Postado por - Newton Duarte

Jabazeiros? Goebells vive! E tem filhotes...

Jabazeiros? Goebells vive! E tem filhotes...

Tive sérias dificuldades em encontrar elementos para escrever este texto. Aliás, o entrave começou já com a escolha do título. Não conseguia encontrar um adjetivo que justificasse a perda de tempo com mais um factoide originado nas hostes tricolores. São tantas as bravatas, que não sei o motivo de ter ficado apreensivo (na verdade, curioso) com a apresentação da famigerada lista.

Prefacialmente é importante esclarecer que não estou saindo em defesa dos acusados, muito menos de seus acusadores. Como jamais fui beneficiado com nada (nem quero), nem com ingressos para os “Bailes da Ilha do Fiscal” no Lounge da Arena Fonte Nova, nem na gestão atual ou em qualquer outra, estou livre para expressar minha opinião da forma que quiser.

Foram tantos dias, adiamentos, expectativas, que imaginei o disparo uma bomba que pudesse abalar as ondas do rádio Baiano. Ingenuamente pensei que as redes sociais fossem incendiar com os nomes dos beneficiados com verbas do clube, justificando a venda de suas consciências em troca do vil metal. Tristemente, não vi nada disso.

Mais uma vez, apenas os deslumbrados, desinformados, turmistas, perus, intere$$eiros e assalariados vociferavam afirmativas, já antecipando um “suposto” medo intrínseco das pessoas cujos nomes estavam apostos “naquele” papel de vulgo: “Lista de Jabazeiros”. Repetiu-se, premeditada e antecipadamente preparada premissa de Goebells*: “Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”.   

Faz-se necessário trazer luz a alguns fatos para o entendimento dos incautos de plantão. Situações que o Sr. Sidônio Palmeira detentor da expertise no ramo publicitário deveria ter tratado amiúde com os ouvintes do Conselho Deliberativo: Um clube de Futebol pode investir em publicidade, valendo-se dos meios e limites previstos em lei para divulgar sua marca ou produtos vinculados.

Alias, também não vi nenhum pronunciamento do Assessor especial do Esporte Clube Bahia, quando da acusação feita por Antonio Tillemont de que Sidônio Palmeira havia ameaçado retirar verbas publicitárias Governamentais da Rádio Metrópole se o Radialista e empresário de atletas não fosse demitido. Isso também cheira a “Jabá” ou não? E “Jabá” com verba pública. Grave! Muito grave!

O “engraçado” desta história é que Sidônio não conseguiu. Mas, de acordo com Tillemont, José Eduardo “Bocão” atingiu o objetivo. Ou seja...

Como não participei da reunião do Conselho, calcei minha opinião nos termos divulgados pela imprensa dita ‘independente’ ou nas fotos do famoso “Rol” publicado nas redes sociais por pessoas presentes ao esperado evento. O Jornalista Felipe Santana em matéria ao portal Bahia Notícias, para mim, sintetizou a esperada apresentação:

“...a diretoria do Bahia cumpriu em parte com o que havia prometido e colocou à disposição dos sócios e conselheiros uma lista com o nome de pessoas não vinculadas ao tricolor e profissionais da imprensa que tiveram gastos custeados pelo clube. Não trata-se de jabá (incentivo financeiro para falar bem da agremiação), mas de passagens aéreas e hospedagens. Na lista estão os nomes de uma série de repórteres, apresentadora de TV e familiares do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho que viajavam às custas da agremiação...”. (Ipsis verbis) (grifos nossos)

Apenas ao ler este breve relato, vemos que tudo ficou muito distante do anunciado. Prometeram nos levar à praia, e o máximo que chegamos foi às margens do Dique do Tororó num dia de temporal. Mais uma cortina de fumaça jogada aos olhos de uma maioria manipulada, que se presta a agir como massa de manobra, desviando o foco da triste verdade que nos cerca.

Podemos discutir a legalidade e/ou a moralidade dos fatos elencados na reunião do Conselho Deliberativo. Nomes como o de Jaílson Baraúna, Dito Lopes ou Oldemar Seixas apareceram na lista de beneficiados. Contudo, todos 3 possuem ou possuíram programas que falavam exclusivamente sobre o Clube. O último, desde que me entendo por gente, dedicou sua carreira ao Bahia. Seguramente, suas justificativas passarão por aquisição de “cotas publicitárias” dos programas mencionados. Porém, É Legal? É moral? Ambas? Nenhuma das duas?

A permuta de passagens com equipes de esporte em transmissões fora da sede do clube são comuns em toda parte do Brasil. A forma de retribuição pode se dar através das mais variadas formas. Inclusive, divulgação de ações de marketing da agremiação. Só que até “gente” que não é da imprensa foi beneficiada. E aí? Quem foi? Quando foi? Quem autorizou?

Mas, qual a diferença em pagar algo para um membro da imprensa ou “doar” ingressos para torcedores, inclusive de “Embaixadas”, no espaço VIP da Arena fonte Nova esperando que estes divulguem (e concordem cegamente) com os “pensamentos” da gestão? Desculpem. Para mim, nenhuma! A PATIFARIA é a mesma. A compra de consciências é igual. Só que mais vulgar e barata.

Só para lembrar, o Ex-Presidente Alexi Portela, numa conhecida resenha esportiva noturna, ao ser contestado pelo radialista Wilson Lago, decano do esporte Baiano, jogou “em sua cara” os mimos que havia concedido ao interlocutor para que falasse bem de sua pessoa. Tudo diante da presença do “chefe/sócio/dono da equipe de esportes, que não saiu em defesa de seu funcionário. Afinal, “business is business”. É o que importa.

A princípio pode parecer que agora saí em defesa da imprensa ora “sob suspeita”. Ao contrário! Nós (torcida) sabemos quem são os Jabazeiros. Nós (torcida) escrevemos diariamente seus nomes nas redes sociais. Nós (torcida) reclamamos de suas atuações nos veículos de imprensa quando proferem inverdades. Só que muitos lhes garantem a audiência constante na “surdina”.

Enquanto isso, a Direção do clube, após tanto alarde, surge com uma lista PÍFIA, que não diz nada e concede uma defesa prévia aos acusados. Dizer que “A” ou “B” falava bem ou mal de alguém é subjetivo. É opinião. E opinião é livre. Estamos numa Democracia. E o Bahia virou o clube das subjetividades. Tudo: “Pode ser, ou não!”. Depende do freguês do dia.

São mentiras jogadas ao vento e repetidas por papagaios remunerados, eventualmente presenteados ou apenas imbecis que pensam fazer parte de alguma coisa. Há décadas o Bahia vive uma decadência constante e estas pessoas, que se arvoram como torcedores, preferem proteger dirigentes a lutar por sua recuperação. Os interesses pessoais estarão sempre acima do clube. Nada muda. Nunca muda. Saiu a “Turma da Ribeira” entrou a “Turma do raio que o parta”.

Portanto, como não faço parte de nenhuma dessas turmas e sou TORCEDOR, gostem os PERUS ou não, e como TORCEDOR (vide Estatuto) tenho o DIREITO DE SABER, deixo perguntas para Suas “Atuais” Majestades do Triunvirato Tricolor: Fernando Schmidt, Sidônio Palmeira e Valton Pessoa responderem:

1 – Quem da imprensa recebeu dinheiro para falar bem de MGF ou qualquer outro Dirigente?

2 – Quem da imprensa não apresentou Nota Fiscal do serviço prestado?

3 – Quem da Imprensa não tem expertise para executar os serviços descritos nas Notas Fiscais?

4 – Quem da Imprensa tem percentuais de jogadores do clube, como conseguiu essas cotas e se isso foi contabilizado?

5 - Quando as queixas-crime por apropriação indébita e enriquecimento ilícito serão propostas, independente do Ministério Público?

6 – Existem NEO-JABAZEIROS nas plagas Tricolores atualmente, ou é só paixão mesmo?  

7 - Se existem JABAZEIROS, qual o motivo de não terem os nomes divulgados?     

Tem muito mais. Mas, fica para depois, se o depois ocorrer.


*Paul Joseph Goebbels (1897 – 1945) foi um político alemão e Ministro da Propaganda do Reich na Alemanha Nazista de 1933 a 1945. Um dos principais associados, e grande seguidor, de Adolf Hitler, ficou conhecido pelos seus discursos públicos e pelo seu profundo e violento anti-semitismo, que o levaram a apoiar o extermínio dos judeus e a ser um dos mentores da Solução Final.

Frases de Goebells aplicadas ao caso em questão:

1 – “Uma Mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade”.

2 – “Nós não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito”.

3 – "A essência da propaganda é ganhar as pessoas para uma ideia de forma tão sincera, com tal vitalidade, que, no final, elas sucumbam a essa ideia completamente, de modo a nunca mais escaparem dela. A propaganda quer impregnar as pessoas com suas ideias. É claro que a propaganda tem um propósito. Contudo, este deve ser tão inteligente e virtuosamente escondido que aqueles que venham a ser influenciados por tal propósito NEM O PERCEBAM”.


Autor: Luis Peres – Membro fundador e colunista da União Tricolor Bahia

Foto: Reprodução twitter @gerafc