Postado por - Newton Duarte

Justiça e paixão: As diferenças no futebol fora do Brasil

Justiça e paixão: As diferenças no futebol fora do Brasil

JUSTIÇA

Acusado de fraude, ex-presidente do Dortmund tem julgamento marcado

Gerd Niebaum responderá por estelionato, fraude e falsificação de documentos no próximo dia 9 de janeiro

O Ministério Público alemão acusa Niebaum de estelionato, fraude e falsificação de documentos (Getty Images)

Depois do ex-presidente do Bayern de Munique, Uli Hoeness, retornar à prisão após obter liberdade condicional para as festas do Natal, outro ex-mandatário de um clube alemão terá que se explicar à Justiça. Dessa vez o réu é Gerd Niebaum, ex-presidente do Borussia Dortmund, cujo julgamento já foi marcado para o próximo dia 9 de janeiro.

Alexander Donschen, juiz do Tribunal Federal de Dortmund, confirmou nesta segunda-feira a informação – que já havia sido divulgada pelo jornal Sport Bild. Acusado pelo Ministério Público, Niebaum responderá por estelionato, fraude e falsificação de documentos.

O inquérito foi iniciado em 2011, posteriormente se transformando em um processo contra o ex-cartola. Um dos argumentos da Promotoria de Dortmund é o empréstimo que o dirigente de 66 anos pegou por meio de uma empresa que controlava paralelamente. O valor girava em torno de 450 mil euros (aproximadamente R$ 1,4 milhão).

As acusações vêm desde novembro de 2004, quando o Borussia Dortmund passava por uma gravíssima crise financeira. Na mesma época, Niebaum renunciou ao seu cargo na presidência do clube.

PAIXÃO PELA BOLA

MLS tem a oitava maior média de público do mundo

MLS tem a oitava maior média de público do mundo

O crescimento do futebol nos EUA é noticia há tempos. Com estádios lotados e estrelas do futebol mundial, a Major League Soccer vem mudando o panorama esportivo do país

Um dos aspectos mais impactantes desse crescimento é o surgimento de torcidas organizadas das franquias da MLS, fenômeno que inexiste nos outros esportes.

Em recente matéria da Vice Sports, a reportagem seguiu um grupo de 200 torcedores do New England Revolution em sua viagem para a final da MLS contra o LA Galaxy.

O mais interessante para o repórter foi constatar que “outros esportes tem fãs, o futebol tem torcedores”.

Outro ponto importante: como estão unidos pela popularização do futebol nos EUA, as torcidas não brigam entre si.

O soccer não está entre os esportes favoritos dos americanos. Mas a média de público da Major League Soccer é uma das maiores do planeta.

Em uma pesquisa feita pela Pluri Consultoria, a MLS aparece em oitavo lugar no ranking de média de público em campeonatos de futebol, com 18.845 espectadores por jogo. A média é muito superior à do Brasil, por exemplo, que tem uma média de 12.971 pessoas por jogo no Brasileirão.

Como a MLS conta com muito estádios pequenos, a lotação é quase total. De acordo com a pesquisa, a ocupação média dos estádios da MLS chega a 91%, contra apenas 38% do Campeonato Brasileiro. A pesquisa leva em consideração apenas os jogos dos campeonatos nacionais.

Ranking:

1. Alemanha – Bundesliga (42.646)

2. Inglaterra – Premier League (35.921)

3. Espanha – Primera División (28.616)

4. México – Liga MX Apertura (24.245)

5. Itália – Serie A (23.053)

6. Holanda – Eredivise (19.737)

7. França – Ligue 1 (19.191)

8. Estados Unidos – MLS (18.845)

9. China – Chinese Super League (18.740)

10. Inglaterra – Championship/2ª div. (17.660)

18. Brasil – Campeonato Brasileiro (12.971)