Postado por - Newton Duarte

Kieza: Fica ou sai?; Os números do atacante

Ele é o cara: confira os números de Kieza na temporada

Ao todo, jogador marcou 8 gols e participou de todas as partidas oficiais da temporada

Ele é o “cara” do elenco do Bahia. Artilheiro do time na temporada, Kieza atuou em todos os 11 jogos oficiais do ano e marcou oito gols. Os números são bons e estão todos a favor dele.

No Campeonato Baiano, o centroavante marcou quatro vezes em seis jogos. Fez um no jogo Bahia 3x1 Jacobina, outro no Bahia 2x0 Catuense e ajudou no massacre por 7x1 contra o Feirense, ao balançar as redes duas vezes.

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

Já pela Copa do Nordeste, tem quatro gols em cinco jogos e é o artilheiro da competição ao lado de Magno Alves (Ceará) e Robert (Sampaio Corrêa). Os tentos foram marcados na estreia tricolor, quando o Bahia venceu o Campinense por 1x0, duas vezes no empate por 3x3 diante do CRB, fora de casa, e um em novo empate contra o clube alagoano, por 1x1, na Fonte Nova.

Dono da área, o centroavante já fez gol de todos os jeitos esse ano. Ao todo, foram cinco usando a perna direita, dois de perna esquerda e um de cabeça. Todos dentro da grande área. Aliás, é na área dele – Salvador -  onde ele ostenta números mais expressivos. Ao todo, foram seis gols na capital baiana, sendo cinco na Fonte Nova e um em Pituaçu. Fora de casa, foram dois.

Nem sempre K9 esteve em alta no Bahia. Contratado em julho do ano passado, ele não se adaptou de imediato ao Bahia e marcou apenas cinco gols. “Cheguei no Bahia no meio da temporada, sem ritmo. Estava há um ano e meio na China, que é bem diferente daqui. Cheguei na correria, foi muito difícil pra mim. Não tive pré-temporada como tive esse ano, fiquei perdido, sem forças”, conta.

FICA OU SAI?

A história de Kieza no Bahia é de superação, mas, dentre os números positivos, um preocupa. Uma data, na verdade. Em 11 de julho, o contrato com o Esquadrão acaba. Para manter o “brocador” no elenco, o Bahia precisa entrar em acordo com o time chinês Shanghai Shenxinm, dono dos direitos econômicos do atleta. Isso ainda não ocorreu, segundo o presidente Marcelo Sant’Ana. “Conversamos com Kieza, mas falta conversar com o clube da China”, revelou.

Kieza não esconde que quer ficar, mas prefere não pensar muito no assunto. “Não sei como ficará meu futuro. Tive conversas, mas tenho contrato lá fora e depende dos caras. Eles (clube chinês) têm que aceitar. Vamos ver se teremos um final feliz, mas minha vontade é ficar”, admitiu.

Além de goleador, Kieza também tira onda de garçom. “Saí das minhas características devido ao posicionamento do Léo (Gamalho), para ajudar, seja como for”, disse ele,  responsável pelas assistências de todos os quatro gols de Léo Gamalho no ano.