Postado por - Heitor Montes

Juninho Capixaba celebra carinho da torcida e aprova momento da estreia

O atacante Mendoza pode até ter feito dois gols e ter sido decisivo contra o Vasco, mas nenhum jogador do Bahia foi tratado com mais carinho pela torcida na partida do último domingo que o lateral-esquerdo Juninho Capixaba. Pedido antigo dos tricolores no time titular, Juninho fez, diante dos cariocas, o seu primeiro jogo na equipe principal do Bahia no Campeonato Brasileiro. E não precisou de muito para agradar.

A cada toque correto na bola, desarme ou boa jogada de Juninho Capixaba, os torcedores vibravam na arquibancada e incentivavam o jogador. Atitude que serviu de incentivo para o garoto de 20 anos, formado nas categorias de base do clube.

- A torcida é aquele nosso combustível extra dentro de campo. Eles sempre nos apoiam muito, são muito importantes, então fico feliz com esse carinho da torcida do Bahia e espero retribuir com bons jogos dentro de campo, ajudando a equipe juntos dos meus companheiros – disse Juninho Capixaba em entrevista ao GloboEsporte.com.

A tão aguardada estreia de Juninho como titular do Bahia era esperada há algum tempo pela torcida. Descontentes com o rendimento do então titular Armero e do primeiro substituto, Matheus Reis, os tricolores se manifestavam em redes sociais a favor da entrada de Juninho. Muito disso por conta do que viram nas apresentações do jogador durante o Campeonato Baiano, quando o então técnico Guto Ferreira escalou um time B para jogar parte da competição.

- Cheguei a ver sim [os pedidos da torcida], alguns amigos comentaram. Legal esse carinho da torcida, mas temos que trabalhar sempre no dia a dia com muito respeito e foco para podermos estar preparados quando a oportunidade chegar – acredita o lateral do Bahia.

Contra o Vasco, Juninho fez apenas o segundo jogo no Campeonato Brasileiro, nono dele no time principal do Bahia ao longo da temporada, números inferiores ao aproveitamento de Armero (21 jogos) e Matheus Reis (24) em 2017. O lateral, contudo, não se viu desprestigiado no elenco e afirmou que aprendeu muito com Guto Ferreira e Jorginho, treinadores que passaram pelo clube no ano.

- Cada treinador tem o seu estilo de trabalho. Importante que eu cresci tanto com o Guto quanto com o Jorginho. São dois treinadores experientes, então pude aprender com eles. Eu segui trabalhando forte, procurando evoluir, como eu sempre fiz aqui no Bahia.

"Preto me passou muita confiança", diz Juninho Capixaba (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

A estreia

Em sua primeira partida como titular do Bahia no Campeonato Brasileiro, Juninho Capixaba foi responsável, segundo o site Footstats, por 56 passes certos e quatro errados, um desarme, uma finalização, três faltas recebidas e duas cometidas, números que mostram uma participação discreta do jogador ao se lançar ao ataque. Na defesa, Juninho foi seguro e não comprometeu.

- Nós temos que ter muita atenção na defesa e, quando tiver a oportunidade, atacar. Então depende de como está o jogo, mas em nenhum momento me senti inseguro. Estava muito confiante e preparado. Graças a Deus, tudo deu certo para o time, todos estavam focados, e fizemos uma grande partida.

A atuação de Juninho rendeu elogios do técnico interino Preto Casagrande. O treinador ponderou, porém, que o jogador está em evolução e que é preciso não se empolgar com o “oba-oba”.

- Contra o São Paulo, tinha dado indício que estava preparado. É um menino que trabalha com muita disposição, disciplina, mas a gente tinha que ter o momento certo de colocá-lo. Acho que hoje foi o momento ideal, ele correspondeu. A gente sabe que vão existir os elogios, oba-oba. Cabe a ele, que não tem nada feito ainda, tem uma carreira brilhante ainda. Tem que continuar trabalhando para dar sequência.

Feliz pela estreia, Juninho Capixaba não vê como tardia a sua entrada no time titular do Bahia. Muito pelo contrário. Assim como Preto Casagrande, o jogador acredita que entrou na equipe principal no momento certo.

- Concordo, sim. Eu sempre trabalhei para que, quando chegasse a oportunidade, eu pudesse fazer o meu melhor. Graças a Deus, consegui fazer um bom jogo contra o Vasco, o professor Preto me passou muita confiança, tranquilidade, assim como todo o grupo. Então estou muito feliz por esse jogo.

O rendimento contra o Vasco ainda não garante Juninho Capixaba como titular do Bahia nos próximos jogos. Nem qualquer outro jogador. Com uma semana livre pela frente para treinamento, Preto afirmou que ainda é cedo para definir a equipe que vai enfrentar o Botafogo, no próximo domingo.

Fonte: Globo Esporte