Postado por - Newton Duarte

K dominante, G obediente, B abusado: Os segredos do KGB tricolor

K dominante, G obediente, B abusado: confira os segredos do KGB tricolor

GE.com analisa os 25 gols marcados pelo trio Kieza, Gamalho e Biancucchi. Artilheiro do Bahia na temporada, K9 tem desempenho assombroso

O Bahia conta com artilharia pesada para as finais do Campeonato Baiano. Kieza, Maxi Biancucchi e Léo Gamalho têm nos ombros a responsabilidade de furar o bloqueio do Vitória da Conquista e garantir o bicampeonato estadual que não vem desde 1994, no Ba-Vi imortalizado pelo gol salvador de Raudinei. Juntos, os atacantes que formam o tridente folcloricamente batizado de KGB marcaram 25 dos 44 gols do Tricolor baiano na temporada. Com faro de gol apurado e pé calibrado, Kieza é o principal artilheiro, com 12.

Dois dias antes do primeiro duelo das finais do Baianão, marcado para este domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio Lomanto Junior, o GloboEsporte.com saca do bolso caneta e prancheta e analisa todos os gols do KGB: de que setor do campo eles mais saem, quem é mais participativo, mais generoso, entre outros pontos. O resultado é um “K” dominante na esquerda, na direita e dentro da grande área; um “G” aplicado taticamente; um “B” que desequilibra, e ainda um “Z”, de Zé Roberto, com vocação para talismã.

Confira abaixo a análise completa do perfil de cada jogador feita pelo GloboEsporte.com e assista aos vídeos de gols que dão um bom resumo da atuação do trio KGB. 

KIEZA

Kieza é a principal peça do Bahia na temporada. E não é só pela artilharia isolada do elenco, com 12 gols. Os números e a análise do seu desempenho comprovam isso. Vamos às estatísticas. Dos 25 gols marcados pelo estimado KGB, ele participou diretamente de 18, o que corresponde a 72%. Quem agradece é Léo Gamalho, que marcou cinco vezes no ano, com quatro assistências do K9 – curiosamente, o outro do Samurai foi anotado de pênalti.

Fundamental para a boa fase do artilheiro é o seu posicionamento em campo. Com Sérgio Soares, Kieza tem liberdade para abrir pelos lados do campo, principalmente pelo esquerdo, onde saiu a maioria dos gols marcados pelo KGB (40%). Foi por ali que ele arrancou do meio-campo, driblou o zagueiro e tocou para Léo Gamalho marcar um dos sete gols do triunfo contra o Feirense, pelo Campeonato Baiano (assista ao vídeo abaixo). Pela direita, onde saíram 24% dos gols, o atacante também é atuante. Por ali, no triunfo contra a Catuense, ele fez boa jogada e novamente serviu de garçom para Gamalho, que à época marcava pela primeira vez com a camisa tricolor. Dos 16 gols marcados pelos lados do campo, Kieza participou de onze, o que totaliza 68,7%.

Se precisar de um atacante de área, Kieza também está à disposição. Como um típico centroavante, ele marcou sete dos seus 12 gols: cinco completando cruzamentos dos laterais e volantes. Aqui, temos exemplos nos dois jogos contra o CRB pela Copa do Nordeste. Em um deles, ele aproveita com cruzamento de Railan, antecipa-se aos zagueiros e marca. No outro, cruzamento de Zé Roberto e toque de letra do K9.

MAXI

Jogada que originou gol de Kieza contra o Galícia (Foto: GloboEsporte.com)

Maxi Biancucchi é o homem da habilidade no elenco do Bahia. Com liberdade para se movimentar por trás dois atacantes e cair pelos lados do campo, o argentino tem a capacidade de desmontar a defesa adversária com o drible. Kieza sabe bem disso. Na primeira partida das quartas de final do Baiano contra o Galícia, um gol coletivo: corta-luz de Tiago Real, drible de Maxi em velocidade para cima do zagueiro e passa para o K9 marcar. Na suada classificação da Copa do Brasil contra o Nacional-AM, ele faz embaixadas na entrada da área, limpa o defensor e deixa na boa para Tiago Real e Kieza (impedidos) concluírem.

O argentino também sabe fazer gol bonito. O Galícia sabe bem disso. No segundo duelo pelas quartas, ele entorta o zagueiro duas vezes antes de soltar uma bomba para o fundo das redes (assista ao gol no vídeo acima). Contra o Juazeirense, na semifinal, ele recebeu lançamento de Souza, partiu em velocidade, driblou o goleiro com um toque de cabeça e mandou para o gol.

LÉO GAMALHO

A fase de Léo Gamalho não é das melhores. A briga com as redes vem desde as quartas de final do Baianão, quando marcou pela última vez. No entanto, a moral com o comandante permanece. Por mais que não esteja na fase mais artilheira da carreira, o técnico Sérgio Soares não cansa de destacar a importante função tática exercida pelo atacante. O treinador, inclusive, atribui a Gamalho uma parte do sucesso de Kieza – centralizado, o Samurai prende os zagueiros e permite que K9 flutue pelos lados (assista ao vídeo abaixo). E quando Léo Gamalho cai por uma das pontas, um espaço se abre no meio e geralmente quem aproveita é Maxi Biancucchi, que já marcou quatro gols aproveitando rebotes. Em um deles, na goleada por 7 a 1 sobre o Feirense, o argentino aproveitou um chute na trave do próprio Samurai.

ZÉ ROBERTO

O desempenho de Zé Roberto agrada tanto que ele é o reserva que mais saiu do banco para o campo. E o jovem atacante entra para decidir. Além dos seus gols marcados contra Nacional-AM e Juazeirense, ele participou diretamente de outros quarto anotados pelo KGB. Quando o Bahia passava sufoco contra o Juazeirense, perdendo por 2 a 0, Zé entrou, fez a jogada do gol de Maxi e ainda guardou o dele (assista ao vídeo abaixo). Pela Copa do Nordeste, outra vez decidiu: foi responsável pela virada sobre o Globo FC, com duas jogadas que terminaram em gols do argentino.

Zé Roberto é quase sempre opção para o lugar de Léo Gamalho. Mais versátil, ele consegue atuar como um centroavante, mas prefere as beiradas do campo. Ele se movimenta pela direita e pela esquerda, permitindo que Kieza, geralmente mais cansado na segunda etapa, atue mais centralizado e se desloque menos.

MOVIMENTAÇÃO E MARCAÇÃO ALTA

Há de se destacar também a intensa movimentação do time de Sérgio Soares. No meio-campo, Wilson Pittoni, Tiago Real e Souza estão sempre rodando, trocando passes de pé em pé, sempre à espera do melhor momento para acionar um dos agentes do trio ofensivo. No quarto gol do triunfo sobre o Feirense, é possível ver bem a ação dos volantes: Real recebe de Pittoni, percebe Souza em projeção e faz o lançamento. Pela direita, ele vê Kieza em disparada, mete na grande área e sai o gol tricolor (assista ao vídeo abaixo).

Outra característica da equipe de Sérgio Soares é a marcação alta. Os tricolores avançam, pressionam a saída do rival na tentativa de roubar-lhe a bola e, quando conseguem, têm a trajetória rumo ao gol facilitada. No triunfo por 1 a o sobre o Campinense, pela Copa do Nordeste, o Bahia tem sete jogadores no campo de ataque quando Bruno Paulista recupera a bola e inicia a jogada que termina com gol de Kieza.

Sete jogadores do Bahia estão no campo de ataque quando Bruno Paulista recupera a bola (Foto: GE.com)