Postado por - Newton Duarte

Joia da base do Bahia morre aos 19 anos vítima de leucemia

Ex-jogador da base do Bahia morre aos 19 anos vítima de leucemia

Ex-companheiros lamentam a morte de Paulo Henrique, que também tinha passagem pela Seleção Sub-15. Ele descobriu a doença após passar mal durante

Paulo Henrique, ex-jogador da base do Bahia, morre aos 19 anos (Foto: Divulgação / EC Bahia)

Ex-jogador das divisões de base do Bahia, o jovem Paulo Henrique, de 19 anos, não resistiu à luta contra a leucemia e morreu nesta quinta-feira. Ele descobriu a doença quando atuava pelo clube baiano, no início de 2014, depois de passar mal em uma atividade realizada no Fazendão, centro de treinamento tricolor. Desde então, foi obrigado a deixar o futebol para realizar o tratamento.

Paulo Henrique, que se destacava na base do Bahia, chegou a passar por um período de testes em um clube da Áustria. Pela Seleção Brasileira, o jovem disputou a Mini-Copa América na categoria sub-15 e foi campeão do torneio. Treinador da equipe sub-16 do Tricolor, Edson Fabiano fez um desabafo em sua página em uma rede social.

- Muito triste, sem chão. Mas o chamado de Deus é uma ordem e só Deus sabe o quanto ele foi guerreiro e lutou até fim, nos deixando um grande aprendizado. Um excelente ser humano, um dos melhores atletas com quem trabalhei em minha vida, respeitador, disciplinado e muito bom de bola. Mas agora Deus o chamou, ele sabe que Paulo Henrique não merecia tanto sofrimento. Descanse em paz, Paulinho; que o seu sorriso e sua alegria estará em nossos corações – postou.

Volante Danilo, do Valência, lamenta morte de Paulo Henrique (Foto: Reprodução / Internet)

Jogador do Valência e capitão da Seleção Brasileira sub-20, o baiano Danilo também lamentou o ocorrido através das redes sociais.

- Acordar com essa notícia triste. Que Deus te guarde em um lugar lindo. Valeu ter sua amizade. Vai deixar saudades. Só lembranças. #GrandePH10 – lamentou.

Revelado na base do Bahia e atualmente jogando pelo Jacobina, o volante Anderson Mello também deixou sua mensagem.

- Hoje ele se foi. De ontem para hoje, Paulo Henrique piorou e veio a falecer. Tristeza total, perdemos um grande ser humano e uma grande joia – diz.

Paulo Henrique será sepultado no sábado, no município baiano de Coaraci. O enterro acontece no domingo.

Bahia emitiu 'nota de pesar', confira:

Nota de pesar

PH lutou bravamente contra a leucemia

A diretoria do Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade à família de Paulo Henrique Freitas Oliveira, atleta da divisão de base tricolor, que faleceu na noite desta quinta-feira (24), em Belo Horizonte.

O promissor atacante de 19 anos, nascido em maio de 1996, lutou bravamente contra a leucemia desde o primeiro semestre de 2014, mas infelizmente acabou não resistindo ao tratamento.

O corpo de Paulo Henrique chegará a Coaraci, no interior baiano, neste sábado (26), e será sepultado diante dos familiares no domingo (27), pela manhã, no cemitério municipal da cidade.

O Esquadrão prestará homenagem a PH no jogo contra o Luverdense, neste sábado, no Mato Grosso, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, solicitou um minuto de silêncio para todas as partidas das categorias de base e profissional, envolvendo o clube, neste final de semana.

Paulo Henrique foi campeão estadual pelo Bahia nas categorias sub-16, sub-18 e sub-20 e também conquistou os títulos da etapa brasileira da Copa Nike, da Copa Metropolitana sub-17, da Copa Catalão, da Copa Cerquilho e da Copa Irecê (duas vezes), quando foi artilheiro e eleito o melhor jogador.

Convocado pela seleção brasileira sub-15, ganhou a Mini Copa America na Venezuela, em 2011.

Um Guerreiro Tricolor.