Postado por - Newton Duarte

'Jogo bom é teste para cardíaco', diz Jean pedindo paciência com o elenco

Jean pede paciência com elenco e diz que jogo bom é “teste para cardíaco”

Goleiro do Bahia comenta falha de companheiro de equipe diante do Sport e garante estar pronto para encarar finais da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano

"Torçam, cantem os 90 minutos", pede goleiro Jean à torcida do Bahia (Foto: Divulgação/EC Bahia)

Nas últimas três partidas que disputou, o Bahia deu trabalho ao torcedor. Diante do Sport e do Juazeirense, viradas emocionantes, que deram à torcida a angústia de temer pela eliminação na Copa do Nordeste e no Campeonato Baiano. Contra o Nacional-AM, o tricolor viu o adversário empatar e ter a vaga na próxima fase da Copa do Brasil nas mãos até os 44 do segundo tempo, quando Kieza sacramentou a classificação. Três partidas com placar de 3 a 2 que tiraram a torcida do sério e testaram a saúde de muitos cardíacos estado afora.   

Apesar da agonia, a torcida do Bahia ainda não tem previsão de jogos tranquilos pela frente. Com duas finais adiante, a expectativa é de mais sofrimento, diante de Ceará e Vitória da Conquista, e esperança de desfechos tão felizes como os anteriores. Mas, para o goleiro Jean, assim que é bom. Ele define como “teste para cardíaco” o conceito de um bom jogo de futebol.   

- A gente vai tentar tranquilizar o torcedor. Tomara que não precisem sofrer tanto assim. Mas são dois grandes times. Vitória da Conquista e o Ceará. Então eles também não vão pensando que vai ser fácil, que não vão sofrer. Jogo bom é jogo emocionante, teste para cardíaco – afirmou, aos risos.  

Com a expectativa de jogos difíceis nas finais, Jean pede paciência à torcida. Não apenas com o rendimento do time, mas também com as atuações individuais. O goleiro comentou a falha de Douglas Pires diante do Sport na Arena Fonte Nova e pediu que os torcedores não parem de cantar, mesmo que estejam insatisfeitos com o que estiver sendo apresentado em campo. Segundo ele, a receita para melhorar a qualidade do futebol no duelo é cantar a plenos pulmões para incentivar os atletas.  

- Eu considero o Douglas como meu pai aqui. A gente brinca, diz que é pai e filho. O torcedor tem que ter um pouco de calma, não só com o Douglas, mas com todos os jogadores do Bahia. Porque todo goleiro está sujeito a falhar, eu estou sujeito a falhar. A qualquer momento, posso ir num jogo e falhar. E, em vez de os torcedores vaiarem a gente, quero que eles apoiem a gente. Torçam, cantem os 90 minutos. Isso que é Bahia. A gente estava perdendo de 2 a 0 ontem, eles cantaram, cantaram... E a gente virou. É isso que peço para os torcedores, que, em vez de vaiar, eles motivem a gente, cantem até o final. Porque, no final, vai dar tudo certo - garantiu.  

Aos 19 anos, com passagem recente pela Seleção Brasileira Sub-20, Jean garante que está pronto para encarar as próximas partidas, que serão decisivas. Ciente de que o torcedor se acostumou a ver sob a meta a experiência de Marcelo Lomba, ele diz que a nova safra de arqueiros do Tricolor não deixa a desejar e destaca a individualidade de cada atleta.  

- Eu me acho pronto, sim. Lomba foi um grande goleiro, um ídolo para a torcida. Aprendi muito com ele, quando estava ali, treinava com ele. Temos quatro grandes goleiros, o Guido, o Omar, o Douglas, eu. O torcedor pode ficar tranquilo, porque a gente está bem servido de goleiros. Agora é ter um pouco de paciência. Lomba era um de um jeito, Jean é de outro jeito. Cada um vai ter seu jeito. Mas vai dar tudo certo. O torcedor pode ficar tranquilo, porque a gente vai dar conta do recado - finalizou.  

Bahia e Ceará se enfrentam às 22h desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova.