Postado por - Newton Duarte

Justiça espanhola quer o indiciamento do Barça

Justiça espanhola quer o indiciamento do Barça pela transferência de Neymar


Fiscais também querem que pai de Neymar entregue toda documentação sobre sua empresa, a N&N


GENEBRA - A Justiça espanhola pede que o Barcelona seja indiciado por crimes fiscais entre 2011 e 2013 por conta dos contratos secretos envolvidos na transferência de Neymar entre o Santos e o time catalão. Os espanhóis também exigem de Neymar todos seus contratos para avaliar se o jogador não teria cometido crimes fiscais.

Pai de Neymar pode mostrar contratos - Divulgação

Pai de Neymar pode mostrar contratos

Nesta manhã, a Audiência Nacional enviou a um juiz o pedido de indiciamento, alegando que o Barça deixou de pagar mais de 9 milhões de euros em impostos ao não declarar todos os contratos com Neymar aos fiscais de renda da Espanha. No total, contratos que chegariam a 37,9 milhões de euros jamais foram apresentados às autoridades, o que implicaria em uma suposta evasão fiscal milionária. Para os fiscais, existe uma série de "contratos simulados" e graças a uma "engenharia financeira" para burlar a receita.

"Existe toda uma série de contratos suspeitos de simulação", indicou o documento. Sete dos documentos citados estão assinados por Josep Maria Bartomeu, o atual presidente do Barcelona.Se o juiz acatar a denúncia e indiciar o Barça, o clube terá de regularizar sua situação, pagando os impostos. Mas também terá de responder criminalmente. A decisão estará nas mãos do juiz Pablo Ruz.

Mas o caso também promete afetar Neymar e seu entorno. Isso porque os fiscais querem que o juiz determine se o jogador também deveria ser cobrado por impostos desde 2013, mesmo não sendo residente na Espanha. O pedido é para que se avalie se Neymar fraudou o fisco espanhol. Se seu contrato e pagamento já existia antes de sua transferência em 2013, ele teria de ter contribuído também na Espanha.

Os fiscais ainda pedem que o pai de Neymar entregue toda a documentação existente sobre a criação e as atividades de sua empresa, a N&N. A Justiça também quer todas as declarações tributárias da companhia e de Neymar desde 2011. Lançado há poucos meses, o caso derrubou Sandro Rosell da presidência do Barcelona e abriu uma disputa judicial também no Brasil envolvendo o Santos e empresários ligados ao jogador.


SAIBA MAIS

Tabela completa da Champions League

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: Jamil Chade - O Estado de S. Paulo

Foto: Divulgação