonte Nova, em Salvador, e prorrogar até o próximo fim de semana a definição em torno dos clubes que disputarão a Série B no ano que vem - Criciúma e Botafogo são os únicos confirmados até aqui.
Pior para o Grêmio: com a derrota do Corinthians mais cedo, no Maracanã, a equipe viu a chance de ir para a Libertadores ressurgir, mas precisava vencer o Bahia e o Flamengo, em seu último compromisso, e de uma derrota dos paulistas para conseguir a vaga.
Não deu.
O resultado na Fonte classificou os corintianos para o torneio sul-americano.
O responsável pelo fim do sonho dos gaúchos foi o lateral direito Galhardo, ainda no primeiro tempo, aos 31 minutos, em cobrança de falta perfeita, sem chance para Marcelo Grohe.
O Bahia aproveitou para estrear neste domingo o seu uniforme, agora fabricado pela Penalty, após acordo para rescisão de contrato com a Nike.
Não dá para dizer que não deu sorte. Desde o início, o domínio foi quase que completo dos baianos.
Logo aos seis minutos, Galhardo cobrou escanteio e Henrique desviou para o gol. Geromel fez corte emergencial para impedir o primeiro gol dos anfitriões.
A pressão não parava: aos 21, Grohe operou o seu primeiro milagre após chegada com perigo do Bahia e finalização de Rômulo que o goleiro espalmou para o lado. Na sequência do lance, Pará afastou, porém, a bola voltou para a defesa dos visitantes, Henrique recebeu na frente em excelente condição e, na hora de finalizar, não calculou bem e mandou para fora.
A situação gremista piorou aos 28 minutos. Em nova arrancada em velocidade dos mandantes, Geromel tentou impedir que Henrique entrasse na cara do gol, acertou um carrinho por trás e levou o cartão vermelho direto.
Demorou, mas, enfim, a pressão baiana deu certo.
Na cobrança de falta, Galhardo bateu no canto e abriu o placar aos 31.
O Grêmio conseguiu aliviar um pouco mais o sufoco no fim da etapa inicial e voltou melhor dos vestiários, ameaçando mais, mesmo com um a menos em campo. Aos 18 minutos do segundo tempo, foi a vez de Marcelo Lomba aparecer para salvar o Bahia em bomba de Werley de dentro da área, após receber passe de Ramiro. Os gaúchos continuaram na pressão, mas ficaram sem o empate, no final das contas.
5.662 mil torcedores marcaram presença na Fonte Nova.
Com o resultado, o Bahia chegou aos 37 pontos, na 18ª colocação, e depende de uma vitória contra o Coritiba, fora de casa, e de tropeços de Vitória e Palmeiras na última rodada para se manter na primeira divisão. O Grêmio, em sétimo lugar, com 60 pontos, não disputa mais nada no campeonato e apenas cumpre tabela contra o Flamengo em sua despedida.