Postado por - Newton Duarte

Interferência do Governo: FIFA suspende Nigéria de competições internacionais

FIFA suspende Nigéria de competições internacionais

Interferência do governo na Federação Nigeriana causou a punição

Seleção da Nigéria não poderá participar das Eliminatórias da Copa Africana, em setembro

Seleção da Nigéria não poderá participar das Eliminatórias da Copa Africana, em setembro

O Comitê de Urgência da Fifa decidiu, nesta quarta-feira, suspender a Federação Nigeriana por causa da interferência do governo no futebol do país. A decisão, que tem efeito imediato, faz com que nenhuma seleção nacional ou clubes da Nigéria possam participar de qualquer partida internacional.

Depois da eliminação da Nigéria na Copa do Mundo (com a derrota por 2 a 0 para a França nas oitavas de final), o governo nigeriano retirou do poder o presidente da Federação Nigeriana de Futebol, Aminu Maigari (que foi preso após retornar do Brasil), e seu comitê executivo. A alegação foi a de que eles não foram capazes de resolver o problema criado com o pagamento de bônus dos jogadores durante o Mundial. O ministro do Esporte do país nomeou um funcionário público para administrar a entidade.

Como a interferência governamental em assuntos de esporte é proibida pela Fifa, a federação foi suspensa. A punição só será interrompida se as ações judiciais do governo forem retiradas e o Comitê Executivo da federação for devidamente eleito.

Com a decisão da Fifa, a equipe feminina de futebol da Nigéria não poderá participar do Mundial Sub-20, entre 5 e 24 de agosto. O próximo compromisso da seleção masculina está marcado para setembro, pelas Eliminatórias da Copa Africana de Nações de 2015.


Nota Luis Peres @BahiaClub: Quero ver o peito do Governo Brasileiro...


Fonte: Estadão Conteúdo, Via Veja

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters