Postado por - Newton Duarte

Jailton mostra cartão de visita: 'Zagueiro tem que ‘zagueirar’'

Bom pelo alto, Jailton mostra cartão de visita: “Zagueiro tem que ‘zagueirar’”

Primeiro dos quatros reforços a ser oficializado pelo Bahia, atleta de 29 anos chega para tentar resolver problema da bola aérea defensiva. “Zagueiro tem que ser firme”

"Zagueiro tem que tirar a bola, e eu vim para fazer isso", diz Jailton (Foto: Divulgação/EC Bahia)

Único dos quatro reforços a ser oficializado pelo Bahia, o zagueiro Jailton foi apresentado na manhã desta segunda-feira, na sala de imprensa do clube, logo após um treino físico no Fazendão – os laterais Apodi e Marlon e o meia Eduardo ainda não foram anunciados oficialmente. Logo em sua primeira entrevista coletiva, ficou claro que o novo jogador tricolor não está para brincadeira. Trata o ofício de destruir as jogadas adversárias com o maior respeito. É daqueles que acham que zagueiro tem que “zagueirar”.

- Sou um zagueiro rápido, bom na bola aérea. Zagueiro tem que ser firme. Eu sou zagueiro. Zagueiro tem que “zagueirar”. Zagueiro tem que tirar bola, e eu vim para fazer isso – afirma o defensor.

A expressão está em moda. Mas o que seria exatamente “zagueirar”? Ninguém melhor do que um defensor adepto da escola para responder.

- Cada um tem sua função dentro de campo. O meia tem que armar, o atacante tem que fazer gol, e a função do zagueiro é tirar bola, é afastar, não tomar gol. Isso que é ser zagueiro. Não estamos para brincadeira, não estamos para fazer graça, para driblar nem nada. Quanto menos a bola chegar na nossa área, melhor – explica, enfático, o jogador.

Afastar as bolas que vêm do alto, certamente, é um dos itens da cartilha dos defensores que andam “zagueirando” por aí. E é justamente esse o principal problema do Bahia na temporada. Para tentar solucionar o problema da bola aérea, o clube contratou Jailton, que chega com o status de jogador mais alto do elenco tricolor. Com 1,90m, o atleta conta o que fazer para proteger o espaço aéreo tricolor.

- A gente veio para ajudar. Não só eu, mas toda a equipe, todos os zagueiros. Um depende do outro.  A questão da bola aérea, para resolver, só com muito trabalho, muito cabeceio, muita repetição. A gente vai acertando o posicionamento, muita orientação dentro de campo e, assim, vamos resolver esse problema da bola área. O professor vai resolver quem vai jogar ou não. A gente está aqui para ajudar o Bahia. Equipe de tradição, grande. Tem que voltar para o lugar dela – diz.

Jailton tem 29 anos e disputou a última edição do Campeonato Paulista pela Penapolense. Destro, o novo defensor tricolor tem passagens por Avaí, América-MG, Ponte Preta e São Caetano. No total, ele atuou por 12 clubes.

No ano passado, Jailton disputou a Série A pela Chapecoense. Atuou em 19 partidas na competição nacional, todas como titular. Ele é um velho conhecido do diretor de futebol tricolor, Alexandre Faria. Os dois trabalharam juntos em 2013, no América-MG.