Postado por - Heitor Montes

Em entrevista, Júnior Brumado evita empolgação após primeiro gol na Série A

Na tarde desta segunda-feira (23), o atacante Júnior Brumado concedeu entrevista coletiva no Fazendão. O jogador, de apenas 18 anos, marcou, nos acréscimos, o gol do triunfo do Bahia sobre o Santos, no último sábado (21). O jovem atleta comemorou o seu primeiro gol marcado em um Campeonato Brasileiro, mas sem se empolgar. Com os pés no chão, Brumado disse não ter ficado impressionado com a repercussão do gol e destacou a necessidade de ter força mental para evoluir na carreira:

Questão de empolgação, acho que é para pessoas que têm a cabeça fraca. Vim de família humilde, tenho a humildade de reconhecer hoje o que eu fiz, meus gols. Isso não é questão de empolgação. Léo [lateral do Bahia] fala certo com a gente, porque futebol é muito rápido. Hoje você está em cima, amanhã você está embaixo. A questão de empolgação é o medo dele de eu ou outro jogador... Tem jogadores que vivem de muita empolgação, falam que vão ser isso, aquilo. Isso não passa em minha cabeça. Estou começando agora. Só procuro trabalhar para conseguir aos pouquinhos minhas coisas.

Contra o Santos, Júnior Brumado marcou seu quarto gol em 12 jogos na temporada. Campeão baiano, o jovem atacante é uma opção consolidada para Guto Ferreira no ataque tricolor.

Mesmo controlando a empolgação, o jovem atacante faz planos para o futuro. Júnior Brumado disse sonhar com o futebol europeu e com a Seleção Brasileira. Recentemente, ele foi convocado para a Seleção Sub-20, mas foi cortado por uma lesão muscular:

Meu maior sonho é jogar na Europa, Seleção Brasileira, alcançar todos os objetivos de minha vida. Aos pouquinhos. Agora consegui chegar na Seleção Brasileira Sub-20. Espero ser convocado novamente. Aos pouquinhos, a gente vai chegando lá. Não adianta ficar colocando coisa na cabeça, sendo que não é o momento. É respeitar o momento dos outros e procurar ganhar seu espaço.

Nesta quinta-feira (26), o Bahia volta a campo para enfrentar o Botafogo-PB, em João Pessoa, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Júnior Brumado diz estar pronto para jogar, se essa for a vontade do técnico Guto Ferreira.

Acho que a gente sempre tem que estar preparado. A gente quer jogar. Não importa idade, 16, 17 anos, a gente sempre quer jogar. Questão de ser titular, tem que ter paciência. O que o professor quiser colocar em campo, ele coloca. Estou aqui para jogar. Espero ser titular ou no banco para entrar e ajudar a equipe.

Confira o que Júnior Brumado falou em entrevista coletiva

Mística
- Estou tranquilo. Acho que, quando a gente entra no segundo tempo, como Guto vem falando, ele vem dizendo: “Vocês que entram no segundo tempo têm que entrar para mudar o jogo”. Eu pude ser feliz nos dois jogos e pude fazer dois gols.

Acostumado a entrevistas
- Sonhei desde pequeno, via os jogadores na televisão dando entrevista e falava: “Um dia quero ser igual a esses caras”.

Aposta com o lateral Léo
- Estava me arrumando no vestiário e ele falou que, se eu fizesse um gol, iria pagar meu almoço. Eu falei: “Pô, Léo, então acho que você vai pagar”. Aí a gente está marcando tudo certinho. Foi uma aposta boa. Pude fazer o gol e ganhar almoço de graça.

Bahia no Campeonato Brasileiro
- Quando era mais novo, vinha treinar, sempre admirei todos os jogadores. A equipe do Bahia é muito qualificada e tem o respeito de todas as equipes. Tiago, Lucas, Zé, Edigar, todos têm nome grande, têm respeito dentro do futebol.

Confiança
- Em todos os jogos, entro muito confiante, porque é minha vida. Tenho família, tenho pai, tenho mãe para ajudar. Procuro dar meu máximo, porque, se eu não fizer, ninguém vai fazer.

Nervosismo com entrevistas
- Às vezes, na minha primeira, lá no aeroporto, fiquei um pouco nervoso, mas aos pouquinhos vai melhorando.