Postado por - Heitor Montes

Jorginho confirma Lucas Fonseca, lamenta ausência de Allione e elogia garotos da base

A partida contra o Fluminense, marcada para domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, contará com o retorno de Jorginho à área técnica do Bahia. Expulso na derrota para o Flamengo, o treinador não ficou na beira do campo no empate em 0 a 0 com o Vitória, no último domingo, no Barradão. De longe, ele acompanhou o Tricolor sofrer para garantir um ponto. Nesta terça-feira, ele falou sobre a experiência e sobre a atuação do time no clássico.

- Na realidade já é ruim para um ex-atleta ficar de fora, é uma sensação que a gente tem que se adaptar. Tenho dez anos como treinador, mas as vezes dá vontade de entrar em campo, cruzar umas bolas, mas não pode mais. Quando se fica de fora completamente, não se tem condições de passar recado, motivação, organização. É muito difícil. A gente se sente impotente. Trabalhamos bastante durante a semana, infelizmente não foi um grande jogo. Pelo que me lembro, desde que cheguei aqui, foi o pior jogo que fizemos. Não nos encontramos, não sei se foi ausência da torcida, o campo adversário. O rival teve maior controle do jogo – comentou o técnico em entrevista para o Programa do Esquadrão, programa de rádio oficial do clube.

Além de Jorginho, o Bahia voltará a contar com o zagueiro Lucas Fonseca na partida contra o Fluminense. Também expulso contra o Flamengo, o defensor cumpriu suspensão automática no Ba-Vi. O técnico tricolor antecipou que Lucas volta a fazer dupla com Tiago na partida do próximo domingo.

- Lucas é um jogador experiente. Essa experiência conta bastante. Foi expulso, mas no todo mantém o equilíbrio, até mesmo emocional muito grande. Foi uma grande surpresa ele estar envolvido na questão do temperamento, a gente espera que não ocorra mais. Ele é fundamental pelo posicionamento, não que o Eder e o Rodrigo tenham jogada mal. Mas o Lucas volta na condição de titular.

Em contrapartida, Jorginho não terá à disposição no fim de semana o meia Allione, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O treinador avalia que o Bahia terá a oportunidade de ver como o time se comportar com jogadores de características diferentes das que o argentino possui. Gustavo Ferrareis ou Vinícius são os candidatos a compor a equipe principal. Mendoza também pode jogar no setor, caso Edigar Junio se recupere de uma tendinite.

- Allione é taticamente muito importante para construção o trabalho, mas temos outras possibilidades, jogadores de condições diferentes, não tático, mas de velocidade, mais força – avaliou.

Recentemente, Jorginho completou um mês de trabalho no Bahia. Além de se adaptar a clube, o treinador aproveitou o período para observar atletas das categorias de base. E três jogadores chamaram a atenção.

- Sempre gostei de trabalhar com jogadores mais jovens, é o futuro do Bahia. São jogadores de muita qualidade. O [Junior] Brumado é o mais jovem, temos que ter tempo maior para trabalhar. Quero mais mobilidade dele. Ele tem muita presença na área, é muito forte no confronto. Mas acho que ele tem mais condições, cobro mais movimentação, peso, ele não pode ter percentual de gordura acima do ideal. É importante ele estar preparado. O Douglas é veloz, tem força, marca bem o lateral quando ataca pelo lado. Tem poderio ofensivo muito grande. Vai crescer muito. O Everson, se olhar para trás, lembro do Aldair. Baiano, com condição excepcional. Guardada as devidas proporções, ele é muito jovem, mas tem muita qualidade. Sem dúvida é um grande jogador para o futuro.

Confira outras declarações de Jorginho:

Ver o jogo de cima

- É muito difícil ficar longe. De cima, a gente tem visão mais ampla. Se bem que o local que a gente viu o jogo não foi privilegiado. Foi uma equipe diferente de como a gente vinha jogando. Isso foi apenas um jogo ruim que fizemos. Não tinha nada a ver. Equipe estática, não buscava a troca de posições, a pegada forte. Fizemos um ponto, mas o resultado não condiz com o que foi a partida.

Semana de treinos

- Fundamental. Que a gente coloque em prática, que volte a jogar bem e conquiste os pontos. Queremos ter ume excelente rendimento e conquistar os pontos que precisamos.

Fluminense

- Equipe que a gente sabe que é muito veloz, tem seus defeitos, dificuldades, a gente observa bem. Vamos explorar bastante os treinos dessa semana em cima dessas dificuldades conheço bem a equipe do Fluminense, muitos jogadores trabalhei contra quando estive no Vasco. A gente vê as condições positivas e negativas desse time. Todo jogador viu o jogo, a comissão técnica, vamos trazer nossa observação para os treinos.

Fonte: Globo Esporte