Postado por - Heitor Montes

João Paulo marcou o primeiro gol de fora da área do Bahia neste Brasileirão

João Paulo se movimenta para o meio na beira da área do Fluminense, domina no peito passe meio sem querer de Régis, gira e, de perna esquerda, acerta um chute indefensável. Foi assim que saiu o gol de empate do Bahia na partida do último domingo, na Arena Fonte Nova. Uma raridade do time até aqui no Campeonato Brasileiro. Em 12 rodadas da competição, o Tricolor fez apenas um gol de fora da área, justamente o de João Paulo [reveja no vídeo abaixo].

Bahia x Fluminense

38' Segundo Tempo

GOL DO BAHIA!
João Paulo recebe de Régis e solta a bomba de fora da área. De tanto insistir, o Bahia empata na Fonte Nova: 1 a 1!

Posted by Torcidabahia.com on Sunday, July 9, 2017

Responsável por 14 gols, o Bahia tem o nono ataque mais positivo do Brasileiro, atrás de Grêmio, Fluminense, Corinthians, Flamengo, Chapecoense, Sport, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro. De todos esses gols marcados pela equipe na competição, 13 foram surgiram de dentro da área dos adversários, aproximadamente 93%: dois de cabeça, dois por cobertura e os demais em chutes precisos próximos ao gol. Com esses números, o Tricolor ocupa o sexto lugar no ranking entre as equipes que mais marcam dessa forma.

Se estratégia deu muito certo no início do Brasileiro, ela não tem sido mais tão eficiente nas últimas partidas. Depois de marcar dez vezes nas quatro primeiras rodadas, quando goleou o Atlético-PR por 6 a 2 e o Atlético-GO por 3 a 0, o Tricolor fez apenas um gol nas quatro últimas – o de João Paulo, de fora da área. Por sinal, gol que serviu para quebrar uma sequência de três jogos consecutivos em que o time não marcava.

Bahia marcou 13 gols de dentro da área; é o sexto do Brasileirão nessa estatística (Foto: Reprodução / Footstats.net) Bahia marcou 13 gols de dentro da área; é o sexto do Brasileirão nessa estatística (Foto: Reprodução / Footstats.net)

O volante Renê Junior explica que as jogadas dentro da área fazem parte do estilo do Bahia, de toque de bola. Porém, ele reconhece a importância de arriscar o chute de fora da área em partidas com defesas fechadas. Renê, inclusive, quase marcou contra o Fluminense em finalização de longe.

- É um estilo nosso mesmo. Antes a gente estava querendo chegar na defesa do adversário com vários toques, mas encontramos defesas muito fechadas. O chute de fora da área surpreende um pouco. Infelizmente eu não tive a felicidade de fazer o gol. (...) Se eu não me engano, tivemos 70% de posse de bola, está faltando o gol. Acho que está faltando sorte também para a gente sair dos jogos com triunfo. Mas acredito que isso vai mudar pra gente – disse Renê Junior.

Por ironia ou não do destino, o Bahia encontra na próxima rodada uma equipe que também não vive o seu melhor momento quando o assunto é fazer gols. Dona do 14º aproveitamento nesse quesito no Brasileirão, a Ponte Preta marcou apenas duas vezes nos últimos seis jogos. Por conta disso, os jogadores e o técnico Gilson Kleina reconheceram a necessidade de buscar um centroavante para melhorar a média do time.

Peça que o Bahia conseguiu contratar e que aposta as suas fichas para um bom desempenho na próxima partida. Depois de estrear contra o Fluminense, Rodrigão deve ser titular pela primeira vez diante da Ponte Preta, nesta quarta-feira. O próprio técnico Jorginho, em entrevista no domingo, admitiu a possibilidade de mandar o jogador a campo. Com Rodrigão, o Bahia deve intensificar as jogadas dentro da área adversária. Das três finalizações dele na partida contra Flu, duas foram próximas ao gol.

O Tricolor encara a Ponte Preta às 19h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira, no estádio Moisés Lucarelli. Em 16º lugar, com 12 pontos conquistados, o Bahia precisa de um triunfo para não correr o risco de entrar na zona de rebaixamento nesta rodada.

Fonte: Globo Esporte