Postado por - Heitor Montes

Jogadores do Bahia tentam explicar baixo rendimento fora de casa

Neste Campeonato Brasileiro, o Bahia não tem tido fora de casa, o mesmo desempenho que apresenta nos seus domínios. O técnico Guto Ferreira e os jogadores tentam, mas não conseguem explicar os motivos desta disparidade. No último domingo (13), o Tricolor atuou em casa contra o São Paulo e não teve seu melhor desempenho, mas conseguiu se impor em alguns momentos da partida e vencia o jogo até os 47 minutos do segundo tempo, quando a equipe paulista conseguiu o empate.

No próximo sábado (19), o Bahia pode mudar esta história e conseguir uma boa atuação fora de casa. O Tricolor irá viajar até São Paulo para enfrentar o Palmeiras.

O Tricolor ainda não pontuou fora de casa neste Brasileirão. Foram duas partidas e duas derrotas. Na estreia, a equipe perdeu por 2 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, e na 4ª rodada, o Bahia perdeu, também por 2 a 0, para o Sport, na Ilha do Retiro. Já dentro de casa, o cenário é o inverso: o Tricolor ainda não perdeu. Foi um triunfo (contra o Santos) e dois empates (Atlético-PR e São Paulo).

Das duas partidas como visitante, a pior atuação foi contra o Internacional. A equipe não se encontrou em campo e o adversário conseguiu vencer sem fazer esforço. Na partida contra o Sport, o Bahia começou bem, mas não conseguiu manter o ritmo e foi dominado pela equipe pernambucana ainda no primeiro tempo.

O lateral-esquerdo Léo lembrou a partida contra o Sport e diz ter ficado chateado com a forma que a equipe foi derrotada:

Eu, particularmente, fiquei muito chateado quando cheguei em casa. Não gosto de perder. Me cobro muito. A gente estava se cobrando internamente, para o mesmo jeito que a gente joga em casa, a gente possa jogar fora. O negócio é se cobrar e trabalhar, para dar bons resultados a torcida .

Quando atua em casa, o Bahia do técnico Guto Ferreira tem características que o torcedor já conhece: marcação forte, pressão desde o início e transições rápidas da defesa para o ataque. O maior exemplo de uma vítima deste estilo de jogo é o Vasco, que perdeu por 3 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

O volante Elton acredita que o Tricolor precisa encontrar fora de casa a mesma pegada dos jogos em Salvador:

A gente está querendo achar essa pegada que a gente tem dentro de casa e propor esse jogo fora de casa. A gente está pegando o ritmo, está pegando o time correto para jogar fora de casa. Tenho certeza que nossa equipe vai evoluir muito fora de casa

O meia Zé Rafael chama atenção para os espaços que o Bahia pode estar cedendo por ser um time ofensivo:

Nossa equipe em casa, todo mundo sabe a força que o Bahia tem. Nosso mando de campo, até mesmos os maiores clubes do país, respeitam o Bahia, sabem da nossa força aqui. Acho que a gente ainda não encontrou esse “time” de jogar fora de casa, de ter a mesma postura. Mas isso também é devido às características dos outros times. Nossa equipe, por ser uma equipe que gosta de jogar, de ser ofensiva, as vezes acaba cedendo os espaços. Isso, jogando fora de casa, muitas vezes pode ser mais letal. Acho que nossa equipe vai ter um tempo para organizar parta que a gente consiga encaixar esse time de jogar dentro e fora de casa

Após o empate contra o São Paulo, o Bahia está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Tricolor é o 17º colocado, com cinco pontos.