Postado por - Newton Duarte

Joia da base do Esquadrão luta contra doença rara entre atletas profissionais

Promessa do Bahia luta contra doença rara entre atletas profissionais

Jacó, 18 anos, tem trombose, doença caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo

A disputa da Copa São Paulo é cercada de expectativas por torcedores de todo o Brasil. Na competição, se destacam jovens valores que podem virar o futuro dos clubes. No Bahia, não é diferente. Nas últimas edições do torneio, o Tricolor despontou com várias promessas. Neste ano, mais uma vez existe a esperança de que o clube apresente atletas de potencial na competição. Um dos jogadores que chamam a atenção no grupo baiano é o atacante Jacó, que no fim de 2014 chegou a ser relacionado por Charles Fábian para a reta final do Campeonato Brasileiro.

Com 18 anos, Jacó viaja para São Paulo com um drama pessoal na bagagem. Recentemente, o atacante descobriu que está com uma trombose, doença caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas.  Na maior parte dos casos, a doença atinge pessoas com idade avançada ou de pouca mobilidade. Raramente ocorre entre atletas profissionais. É ainda mais improvável que atinja um jogador profissional em início de carreira.

Trombose jogador do Bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)

Trombose jogador do Bahia (Foto: Reprodução / TV Bahia)

- Ele é um atleta jovem. Muito difícil de acontecer. Mas ele vem sendo acompanhado por um angiologista e tem feito o tratamento – afirma Ivan Guerra, médico do Bahia.

Jacó tem recebido medicamento especial para tratar da doença. O tratamento exige mais cuidado do jogador, já que os remédios são anticoagulantes e afinam o sangue. Qualquer ferimento pode se tornar um problema sério para o atacante.

- Tem um problema é que não posso ter choque. Se sangrar, sangra mais porque o remédio afina o sangue. Tem que tomar cuidado – comentou o jogador.

O Bahia está no Grupo E da Copa São Paulo, juntamente com Audax-SP, Comercial-MS e Grêmio Prudente. O Tricolor estreia na competição no domingo, às 16h, no Prudentão, contra o Comercial.