Postado por - Newton Duarte

Invasão 'Padrão FIFA': Chilenos invadem Maracanã e chegam à arquibancada

Chilenos invadem área de imprensa e entram no Maracanã sem ingressos

Grupo de torcedores faz confusão no centro de mídia e é contido por seguranças, mas uma parte consegue chegar à arquibancada. Pelo menos 85 estão detidos

Mais de 100 torcedores chilenos invadiram o centro de imprensa do Maracanã por volta das 15h (de Brasília), uma hora antes do início da partida entre Espanha e Chile. O grupo forçou uma das grades da cerca que circula a área e causou confusão e destruição no local de trabalho de jornalistas estrangeiros e brasileiros. Duas paredes foram derrubadas, a porta principal foi destruída, houve muita correria, gritos, e em pouco tempo o grupo foi controlado pelos "stewards" (seguranças particulares), que em um primeiro momento corriam e gritavam "fechem os portões!". Segundo a Polícia Militar, 88 pessoas foram detidas. A Polícia Federal avisou que eles têm 72 horas para deixar o país ou serão deportados.

"Antes do jogo Espanha x Chile no Maracanã, um grupo de pessoas sem ingressos forçou de forma violenta a entrada no estádio, quebrando cercas e passando pela segurança. Eles foram contidos pela segurança e não chegaram aos assentos. A situação rapidamente foi controlada e pelo menos 85 invasores foram detidos de acordo com a policia militar. Os organizadores da Copa do Mundo da Fifa condenam esses atos de violência e irão comunicar mais informações e as medidas a serem tomadas em breve", diz a nota oficial divulgada pela entidade.

Polícia Militar tenta conter os chilenos na invasão ao centro de imprensa do Maracanã

Após quebrarem uma das paredes, o grupo entrou na área de estacionamento, que abriga o centro de mídia e, por trás das divisórias, pode dar acesso ao estádio. Mas um contingente maior de seguranças chegou e dominou o grupo, que foi colocado sentado no chão e pouco depois conduzido por policiais do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) - o grupo que foi pego ainda do lado de fora foi levado ao Juizado Especial do Torcedor e o restante deve ser encaminhado para uma delegacia próxima, informação ainda não confirmada oficialmente.

Portão do centro de imprensa fica destruído após a invasão chilena

Funcionários do Comitê Organizador Local (COL) informaram que os chilenos circulavam pela área há algum tempo, sem se dirigirem para nenhum portão. Em certo momento, alguns deles afirmaram precisar de atendimento médico, distraindo parte das autoridades presentes. Foi a deixa para a invasão.

O órgão deve se pronunciar oficialmente sobre o caso em breve, bem como a Fifa, pois são os responsáveis pela segurança interna das arenas. No jogo entre Argentina e Bósnia foram apontadas falhas na triagem de torcedores sem ingresso no perímetro de segurança no entorno, mas o COL negou as falhas.

Os torcedores correm dentro do centro de imprensa antes de serem detidos

Grupo fura cerco e chega à arquibancada; duas invasões em dois jogos

Apesar de a Fifa afirmar que os torcedores não conseguiram chegar aos assentos, logo após a confusão no centro de imprensa, um grupo de chegou à beira do gramado pelo túnel de acesso e conseguiu invadir a arquibancada pela escada que liga o campo aos assentos e o setor ficou repleto de pessoas sentadas nos degraus.

Grupo de chilenos consegue furar bloqueio e invade arquibancada

Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas ficaram feridas na confusão e receberam atendimento médico. Uma senhora quebrou o braço e foi atendida na ambulância presente no local.

Setor da escada onde houve a invasão ficou superlotado de chilenos

Vale lembrar que este é o segundo caso de invasão registrado no Maracanã em dois jogos da Copa. No último domingo, um grupo de argentinos foi flagrado pulando o muro e abrindo um dos portões de acesso no Setor D. Segundo o COL, nove pessoas foram detidas na ocasião.

