Postado por - Newton Duarte

Kleina admite dificuldade em troca de esquema, mas vê evolução

Kleina vê evolução, mas admite dificuldade em troca de esquema

Treinador elogia postura diante do Furacão e ponto ganho por confiança, mas diz que alteração da forma de jogar esbarra nas características dos jogadores disponíveis

Após o empate em 0 a 0 com o Atlético-PR, na Arena da Baixada, o técnico do Bahia Gilson Kleina falou sobre a postura da sua equipe e disse ter visto um time bem organizado. O treinador mostrou confiança em tirar o Bahia da situação ruim em que o time se encontra na Série A. (Veja o vídeo com os melhores momentos da partida)

- Vamos nos recuperar. Os jogadores, nós estamos tentando. Eu queria que não nos encolhêssemos, porque, se botássemos a marcação lá atrás... Mas conseguimos neutralizar bem, apesar de a grande chance ter sido do Atlético-PR. A equipe foi mais organizada, melhoramos – disse.

Kleina admitiu que as chances mais claras foram do Atlético, mas viu uma boa postura defensiva de seus comandados. Para ele, houve evolução no Bahia.

- Através de resultados positivos (podemos mudar a situação). Mas a gente já jogou mais organizado, conseguimos botar a bola no chão, trabalhar a bola. Não ficamos só marcando, abdicando de jogar. Por mais que tenhamos característica, tentamos usar, com o Emanuel de meia, depois o Diego na função que ele fazia no Corinthians... É conhecendo o grupo, dando sequência a Maxi, a outros jogadores que não vinham jogando. Optamos depois por mais velocidade, depois por botar a bola no chão para uma puxada. O Atlético-PR tem uma transição forte, tem uma bola aérea forte. A gente neutralizou bem. A chance clara foi do Atlético-PR, mas, apesar disso, tivemos evolução. Vamos ter que arriscar mais, mas hoje a equipe foi mais organizada – disse.

- Evolução. Hoje, se tivéssemos a vitória, sairíamos da zona. Estamos batendo nisso. Nesses jogos fora, três aqui no sul, tem uma pegada diferente e estamos ajustando. É um ponto que precisamos enaltecer. A vitória vai nos tirar, mas vamos continuar trabalhando. A gente deixou alguns jogadores importantes em Salvador, mas estamos ganhando outros. E esse ponto passa pela confiança. Para quando tiver a vitória, fazermos uma sequência – completou.

Para Kleina, apesar de mudar pouco na tabela, o ponto conquistado diante do Furacão é importante para dar confiança ao grupo.

- No primeiro tempo, as duas equipes quase não finalizaram. Nós estamos organizando, um ponto de confiança. Estamos lutando pela vitória. Os jogadores querem um resultado positivo. Precisamos bater nessa tecla. Fizemos um ponto, acredito que não mudou na tabela. Mas vamos ter que buscar os resultados fora de casa. Agora é a gente se preparar e mobilizar para a Sul-Americana – disse.

O treinador também admitiu que tem dificuldades em alterar a forma de jogar da equipe por conta das características dos jogadores que tem à disposição no elenco.

- Estou tentando [mudar o esquema de jogo do time], mas não posso colocar os números e não ter a característica. Conversei com os atacantes, eles têm que ter mais improvisação. Estamos jogando numa linha mais defensiva. Eles roubam mais a bola do que criam as jogadas. A gente precisa jogar mais na vertical. O time foi montado para contra-golpear, então tem que saber jogar mais na vertical. Não adianta querer e achar que o time tem que jogar no campo adversário se não tem essa característica. Estou tentando isso com o Emanuel, Marcos Aurélio está fazendo um trabalho paralelo. A Série A pede para jogar – disse.

- Não temos essa característica. O Marcos Aurélio fora, o Rhayner fora, Maxi sem sequência... Maxi está tendo sequência agora. O Lincoln está há muito tempo fora, está se recuperando e não estou com a data de volta que o médico me passou. Mas não posso pensar só em quando eles voltarem. Temos que tentar jogar. Não é assim que queremos pensar, mas é assim que está acontecendo. Estamos tentando nos ajustar, para ter confiança, trabalhar a bola e o time jogar – completou.