Postado por - Newton Duarte

Invicto há 7 jogos, Bahia pega o Grêmio

Invicto há 7 jogos, Bahia pega o Grêmio

Jogadores do Bahia posam após treino em Porto Alegre

Se, antes, tudo o que se falava no Bahia era em crise e em dez jogos sem vencer, a realidade mudou - com o perdão do clichê - da água para o vinho. Agora, já são sete jogos sem perder, com a defesa tomando apenas dois gols.

Mas, a bem da verdade, ainda falta ao Bahia trazer essa boa fase para a Série A. Afinal, dos três triunfos conquistados durante a sequência, só um foi pelo Brasileirão: 1 a 0 sobre o Goiás, na Fonte Nova. Os demais - 1 a 0 sobre o Corinthians, em casa, e 2 a 0 contra o Internacional, fora - aconteceram, respectivamente, pelas Copas do Brasil e Sul-Americana.

Neste domingo, 31, será a oportunidade de fazer da boa fase uma realidade concreta. Às 18h30, o Tricolor enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, pela 18ª rodada do Brasileiro. Será sua terceira partida seguida no Sul do país. Uma excursão que começou há uma semana, quando enfrentou o Atlético-PR, em Curitiba.

Nas fotos do elenco durante a viagem, é fácil notar que o alto astral voltou ao Bahia. Ainda mais depois do triunfo convincente sobre o Inter, na quarta. O discurso dos jogadores, no entanto, ainda é de humildade.

"É inegável que estamos em ascensão. As últimas sete partidas comprovam isso. Só que ainda é pouco, pois continuamos na zona de rebaixamento do Brasileiro. Temos que continuar com esta mesma intensidade nas próximas partidas", disse Rafael Miranda.

Jogador invicto

O volante, aliás, é quem tem mais motivos para ficar feliz com a ascensão do Bahia. Sua volta ao time titular, no 1 a 1 com o Palmeiras, há quatro semanas, coincide exatamente com o início da série invicta. Rafael participou de todos os sete jogos.

"Fico feliz com os números, porque passei por um momento de instabilidade. Charles (antes técnico interino e, agora, auxiliar) me deu essa chance assim que assumiu e procurei dar o meu melhor, assim como aconteceu na chegada do Gilson Kleina. Agradeço a eles", disse.

O técnico é outro que adotou um discurso humilde. A questão é que Kleina ainda não venceu no comando do Bahia na Série A. "Vamos um jogo de cada vez. A equipe foi competente contra o Inter e já havíamos visto evolução nos jogos anteriores. Espero que essa competência também aconteça no Brasileiro, diante do Grêmio", declarou.

Para a partida, Gilson Kleina não terá Léo Gago, impedido contratualmente de enfrentar o clube gaúcho, dono de seus direitos federativos. Outro que está fora é Marcos Aurélio, que segue lesionado. Kieza, recuperado de dores musculares, volta ao ataque. Alguns destaques do triunfo contra o Inter, como Diego Macedo, Pará e Lucas Fonseca, devem ganhar espaço.