Postado por - Newton Duarte

Jürgen Klopp, responsável pela virada do Borussia abre o jogo

Klopp diz que futebol do Borussia é como 'heavy metal' e critica Barcelona

Técnico usa metáfora ao analisar o Arsenal, rival de quarta-feira na Champions, como uma 'orquestra'. E afirma que jogaria tênis se tivesse Barça como exemplo na infância

Jürgen Klopp é talvez o maior responsável por transformar o Borussia Dortmund numa potência europeia poucos anos depois de sua falência. Irreverente e apaixonado pelo que faz, o treinador alemão concedeu longa entrevista à imprensa inglesa dias antes de enfrentar o Arsenal pela Liga dos Campeões - o jogão no Signal Iduna Park está marcado para às 17h45m (de Brasília) de quarta-feira. Sempre bem-humorado, falou sobre o próximo rival, criticou o estilo do Barcelona e, principalmente, discutiu conceitos do futebol.

De contrato renovado até junho de 2018, Klopp talvez seja o último dos românticos. É adepto das metáforas, como a que usou ao comprar o Arsenal ao seu Dortmund.

- Wenger gosta de ter a bola, jogar futebol, dar passes... É como uma orquestra. Mas é uma música silenciosa, não é? Eu gosto de heavy metal. Para mim, ele é Sir Arsène Wenger, é realmente alguma coisa, eu gosto muito dele. Mas eu sou esse cara, com cumprimentos no ar. Eu sempre quero tudo no volume máximo. Eu quero ser como uma bomba - disse.

Jürgen Klopp é a bola da vez dentro do futebol europeu

O Barça de Pep Guardiola - e que agora muda aos poucos sob comando de Tata Martino - também não escapou da língua afiada do alemão:

- Para curtir o futebol você deve fazer isso (aponta para esquerda, direita, grita para o jogador fazer o gol). É isso o que eu amo. Se o time do Barcelona dos últimos quatro anos fosse o primeiro que eu vi jogar quando tive quatro anos de idade... com a sua serenidade, ganhando de 5 a 0, 6 a 0... eu teria jogado tênis. Desculpe, mas isso não é o suficiente para mim. Não é o meu esporte. Eu não gosto de ganhar com 80% de posse de bola. O que eu amo é que existem algumas coisas que você pode fazer no futebol para permitir que cada time ganhe o maior número de jogos - contou.

Confira abaixo os principais temas da entrevista:

ARSENAL

Arsène Wenger 'rege' a orquestra do Arsenal

Wenger gosta de ter a bola, jogar futebol, dar passes... É como uma orquestra. Mas é uma música silenciosa, não é? Eu gosto de heavy metal. Para mim, ele é Sir Arsène Wenger, é realmente alguma coisa, eu gosto muito dele. Mas eu sou esse cara, com cumprimentos no ar. Eu sempre quero tudo no volume máximo. Eu quero ser como uma bomba.

Quando eu vejo o Arsenal nos últimos dez anos, é o futebol quase perfeito, mas todos nós sabemos que ele não ganhou um título. Na Grã-Bretanha eles dizem que gostam do Arsenal, mas precisam ganhar alguma coisa. Quem vence? O Chelsea, mas com um futebol diferente, eu diria. Essa é a filosofia do Arsène Wenger. Eu amo isso, mas não posso treinar (o Arsenal) porque sou um cara diferente. Você acha que algumas coisas são semelhantes? Espero que sim em alguns momentos, mas há muitas diferenças, também. Se você me olhar durante um jogo, eu comemoro quando pressionamos o adversário e a bola vai para fora.

BARCELONA

Para curtir o futebol você deve fazer isso (aponta para esquerda, direita, grita para o jogador fazer o gol). É isso o que eu amo. Se o time do Barcelona dos últimos quatro anos fosse o primeiro que eu vi jogar quando tive quatro anos de idade... com a sua serenidade, ganhando de 5 a 0, 6 a 0... eu teria jogado tênis. Desculpe, mas isso não é o suficiente para mim. Não é o meu esporte. Eu não gosto de ganhar com 80% de posse de bola. O que eu amo é que existem algumas coisas que você pode fazer no futebol para permitir que cada time ganhe o maior número de jogos.

FUTEBOL PARA KLOPP

Técnicos vão dizer que não é importante para o time deles correr mais e preferem fazer os jogos da maneira certa. Eu quero fazer jogos somente no jeito certo e correr 10 quilômetros a mais. É uma regra para dar tudo e isso pode fazer a diferença se você trabalhar mais. Se você não precisa dar tudo e ainda ganha, o que seria isso? Você não gosta desse jogo? É como se fosse assim (Klopp boceja). O quê, você pode ganhar Wimbledon assim?

Não é a estatística mais importante, mas eu adoro ler que corremos mais do que o adversário. Você pode obter o respeito se fizer isso e você tem mais chance de ser bem sucedido.

Klopp gosta de ver o seu time correndo mais que os adversários

CONFUSÃO COM QUARTO ÁRBITRO EM NÁPOLES

Eu sou um cara muito emocional. Normalmente eu sou um cara muito legal, mas se alguém aperta o botão vermelho... Pode acontecer. E o próximo problema é a minha cara (risos). O que eu amo eu faço com tudo o que tenho. Eu luto pela justiça. É um ponto muito importante para mim. Você dá tudo... Não há garantia de que você ganhará tudo, mas se der mais talvez você consiga algo.

ALEX FERGUSON

Me lembro do primeiro e único encontro com Sir Alex Ferguson durante o momento mais m. da minha vida. Ele disse "grande temporada" para mim. Mas não acho que tenha um capítulo em seu livro. Capítulo um: como está Klopp?

Vocês bebem chá às quatro da tarde e ninguém sabe o porquê no resto do mundo. Vocês dirigem no lado errado da rua. Somos diferentes. Mas tenho certeza que eu posso ter duas noites e dois dias com Sir Alex Ferguson. Eu não sei o que ele bebe. Vinho tinto, ok. Ele pode ter o seu vinho tinto. Eu prefiro cerveja.

Mas nós somos o que somos. Ele trabalhou com Ryan Giggs por 20 e tantos anos e quando Giggs ouve o seu nome ele não faz sinal de que vai vomitar. Isso é o máximo que você pode fazer na sua vida. Todos os dias, todas as conversas... Você sabe tudo sobre esse cara e ainda gostam um do outro. Isso diz tudo sobre Sir Alex Ferguson.

Ataque de nervos contra quarto árbitro em derrota para Napoli rendeu suspensão a Jürgen Klopp

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Estádio não é lugar para o 'Rei do Camarote'

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

IBRAHIMOVIC

Eu não teria nenhum problema em trabalhar com Ibrahimovic. Nos daríamos muito bem. Jogadores malucos me adoram. Não sei por qual motivo...

ALMEJADO NO VERÃO EUROPEU

Eu sei que alguns clubes estiveram interessados, é claro. Eles pensaram sobre nós. Você conhece esses clubes... Eles mudaram de treinador na última temporada. Mas não digo nada sobre isso. Em outros países também houve interesse.

O CLUBE BORUSSIA DORTMUND

O Borussia Dortmund é o único clube no mundo onde se eu falar com um jovem jogador, ele saberá que serei o seu técnico pelos próximos quatro anos e meio. Queremos viver essa situação. Os jogadores são similares aos jornalistas. Eles sempre pensam: "Ah, ele diz isso e então o Real Madrid liga e ele vai embora". Mas essa é a mensagem: todos podem ligar e nada irá acontecer. Isso é certo e depois vamos ver o que se passa com os jogadores.

A coisa mais interessante é que podemos ser o time que vence o melhor time. Você sempre quer ganhar daquele que tem mais dinheiro. O que nós fizemos em cinco anos e escrever a história, a história que talvez em 100 anos as pessoas saibam sobre.

Jürgen Klopp

Vale a pena se apaixonar por este clube porque é o futebol puro. Não é como uma grande peça como Romeu e Julieta ou algo assim. É um pouco como quando voê nasce e sua mãe está em trabalho de parto. Então, você sai e vê o que há de melhor no mundo.

O importante são as novas ideias, não o dinheiro. Queremos que esse clube continue na corrida contra esses times inacreditavelmente fortes. Não há chance de sermos o melhor time do mundo nos próximos 50 anos como Barcelona ou Bayern de Munique. Precisamos de muitas coisas.

A coisa mais interessante é que podemos ser o time que vence o melhor time. Você sempre quer ganhar daquele que tem mais dinheiro. O que nós fizemos em cinco anos e escrever a história, a história que talvez em 100 anos as pessoas saibam sobre. Podemos sair agora e tentar fazer o mesmo em outro lugar. Mas já começamos isso e agora temos a chance de dar o próximo passo.

Robben vence Weidenfeller para dar título da Champions ao Bayern: Borussia perdeu para o time rico

TIME DOS SONHOS

Eu nunca pensei sobre o meu time dos sonhos. Para mim o time dos sonhos era o Harlem Globetrotters (time de basquete nos Estados Unidos). Eu não quero ser aquele que tem mais dinheiro porque isso traz problemas. Se você tem 25 superestrelas a cada manhã você se levanta torcendo para que uma delas esteja doente. Talvez um deles com uma gripe. "Ah, você, sinto muito, você não pode jogar no fim de semana". Você espera isso porque precisa de uma razão para tirá-lo do time. Eu não quero esses problemas.


Fonte: GE.COM

Fotos: AP – EFE e Reuters