Postado por - Newton Duarte

Internacional 0 x 2 Bahia; Sul-Americana - Raio-X

Bahia vence no Beira-Rio, abre boa vantagem e amplia jejum do Inter

Com 2 a 0, time baiano pode até perder no jogo da volta, em Salvador, para avançar na Copa Sul-Americana; Colorado chega a três derrotas seguidas

As luvas de lã nas mãos dos jogadores poderiam indicar um Bahia deslocado e intimidado pelo frio gaúcho, na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio. Que nada. Soou mais como um despiste para o que viria logo depois. O Tricolor se sentiu em casa e aplicou 2 a 0 no Inter, no primeiro jogo da segunda fase da Copa Sul-Americana. Uma vantagem imensa para o duelo da próxima quinta na Fonte Nova, uma vez que há saldo qualificado e Marcelo Lomba saiu sem ser vazado. Restou à torcida vermelha protestar e pedir um time mais "guerreiro".

Os gols de Lucas Fonseca e Diego Macedo não só colocaram o Bahia perto da vaga às oitavas. Também agravaram o jejum do Inter na temporada. Somado aos insucessos diante de São Paulo e Atlético-MG no Brasileiro, o resultado é a terceira derrota consecutiva dos comandados de Abel Braga, que completou 300 jogos pelo clube, com direito a placa e camiseta especial antes de a bola rolar.

Em outra realidade, invicto há sete jogos, o Bahia tenta manter a fase ascendente ainda em Porto Alegre. No domingo, enfrenta o Grêmio, na Arena, pelo Brasileiro, campeonato no qual amarga a zona de rebaixamento. Terceiro colocado do Nacional, o Inter tenta se recuperar um dia antes, no sábado, quando visita o Palmeiras.

Tempo frio, jogo gelado

Inter e Bahia entraram em campo bem diferentes, repletos de desfalques, entre lesionados e preservados. O menor público registrado no Beira-Rio desde a reinauguração oficial (9.368 pessoas) também ajudou a dar contornos discretos a um duelo que merecia mais em se tratando de mata-mata de torneio continental. O que não mudou, para o azar de quem se arriscou num frio de 7ºC, foi a série de defeitos das equipes.

O goleiro Marcelo Lomba foi um dos responsáveis pelo ótimo resultado do Bahia no Beira-Rio nesta quarta

Sem D'Alessandro, mas com Aránguiz e Alex, o Inter irritou seu torcedor no primeiro tempo tamanha a lentidão na transição ofensiva. O jovem Valdívia se transformou no reduto de esforço e criatividade. A menos de um minuto, acertou uma bola na trave. O Bahia não foi brilhante, mas ao menos se mostrou mais organizado. Chegou a pedir um pênalti de Henrique sobre Paulão, numa das poucas ocorrências dentro das áreas. O time de Abel carimbou a trave mais duas vezes, porém sempre de longe. Aos 42, o zagueiro Lucas Fonseca conseguiu abalar o marasmo, ao subir soberano na área de Dida e fazer 1 a 0.

Inter muda, mas Bahia não perdoa

Abel tentou dar mais velocidade ao sacar Ygor e colocar Leandro no intervalo. Mas rápido mesmo foi o Bahia. Com um minuto, Henrique chegou à linha de fundo e cruzou para Diego Macedo escorar para o gol vazio: 2 a 0. A reclamação gaúcha ficou por conta da dúvida se a bola havia passado toda a linha de fundo no momento do passe.

Polêmica à parte, o golpe pareceu ter caído pesado demais sobre os ombros colorados. A reação dos donos da casa foi aquém do necessário, em ritmo sonolento, sempre nas investidas individuais dos talentos da base. Ligado, o time baiano soube se defender com sobriedade e não deu chances para desconto no placar. Pelo contrário. Com Léo Gago, não ampliou por centímetros. Agora, tudo parece favorecê-lo. Além da vantagem, o calor da Fonte Nova espera o Tricolor em uma semana.

