Postado por - Newton Duarte

Lateral fala das expectativas no Esquadrão

Lateral Tinga explica apelido e justifica demora para ser anunciado pelo Bahia

Lateral-direito chega ao Tricolor inicialmente por empréstimo e firma contrato em definitivo no meio do ano. Ele é a esperança para resolver problema antigo do Bahia

"Estou aqui para ajudar, não sou titular absoluto", diz Tinga em sua apresentação (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

O nome que consta no documento de identidade é Guilherme de Jesus da Silva. Mas no Fazendão, ele atende mesmo é pelo apelido. Anunciado na última quarta-feira, o lateral-direito Tinga foi apresentado na noite desta quinta, antes da partida entre Bahia e Flamengo de Guanambi, pelo Campeonato Baiano 2016. Na primeira entrevista coletiva pelo Tricolor, o novo reforço explicou como virou xará do ex-volante do Internacional.

- Tem sim. Na época que ele jogava no Grêmio, eu estava na escolinha começando. Ele usava o topete, aí eu comecei a usar. O pessoal ficou: ‘Tinga, Tinga’. E não saiu mais. O apelido pegou e eu gostei também – contou o lateral, que foi revelado pelas categorias de base do Tricolor gaúcho, mas atuou por empréstimo no Fortaleza em 2015.

Tinga chegou a Salvador no fim de janeiro e, desde então, treina no Fazendão. O anúncio oficial do lateral demorou por conta de um impasse com o Grêmio. Ele tinha contrato com o Tricolor gaúcho até abril e precisou negociar para sair antes do término do vínculo. Para agilizar o processo, foi acertada uma prorrogação até junho. De início, ele chega ao clube baiano por empréstimo e assina em definitivo no meio da temporada, com validade até o fim de 2017.

- Teve muita situação lá no Grêmio. O pessoal não queria que eu encerrasse o meu contrato. Isso foi bem difícil. Mas eu não queria ficar lá, não estava feliz. Foi a melhor opção. Graças a Deus, as portas se abriram, e o Bahia veio com tudo. Estou muito feliz de ter vindo para cá - explicou.

Tinga chega ao Bahia com a responsabilidade de resolver um problema que se arrasta desde a temporada passada. Em 2015, vários jogadores foram testados na lateral direita, mas nenhum deles se firmou. O ex-gremista é a nova esperança para a camisa 2. Contudo, diz que não se vê como dono absoluto da posição.

- Estou muito feliz por ser apresentado. Estou aqui para ajudar, não sou titular absoluto. Só vim para ajudar o grupo para alcançar os objetivos. (...) O grupo é muito qualificado. É para brigar por títulos. O projeto é muito grande do Bahia. Vão ser bem difíceis os jogos, os campeonatos. Sei que a gente vai dar conta do recado para conseguir esses dois títulos e depois o acesso.

Confira abaixo outros trechos da entrevista coletiva do jogador.

EXPECTATIVA SOBRE O NORDESTÃO

- A melhor possível. Estou muito feliz por vir para o Bahia. Agora é me preparar bem para quando der certo, com os documentos, poder jogar.

SALVADOR

- Já estou bem ambientado, estou muito feliz. O grupo me acolheu muito bem, todo o clube. Estou muito feliz e focado para chegar e ajudar o grupo.

QUEM É TINGA?

- Tinga é bem casado, de Porto Alegre, a família toda. Sou um jogador que tem muitas qualidades. Eu ataco bem, tenho bom poder defensivo também. Sou um cara que também tem bom impulso, gosto de cabecear, chegar na área. Sou um jogador que gosta de chegar para ajudar os companheiros com cruzamento e também para marcar.