Postado por - Heitor Montes

Juninho revela segredo para fazer tantos gols de falta: Dedicação

Autor do gol da vitória do Bahia na última partida contra o Vila Nova, Juninho é o vice-artilheiro do time na Série B do Brasileiro: "Está sendo um ano fantástico para mim"

Autor do gol da vitória do Bahia na partida da última sexta-feira, contra o Vila Nova, o volante Juninho tem mostrado a cada jogo um repertório dos mais variados nas cobranças de faltas. Não à toa, a eficiência fez com que o jogador se tornasse o vice-artilheiro do time na Série B do Campeonato Brasileiro, com seis gols - quatro deles marcados em finalizações de bola parada.

Feliz pelo momento artilheiro, Juninho não se vê como único responsável pela vitória tricolor. Em entrevista coletiva concedida neste domingo, o jogador fez questão de destacar também a contribuição dos companheiros.

A felicidade é muito grande. Está sendo um ano fantástico para mim. Estou conseguindo fazer a minha função muito bem. Poder ajudar fazendo gols é inexplicável. Não tenho nem palavras para agradecer a Deus. Como o torcedor vem falando, foi meu gol, mas também foi a trave que nos ajudou, a defesa do Muriel, a zaga que se comportou bem. Tudo está conspirando a nosso favor. A torcida pode ficar confiante que nós vamos nos dedicar ao máximo

Natural do Rio de Janeiro, Juninho afirma que a inspiração para as cobranças vem de craques que já passaram pelo Bahia, a exemplo de Uéslei, Lima Sergipano e Preto Casagrande, e também do seu xará do Rio.

Já ouvi falar sim [em Uéslei]. Não acompanhei eles muito até por eu morar no Rio. Acompanhei muito o Juninho Pernambucano, que é um cara que eu vi de perto e eu achava um cobrador fantástico, fazia muitos gols. Mas já ouvi falar sim do Lima e do Uéslei, Preto Casagrande. A gente se espelha nesses caras, mas tem que trabalhar muito. É muita dedicação nos treinos, porque, quando chegar no jogo, não vai conseguir concluir no gol. É continuar trabalhando com muita humildade para as coisas continuarem acontecendo

Quanto ao repertório para as cobranças de falta, Juninho explica que trabalha diversas situações ao longo dos treinamentos e também que procura conversar com os companheiros. No último gol, ele revela que como chegou à decisão de como seria a batida.

A gente tem que trabalhar diversas situações, porque no jogo acontecem situações diferentes, muitas possibilidades. Já tinha tentado essa cobrança no jogo contra o Paraná, no primeiro turno, e a bola pegou na trave. Dessa vez eu fui feliz e pude ajudar a equipe. [...] A barreira estava próxima e era alta. Como era uma falta muito perto, conversamos na hora, eu, Régis e o Tiago. Se fosse bater por cima da barreira, a possibilidade da bola cair em gol era muito difícil pela distância. E tinha que tirar um pouco da força para a bola passar pela barreira. E aí a batida era mais para o Régis. E o Tiago tinha a opção da batida forte no canto do goleiro. Agora, a gente analisou rapidamente ali e viu que, se colocasse o Edigar por fora da barreira, para bater por fora, tinha chance. Graças a Deus eu fui feliz e pude ajudar o Bahia mais uma vez

A próxima partida de Juninho com o Bahia acontece nesta terça-feira, quando o time enfrenta o Sampaio Corrêa, na Arena Fonte Nova, às 20h30 (de Salvador). Com 56 pontos, o Tricolor ocupa a quarta posição na tabela da Série B.

Fonte: Globo Esporte