Postado por - Newton Duarte

Jogos da Juventude: Com direito a Recorde mundial, Brasileiro ganha 3ª medalha

Natação dá terceiro ouro para o Brasil nos Jogos da Juventude

O brasileiro de apenas 18 anos também faturou sua terceira medalha nos Jogos da Juventude, sendo a primeira de ouro

Matheus comemorou conquista

O nadador Matheus Santana faturou nesta sexta-feira a terceira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, que estão sendo realizados em Nanquim, na China. Ele foi o mais rápido na final dos 100 metros livre e, de quebra, bateu o recorde mundial júnior da prova. Matheus fechou os 100 metros livre em 48s25, superando o recorde de 48s35 que ele mesmo havia cravado em maio.

O brasileiro de apenas 18 anos também faturou sua terceira medalha nos Jogos da Juventude, sendo a primeira de ouro - as outras haviam sido de prata, nos 50 metros livre e no revezamento 4x100 metros livre misto -, confirmando ser mesmo a grande revelação da natação nacional. O ouro desta sexta-feira ainda serviu como uma espécie de revanche para Matheus, que havia sido derrotado pelo chinês Hexin Yu na final dos 50 metros livre.

Nos 100 metros, porém, foi a vez do brasileiro subir no lugar mais alto do pódio, deixando o rival com a prata - fez o tempo de 49s06. O bronze ficou com o alemão Damian Wierling, que terminou com a marca de 49s07. “Foi um dia incrível, que vou lembrar para o resto da minha vida. Foi o meu primeiro ouro olímpico e isso é uma coisa que emociona. Não tem nem como expressar em palavras. Se eu disser que estou muito feliz é pouco”, comemorou Matheus, que fez, inclusive, o quinto melhor tempo do ano nos 100 metros livre na categoria adulta - Cesar Cielo, por exemplo, tem 48s12 em 2014.

Essa foi a nona medalha conquistada pelo Brasil nesta edição dos Jogos da Juventude, um recorde na participação brasileira na história da competição. Agora, são três de ouro, sendo os outros no tae kwon do e no judô, cinco de prata (duas na natação, uma no hipismo, uma na ginástica artística e uma no judô) e um de bronze, no tênis de mesa. E essa conta ainda vai aumentar, porque o Brasil já tem mais duas medalhas garantidas em Nanquim, ambas no tênis. Orlando Luz está na final da chave de simples e também se classificou, ao lado de Marcelo Zormann, para a disputa do ouro nas duplas.

Ainda restam cinco dias de competições, e o país segue com boas chances de ampliar ainda mais sua relação de láureas. Em algumas modalidades, como vela, ginástica artística, vôlei de praia e tiro com arco, o Brasil está bem cotado para obter sucesso novamente.

Medalhas em provas entre países

Ouro

Matheus Santana (natação - 100m livre)

Layana Colman (judô - categoria até 52kg)

Edival Marques (taekwondo - categoria até 63kg)

Prata

Matheus Santana (natação - 50m livre)

Natação (revezamento 4x100m livre misto)

Flavia Saraiva (ginástica artística - individual geral feminino)

Bronze

Hugo Calderano (tênis de mesa - individual masculino)

Medalhas em competições continentais ou entre equipes internacionais

Prata

Layana Colman (judô - torneio por equipes internacionais)

Bianca Rodrigues (hipismo - torneio por equipes continentais)

Veja a Prova como foi: