Postado por - Newton Duarte

Lanterna? Não! Um farol. Náutico é o segundo pior na era dos pontos corridos

A uma derrota da queda, Náutico é o segundo pior na era dos pontos corridos

Basta uma derrota num dos sete jogos restantes no Brasileiro para a tragédia, anunciada desde meados do primeiro turno, se consumar. O jogo contra o Atlético-MG, neste sábado, no Independência, pode determinar a queda do Náutico para a Série B.

Os sintomas que apontam para o rebaixamento são muitos: o ataque que pouco marca; a defesa mais vazada; a segunda pior campanha como visitante; os cinco técnicos diferentes que dirigiram a equipe; e o aproveitamento muito abaixo de 2012 como mandante, após a adoção da Arena Pernambuco como nova casa em lugar dos Aflitos. Essa soma gera o seguinte diagnóstico: o Náutico tem o segundo pior rendimento entre todos os clubes na era dos pontos corridos.

O Náutico atual possui aproveitamento um pouco acima do América-RN de 2007, o recordista negativo desde 2003. A pontuação é a mesma - 17 pontos -, mas o Timbu ainda tem sete jogos para melhorar esse panorama. Naquela ocasião, o América-RN fez um ponto entre a 32ª e a 38ª rodadas. O Santa Cruz de 2006 e o Prudente de 2010 (que, posteriormente, voltou a ser Barueri) vêm logo depois na lista, mas já com 11 pontos à frente. Lanternas como o Grêmio, em 2004, e o Bahia, em 2003, tiveram mais jogos, mas média de pontos superior.

Quinze pontos atrás do penúltimo colocado, o Náutico está longe do equilíbrio de forças vigente entre a maioria das equipes do Brasileirão. Parte da culpa desse sub-rendimento está na falta de adaptação do time à Arena Pernambuco, estádio que será utilizado na Copa do Mundo e que substitui os Aflitos, comumente criticado pelas condições do gramado.

Info Numerólogos - Desempenho Náutico 2012 - 2013

Em 2012, jogar nos Aflitos fez total diferença para o Náutico permanecer na elite. Basta olhar o aproveitamento, superior ao da campanha geral do virtual campeão Cruzeiro: 73,7% contra 69,9% da Raposa em 2013. Os 42 pontos dentro de casa foram fundamentais no universo de 49 computados no total, pois salvaram o time do rebaixamento na antepenúltima rodada.

Vamos votar:

A BELA Tricolor Katiely Kathissumi precisa do seu voto

Não deixe de ler:

MGF assume erros e diz que nova Diretoria não entende de futebol

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Este ano, a história é diferente. Na Arena Pernambuco, o Náutico não consegue se impor e contabiliza nove pontos em 48 disputados. Nos 16 jogos diante de sua torcida, os alvirrubros perderam 11, sendo cinco por goleada. As duas únicas vitórias, embora expressivas (3 x 0 sobre Internacional e Coritiba), não foram suficientes, uma vez que o histórico como visitante é inferior - oito pontos em 15 jogos, ou 17,8% de aproveitamento. A situação de reversão quase impossível já tem feito a diretoria pensar em dispensas e no planejamento para um 2014 bem melhor.


Fonte: Guilherme Marçal, estagiário sob a supervisão de Rodrigo Breves - Numerólogos

Imagem: Info Numerólogos