Postado por - Newton Duarte

Inimigos íntimos: Marquinhos e Ney Franco trocam elogios antes do BaxVice

Criador e criatura: Marquinhos e Ney Franco trocam elogios antes do Ba-Vi


Técnicos trabalharam juntos no Atlético-PR, no Coritiba e na Seleção Brasileira. Neste domingo, os dois estarão em lados opostos durante o clássico em Pituaçu


Uma rivalidade que atravessou gerações será protagonizada neste fim de semana por dois amigos de longa data. Velhos conhecidos, Marquinhos Santos e Ney Franco estarão em lados opostos neste domingo. No Ba-Vi válido pela 4ª rodada do Campenato Baiano 2014, em Pituaçu, os treinadores que já trabalharam juntos em mais de uma ocasião se transformarão em rivais por pelo menos 90 minutos. A amizade só deverá se manifestar nos cumprimentos antes do apito inicial. Quando a bola rolar, será cada um por si e o simples desejo de que o melhor saia de campo vitorioso.

Marquinhos Santos conhece bem as armas de Ney Franco

Ney Franco usou Marquinhos Santos como um braço direito nas passagens que teve pelo Atlético-PR, Coritiba e pela Seleção Brasileira Sub-20. Os dois se conhecem bem, o que transforma a partida deste domingo em um confronto de cartas marcadas. Sob pressão, o técnico do Bahia elogia o treinador rival e reconhece que é um problema ter do lado do adversário um velho parceiro.

- Conheço tanto ele quanto ele me conhece. Será um embate em que cada um vai fazer o melhor para vencer. O Ney é um grande treinador. Tem o nome respeitado em grandes trabalhos. Mas farei de tudo para vencer esse embate. O Ba-Vi é diferente. Os dias são diferentes. E se eu dormia pouco, passei a dormir menos por conta do Ba-Vi – disse o treinador tricolor.

Ney Franco também se rende em elogios ao amigo tricolor. O técnico do Vitória prevê um futuro brilhante para Marquinhos Santos e comentou as oportunidades que os dois tiveram de trabalhar em conjunto.

- É um profissional com um potencial enorme. Creio que vai ser um dos maiores técnicos do Brasil. Em 2008, estava no Atlético-PR e ele era treinador dos juniores. Depois sai do furacão e voltei a trabalhar no Coritiba e ele estava lá, com o sub-20. A gente aproveitou pra trocar ideias sobre futebol. Quando fui pra seleção, levei o Marquinhos pra ser um dos treinadores das categorias de base – lembrou Ney Franco.

O técnico rubro-negro confessou que sabe bem como Marquinhos Santos gosta de armar seus times e que vê semelhanças na forma como os dois trabalham. Uma espécie de criador e criatura, o reflexo de um espelho em que o professor se encontra em um aluno.

- Sei como ele gosta de armar equipes. Basicamente como eu gosto. Estuda muito o adversário. Essa equipe do Bahia a qualquer momento vai se ajustar. Um clássico muda a história de um trabalho. São dois profissionais com dois objetivos. Marquinhos querendo acertar e eu buscando a vitória. Da mesma forma como eu conheço as estratégias dele, ele também conhece as minhas. Vai ter um equilíbrio. Os dois treinadores ficam na dependência do que os jogadores vão apresentar – pontuou Ney Franco.

Ney Franco trabalhou com Marquinhos no Coritiba, Atlético-PR e Seleção Brasileira

Apesar de próximos, os dois amigos estão um pouco distantes. Desde que assumiu o comando do Bahia, Marquinhos se encontrou pouco com Ney Franco, apesar de morarem na mesma cidade. Apesar dos encontros terem se tornado mais raros, o técnico tricolor garante que a amizade continua.

- Conversamos menos desde que vim para o Bahia. Independente da rivalidade, a amizade permanece - garantiu.

O último embate entre Marquinhos Santos e Ney Franco ocorreu em 2012. Marquinhos estava no Coritiba e Ney treinava o São Paulo. O duelo terminou com o placar de 1 a 1.


SAIBA MAIS

Tabela completa da Champions League

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

O Bahia agoniza! Socorram...


Fonte: Thiago Pereira e Rafael Santana – GE.COM

Foto: ECB e ECVice