Postado por - Newton Duarte

Integridade Tricolor divulga nota sobre boatos divulgados em fórum de site

Nota da Integridade Tricolor sobre boatos relativos à última reunião do Conselho Deliberativo

A Integridade Tricolor volta a se manifestar através de nota, desta feita para DESMENTIR um boato que surgiu no fórum do site ecbahia.com na noite de 29 de janeiro, referente à última reunião do Conselho Deliberativo.

Fomos surpreendidos por uma alegação de um cidadão que sequer estava presente na aludida reunião, sem qualquer prova ou cuidado de ouvir a Integridade Tricolor, que membros do grupo fizeram chacota, agiram com desdém e desrespeitaram Adriano Vieira, Conselheiro eleito pela chapa Voz do Campeão, quando este exerceu o seu direito de pergunta ao Presidente do clube, o senhor Marcelo Sant’Ana.

Antes de mais nada, é mentirosa a afirmação de que o grupo estava no “WhatsApp” combinando quem iria pedir a palavra para calar ou constranger o citado Conselheiro. Primeiro, porque esta nunca foi – e nunca será – uma postura admitida no grupo que carrega o louvável termo Integridade em seu nome. Respeitamos TODOS os Conselheiros, sobretudo quando estes estão se manifestando em Plenário. Segundo, porque, em momento algum, o grupo se valeu de nenhuma rede social – pública ou privada – para este objetivo.

Ainda que algum Conselheiro do grupo tenha expressado esse posicionamento, o que se admite por mera argumentação, essa jamais corresponde – ou correspondeu – à opinião da Integridade Tricolor.

Um detalhe a mais para corroborar o exposto, o Conselheiro Adriano Vieira falou sem ser interrompido por nenhum membro da Integridade. Ao contrário, foram membros eleitos por outra chapa que provocaram a desordem, fazendo sons irônicos, dando risada, resmungando, dentre outras atitudes anti-democráticas. Chegou-se ao cúmulo de gritarem palavras de ordem, do tipo “a eleição já acabou, Adriano!” e “já teve seus quinze minutos de fama!”.

É lamentável que no regime democrático – o do clube e o do país –, pessoas façam afirmações sobre fatos que não presenciaram sem consultar os envolvidos. Testemunhas não faltam para elucidar o ocorrido.

A Integridade Tricolor sempre defendeu os interesses do Esporte Clube Bahia dentro do Conselho Deliberativo. Defendemos o direito de qualquer Conselheiro se manifestar, da maneira que lhe aprouvem, desde que mantenha uma postura respeitosa – e que Adriano Vieira, apesar da discussão com os membros da Diretoria Executiva, manteve. Inclusive, coube a um membro da Integridade Tricolor, na gestão passada, a realização de um desagravo contra palavras infelizes proferidas pelo antigo Presidente da Casa, quando chamou seus pares de imaturos.

Não podemos nos sentir com o direito de julgar o mérito da pergunta de um colega. Isso nada mais é do que censura. A partir do momento em que queremos calar um Conselheiro, por pensarmos que sua pergunta é impertinente, corremos o risco de sermos nós os calados no futuro. E um Conselho Deliberativo calado, omisso, não colabora para o crescimento do Esporte Clube Bahia. Prova disto já tivemos num passado não tão distante e que não cabe aqui, neste momento, relembrar.

Por fim, comunicamos aos sócios e aos torcedores tricolores que estamos atentos e atuando para que todos os Conselheiros mantenham o foco no Esporte Clube Bahia. Não vamos aceitar que nenhum colega seja desrespeitado, seja ele de qual grupo for.

Salvador/BA, 30 de janeiro de 2015.