Leo Gago e Charles Aranguiz em jogo pela Sul-Americana

O melhor

Lucas Fonseca - zagueiro ajudou Bahia a suportar pressão inicial, em boa parceria com Titi diante de um ataque muito espaçado e sem profundidade do Inter. Ainda foi ao ataque e levou a melhor em cima dos defensores do Colorado, abrindo o placar.

O(s) pior(es)

Paulão - zagueiro foi facilmente batido no lance do segundo gol do Bahia e comprovou que atualmente é reserva do Inter. Com erros em saída de bola e combate direto junto ao ataque do time visitante. Aránguiz - chileno mais uma vez foi apagado em campo, por atuar na linha de três armadores. Não conseguiu surgir como elemento surpresa no ataque e tampouco ajudou na marcação.

Toque dos técnicos

Abel Braga escalou cinco jogadores do considerado time titular, mas manteve Aránguiz fora da posição onde mais rendeu no Colorado. Adiantado, o chileno se mostrou outra vez apagado. Por vezes perdido. O esquema 4-2-3-1 não funcionou novamente. Wellington Paulista, substituto do vilão diante do Atlético-MG - por acertar a trave - Rafael Moura não mudou em nada a ineficiência ofensiva do Inter.

Gilson Kleina escalou Roniery e Diego Macedo para segurar Valdívia, o jogador mais agudo do Internacional no primeiro tempo. E aos poucos conseguiu anular as investidas do time gaúcho por aquele lado. A estratégia de esperar os espaços para atacar se mostrou muito eficiente, com destaque para Emanuel Biancucchi e Rafinha.

Para lembrar

O Internacional volta a campo no sábado, quando enfrenta o Palmeiras em São Paulo. Já o Bahia segue no Rio Grande do Sul e encara o Grêmio, na Arena, no próximo domingo.

Internacional x Bahia

Copa Sul-Americana - 1º jogo (ida)

Local: Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data: 27/08/2014

Público: 9.368 (7.340 pagantes)

Renda: R$ 173.510,00

Árbitro: Christian Ferreyra (URU)

Auxiliares: Miguel Nievas e Richard Trinidad (URU)

Gols: Bahia: Lucas Fonseca - 42'/1°T (0-1), Diego Macedo 1'/2°T (0-2)

Cartões amarelos: Internacional: Ernando, Wellington Paulista / Bahia: Emanuel, Titi

Internacional: Dida; Cláudio Winck, Paulão, Ernando e Alan Ruschel; Ygor (Leandro), Wellington, Aránguiz, Valdívia e Alex (Alan Patrick); Wellington Paulista.

Técnico: Abel Braga.

Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Lucas Fonseca, Titi e Pará; Rafael Miranda, Léo Gago, Diego Macedo (Fahel) e Emanuel (Rhayner); Rafinha (Guilherme Santos) e Henrique.

Técnico: Gilson Kleina.

[**SCOUT**] 

Programação

Bahia continua em Porto Alegre para enfrentar o Grêmio

Após vencer o Internacional em pleno Beira-Rio, pela Copa Sul-Americana, o Bahia agora volta as atenções para o Campeonato Brasileiro.

O Esquadrão de Aço continua em Porto Alegre, pois no próximo domingo enfrenta o Grêmio, às 18h30, na Arena Grêmio.

Confira a programação semanal do Bahia:

Quinta-feira (28) – 15h30: Treino, Hotel Vila Ventura, em Viamão;

Sexta-feira (29) – 15h30: Treino, CT do Internacional;

Sábado (30) – 09h30: Treino, CT do Internacional;

Domingo (31) – 18h30: Jogo contra o Grêmio, na Arena Grêmio.

Outros resultados desta quarta-feira pela Sul-Americana

Libertad 3 x 0 Nacional Potosí (Libertad classificado)

River Plate-URU 3 x 0 Universidad Católica (River classificado)

Cobresal 2 x 2 General Díaz (General Díaz classificado)

Independiente del Valle 1 x 1 Trujillanos (Independiente classificado)