Postado por - Newton Duarte

Jornal alerta para manipulação de resultados no Mundial

New York Times alerta leitores para manipulações na Copa

Jornal americano relembrou casos de 2010 para falar da vulnerabilidade da compra de resultados no megaevento

New York Times relembra casos de manipulação de resultados

NOVA YORK — Às vésperas da Copa do Mundo, a vulnerabilidade da compra de resultados de jogos no megaevento foi destaque no New York Times. O jornal americano lembrou o caso do juiz niger Ibrahim Chaibou que recebeu a propina de U$S 100 mil para manipular o goleada da África do Sul por 5 a 0 sobre a Guatemala, em 31 de maio de 2010, no Soccer City.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Vem aí:#NaCopaComTorcidabahia.com

A partida era um dos eventos-testes para a Copa da África. Na ocasião, Ibrahim marcou dois pênaltis por toque de mão na bola a favor dos donos da casa. À época, a Fifa admitiu a possibilidade de manipulação e abriu uma investigação.

Conheça o Scout torcidabahia.com

O New York Times também faz menção a duas arbitragens suspeitas nesse mesmo período para lembrar que os resultados na Copa do Brasil podem ser alterados. A primeira seria a vitória da África do Sul sobre a Colômbia, por 2 a 1. Todos os gols da partida foram anotados em pênaltis. Outro jogo seria a vitória de 3 a 1 dos Estados Unidos em cima da Austrália.

A Fifa reconhece de que a possibilidade de alteração de resultados não é invenção. De acordo com o chefe de segurança da entidade, Ralf Mutschke, o risco existe pelo alto valor de apostas nos jogos do megaevento.


Fonte: O Globo

Foto: Arquivo – O Globo