Postado por - Heitor Montes

Jorginho é demitido do comando do Bahia após derrota para o Sport

Jorginho não é mais técnico do Bahia. No início da tarde desta segunda-feira, o clube baiano anunciou, por meio de nota, a demissão do treinador. A decisão ocorre um dia após a derrota para o Sport, na Arena Fonte Nova, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O auxiliar Luis Carlos Quintanilha e o preparador físico Joelton Urtiga também deixam a agremiação. Preto Casagrande comanda a equipe de forma interina na partida contra a Chapecoense.

O diretor de futebol do Bahia, Diego Cerri, conversou com jornalistas no embarque da delegação tricolor rumo a Santa Catarina, no início desta tarde. Segundo ele, a decisão pelo desligamento foi ponderada, tomada depois de muita conversa. Apesar de contrária à filosofia da direção, que costuma defender trabalhos duradouros de comissões técnicas, o dirigente reafirmou que este era o caminho a ser tomado.

- Conversamos muito sobre a situação e optamos, nesse momento, pela saída da comissão técnica liderada pelo Jorginho. A gente conversou bastante, inclusive com o Jorginho também. Uma decisão ponderada. A gente achou que esse era o caminho. Não é algo que a gente acredite no futebol, que a gente tem que mudar toda hora. Não estamos fazendo isso achando que vamos resolver todos os problemas da equipe, mas a gente vai, sim, continuar dando uma estabilidade para o grupo. Só que agora vamos trazer um outro treinador. Vamos com calma buscar alguém com o perfil que a gente acha adequado para continuar o trabalho aqui no Bahia - afirmou Cerri.

Questionado sobre o que deu errado no trabalho de Jorginho, o diretor evitou citar tópicos individuais. Ainda assim, ele deixou claro que o rendimento ruim do Bahia em casa pesou bastante para a tomada de decisão.

- É difícil pontuar agora. Uma coisa que a gente tem que conversar bastante. A verdade é que, nos últimos jogos em casa, a equipe não conseguiu jogar como a gente esperava. Acabou não conseguindo os resultados. Isso traz um peso, uma pressão. O último jogo nosso ontem não foi um jogo que a gente desejava. Todo mundo colocou muita expectativa na reação dentro de casa. O aproveitamento fora de casa não é ruim com o Jorginho, mas dentro de casa a gente esperava um pouco mais. Ao término desse jogo a gente conversou bastante e achou que era o momento de trocar. Tem alguns pontos que a gente internamente vai discutir - declarou.

Os nomes dos técnicos que estão nos planos do Bahia seguem sob sigilo. Diego Cerri preferiu evitar falar sobre um novo treinador e fez elogios a Preto Casagrande, auxiliar que vai comandar a equipe na partida desta quarta, contra a Chapecoense. Ele afirmou que a contratação do novo comandante será feita com cautela.

- Prefiro não falar nada disso. O Preto Casagrande é um cara que conhece muito bem a equipe, é um cara que está como auxiliar do clube há muito tempo e tem todas as condições de fazer esse jogo. Não vamos fazer nada acelerado só para dar uma resposta. A gente vai fazer com convicção e trazer um treinador que a gente acha que tem o perfil para seguir o trabalho.

O histórico de Jorginho

Substituto de Guto Ferreira, Jorginho foi anunciado como novo treinador do Bahia no dia primeiro de junho. Na chegada ao novo clube, o treinador mostrou otimismo e busca por grandes conquistas. Contudo, a falta de resultados e rendimento do time provocaram o término precoce da passagem de Jorginho pelo Bahia. Ao todo, o técnico comandou a equipe em 14 jogos e somou quatro vitórias, seis derrotas e quatro empates. Um aproveitamento de 38,1%.

No último domingo, no segundo tempo da partida contra o Sport, torcedores presentes na Arena Fonte Nova protestaram e pediram a saída do treinador. Durante a coletiva, Jorginho mostrou irritação ao ser questionado sobre o estilo de jogo que o Bahia tinha com Guto Ferreira.

- Não sou igual ao Guto. Não quero me comparar, mas você tem que lembrar que as condições de jogo são completamente diferentes. Não é Copa do Nordeste, não é Campeonato Baiano. É a Série A do Brasileiro. Sou um treinador diferente do Guto, e o Guto não está mais aqui - disse.

Com Jorginho, o Bahia acumulou uma série de cinco jogos sem triunfos em casa. A última vez que o Tricolor venceu em casa foi em junho, contra o Cruzeiro, segunda partida do técnico pelo clube. A sequência ruim inclui derrotas para Palmeiras, Flamengo e Sport, e empates com Avaí e Fluminense.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo Bahia

"O Esporte Clube Bahia comunica que Jorginho não é mais o técnico do Tricolor.

O auxiliar Luis Carlos Quintanilha e o preparador físico Joelton Urtiga também deixam o Esquadrão.

Sob o comando de Jorginho, em 14 rodadas do Campeonato Brasileiro, o time venceu 4 jogos, empatou 4 e perdeu 6 partidas.

O auxiliar Preto Casagrande comandará a equipe de maneira interina no jogo desta quarta-feira (2), contra a Chapecoense, em Santa Catarina.

O diretor de futebol Diego Cerri atenderá a imprensa no embarque da delegação, nesta segunda (31).

O Bahia agradece os serviços prestado e deseja boa sorte no prosseguimento da carreira de Jorginho, Luisinho e Joelton".

Fonte: Globo Esporte