Postado por - Newton Duarte

Insatisfação! Clubes Espanhóis ameaçam greve por divisão de cotas de TV

Clubes ameaçam greve na Espanha por divisão das cotas de TV

Mandzukic, do Atlético de Madrid, e Nikos, do Levante (AP Photo/Andres Kudacki)

A insatisfação pela divisão do dinheiro de TV pode levar a uma greve dos clubes na Espanha. A insatisfação de clubes da primeira e segunda divisão por quebra de promessas de um contrato coletivo está deixando os clubes impacientes. Era para ser uma lei, passou a um decreto, que seria feito em 2014. Não foi. A questão seria levada ao Congresso de Ministros esta semana, mas também não foi. A questão, agora, passa a ser qual será a atitude dos clubes.

A promessa de um contrato de direitos televisivos é uma promessa de divisão mais equilibrada de direitos de TV. Os clubes estão paralisados, porque a negociação dos direitos da próxima temporada está em jogo. Sem essa negociação coletiva, não há controle econômico, nem Fair Play Financeiro, nem renegociação de dívidas com o fisco. Nada disso acontece sem a divisão dos direitos de TV.

Os clubes então pensam em parar a liga para assegurar que todos os esforços para assegurar que os clubes fechem as contas sejam feitos. A dívida com o fisco diminuiu, os problemas com os salários altos demais estão relativamente controlados, mas o equilíbrio das contas ainda é um problema que a divisão dos direitos de TV podem ajudar a sanar. Esse é o entrevero.

Tirando Real Madrid e Barcelona, muitos dos outros clubes foram reclamar com o Comitê Executivo da liga espanhola, LFP, para deixar clara a sua insatisfação – entre eles alguns times importantes como o Atlético de Madrid, Sevilla e Valencia. Para eles, a LFP não soube informar e cobrar do governo o quanto isso é importante para a sua sobrevivência financeira. A perspectiva não é de uma resolução rápida, nem simples. Resta ver se a ameaça dos clubes é verdadeira e há um risco, de fato, de o Campeonato Espanhol ser paralisado.