Postado por - Newton Duarte

Internacional x Bahia :: Veja as chances do Esquadrão

Atlético-MG, Fluminense, Inter, São Paulo e Vitória têm vantagem na rodada 31

Domingo é dia de ir à urna para a eleição presidencial (e para governador, se houver segundo turno no seu estado). Mas sábado vai ser dia de (muito) futebol. Atlético-MG, Fluminense, Internacional, São Paulo e Vitória têm certo favoritismo em suas partidas por terem um aproveitamento como mandantes superior ao que seu adversário da 31ª rodada tem como visitante no Brasileirão.

Vale lembrar que aqui não se trata que uma equipe vá vencer. Os números indicam uma maior probabilidade, mas futebol prova a cada partida que não se vence jogo de véspera.

Fluminense e Atlético-PR jogam no Maracanã às 16h20. O Fluminense venceu 53% de seus jogos como mandante e perdeu 7% enquanto o Atlético-PR venceu 20% e perdeu 60%. Uma vantagem evidente para o Flu, que vem de vitória sobre Criciúma (casa) e Santos (fora).

Palmeiras e Corinthians jogam no Pacaembu às 16h20. Espera-se pancadas de chuva em São Paulo. É covardia analisar o Corinthians como visitante no Pacaembu. O retrospecto no campeonato mostra que o Corinthians está mais bem estruturado, mas o Palmeiras vem de vitória sobre o Cruzeiro em Minas, o que o Corinthains também conseguiu recentemente. Nem a física quântica ajudaria a prever esse resultado, ainda assim, o Corinthians tem o terceiro melhor desempenho como mandante (conquistou 71% dos pontos disputados). O Palmeiras tem o 13º desempenho como mandante (51%). A zebra veste verde. E ela tem dado muito as caras por estas bandas.

O Figueirense recebe o Cruzeiro. O mandante venceu 33% dos jogos em casa. O visitante ganhou 47% dos jogos fora. O Figueirense perdeu quatro dos últimos cinco jogos. Perdeu seis dos últimos dez e ganhou três. Apesar de vir de derrota em casa, o Cruzeiro é favorito.

O Coritiba tem vantagem no desempenho na comparação com o Grêmio. O Coxa venceu 47% dos jogos em casa e perdeu 27%. Mas isso significa que o Coritiba tem o 13º desempenho entre todos os mandantes. O Grêmio venceu 27% dos jogos fora e perdeu 40%, mas isso o leva ao quinto melhor desempenho entre os visitantes. O Coritiba tem uma pedreira pela frente para se manter fora da zona do rebaixamento. Enquanto o Grêmio joga para chegar à vice-liderança do Brasileirão, mas tem de golear para isso. Jogo duro. O Coritiba levou uma goleada (fora) contra o Figueirense, mas teve gol anulado e criou boas chances de gol quando a partida estava empata e também quando perdia por um gol. Grêmio tem mais chances de vencer também por ser uma equipe mais equilibrada e estar menos pressionada.

O Atlético-MG recebe o Sport com amplo favoritismo. É o segundo mandante mais eficiente (conquistou 76% dos pontos disputados), atrás de outro clube de Minas Gerais. O Sport é o quarto pior visitante (20%).

Eu respeito o argumento de que analisar o desempenho das equipes não serve para nada. Esses comentários são os que mais positivos recebem nos posts. Muita gente que se manifesta acredita nisso. Ainda assim, para mim, analisar esses dados enriquece os pontos de vista, as perspectivas do que pode ocorrer. Este jogo é um ótimo exemplo. O Vitória é o pior mandante da competição - ao lado de Bahia e Figueirense (conquistou 42% dos pontos que disputou). Mas vai receber o pior visitante do Brasileirão - ao lado do Botafogo (11%), única equipe que ainda não venceu fora de casa. São poucos os jogos em que o Vitória pode ser considerado favorito mesmo jogando em casa. Este é um deles. Concordo que isso não garante que o clube baiano sairá com os três pontos de campo, mas que é favorito, é.

A Chapecoense leva uma certa vantagem sobre o Santos, mas o jogo tende a ser equilibrado. A Chape venceu 47% dos jogos em casa e perdeu 20%, o 12º desempenho como mandante (ganhou 58% dos pontos). O Santos venceu 27% dos jogos fora e perdeu 53%. Tem o nono desempenho como visitante, sendo que dos últimos cinco jogos como visitante, venceu dois (Palmeiras e Flamengo).

No outro clássico da rodada, também não dá para falar que o Botafogo seja mandante contra o Flamengo na Arena Amazônia. Em 30 jogos, o Flamengo ganhou dez pontos a mais do que o Botafogo. O Flamengo viajou com um time reserva, preservando os titulares para a Copa do Brasil. É a chance dos reservas mostrarem que fizeram bem a lição de casa e reforçar a confiança do treinador. O Botafogo tem mais responsabilidade e foca sua campanha nos jogos em casa. Nesse sentido, ele é realmente mandante e tende a encarar o jogo como decisivo.

O Internacional é outro com amplo favoritismo na rodada. Venceu 73% dos jogos em casa e perdeu 27%. É o terceiro mandante mais eficiente da competição. O Bahia venceu 13% dos jogos quanto mandante e perdeu 47%. É o sexto pior visitante. Dos últimos sete jogos como visitante, o Bahia venceu um (contra o Botafogo) e perdeu cinco. Difícil pensar em zebra neste caso.

Na segunda-feira, o São Paulo recebe o Goiás. O São Paulo venceu 60% das partidas e perdeu 13%. O Goiás venceu 20% e perdeu 53% como visitante. O São Paulo é o sexto melhor mandante, é o favorito com folga, mas o Goiás vem de vitória fora, contra o Sport. Ainda assim, o São Paulo está em um nível superior.