Argentino está entre os detidos

Os 85 detidos foram encaminhados para a Cidade da Polícia (no Jacaré, Zona Norte do Rio) e chegaram à delegacia, em três ônibus da Polícia Militar, por volta das 18h10 (de Brasília). Pelo menos um deles é argentino.

- Eu e um amigo estávamos na entrada do Maracanã, tranquilos, com muitos torcedores de várias nacionalidades. Houve a invasão e meu amigo viu e resolveu ir junto. Estamos há cinco dias no Rio, sem ingresso, e tentamos comprar na hora. Já falei com ele por telefone, ele está bem - disse o argentino Pedro Garcia, revelando que o amigo preso por causa da invasão chama-se Luis Thompson.

Os detidos poderão ser autuados no artigo 41-B do Estatuto do Torcedor e depois que prestarem depoimento ficarão à disposição da Polícia Federal, que vai decidir o que será feito com os estrangeiros - se serão deportados ou liberados.

O artigo 41-B diz "Promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos" e prevê "reclusão de 1 (um) a 2 (dois) anos e multa".

Ônibus com torcedores chegam à delegacia após confusão no Maracanã

Grupo de chilenos reclamava de golpe de ingressos minutos antes da invasão

Minutos antes da invasão ao centro de mídia do Maracanã, um grupo grande de chilenos circulava o entorno do estádio, sem ingressos, alegando terem levado um calote de uma agência, à qual teriam pago pelas entradas. Em meio à confusão, parte do grupo pensou, em função da credencial, que falava com um representante da Fifa. Assim que perguntaram se era Fifa ou imprensa, e ouvirem a confirmação da segunda opção, viraram o rosto e seguiram andando, bastante exaltados. Antes disso, o homem apontado como líder do grupo pelos demais, mostrou ao GloboEsporte.com documentos da suposta compra.

Ainda não há confirmação oficial de que este grupo, ou parte dele, participou da invasão ao centro de mídia. Porém, estavam sem ingresso, nas proximidades, no mesmo horário. O líder do grupo - que chegou a dizer o nome, de forma muito rápida - mostrou documentos como faturas e até um diploma, que seriam os seus comprovantes de que todos ali pagaram por ingressos - e não receberam. A Fifa vem divulgando insistentemente para que torcedores só comprem entradas por vias oficiais.

- Compramos os ingressos, pagamos. Queremos entrar. Foram comprados em uma agência. Está aqui a fatura e o contrato. Deram até um certificado - reclamava o líder.

Chileno exibe o recibo da compra de ingressos: revolta após calote

Nos documentos mostrados há referências a duas empresas: Ticket Ltd. e Mega Travel. A primeira seria a fornecedora dos ingressos que não foram entregues, segundo os torcedores, e a Mega Travel seria a agência chilena de turismo responsável pela vinda dessa grupo. A fatura mostra que o vencimento do pagamento era em outubro de 2013.

Ao pedir uma solução, o entrevistado, como já fora feito no início da conversa, foi novamente informado que estava falando com um profissional de imprensa, e não da Fifa. Dois torcedores revoltados xingaram, e o grupo virou as costas e continuou a andar.

Este e diversos outros torcedores sem ingresso, além de cambistas, foram observados no entorno do Maracanã nas horas que antecederam a partida entre Espanha e Chile. As falhas na triagem de pessoas sem ingresso no perímetro de segurança do Maracanã já haviam sido apontadas após o jogo entre Argentina e Bósnia, nos briefings da Fifa realizados no auditório do estádio. O COL negou terem ocorridos falhas na triagem, mesmo com a tentativa de invasão - coibida - que ocorreu naquela partida.

Os seguranças tentam evitar a subida dos chilenos pela escada na beira do gramado

Alguns dos detidos são observados pelo policial

Pelo menos 85 torcedores foram detidos na confusão


Fonte: Sergio Gandolphi e Vicente Seda – GE.COM

Fotos: Getty Images - Reprodução / Twitter - André Durão / GE - Luciano Ribeiro - Vicente Seda - Agência EFE - Agência AP - Robinson Vasconcellos