Postado por - Newton Duarte

Liga Mundial de Volei: Brasil vence Itália e fica perto de fase final

Liga Mundial: Brasil bate Itália e fica perto de fase final

Bruninho bem que avisou: "lá na frente, a gente pega eles", referindo-se à Itália, logo após a segunda derrota do Brasil para a seleção européia, em Jaraguá do Sul (SC), na abertura da Liga Mundial de Vôlei, em maio. Consciente, o levantador foi um dos destaques da vitória da equipe de Bernardinho por 3 sets a 1, em Bolonha (ITA), nesta quinta-feira. Agora, a Seleção está cada vez mais perto da fase final. Um novo triunfo por este placar garante a classificação. Um feito que, por diversas vezes, pareceu improvável.

Brasil e Itália voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 12h (de Brasília), em Milão. Se perder, a Seleção dependerá dos resultados do outro confronto. Nesta sexta-feira e no sábado, Irã e Polônia medem forças. Os poloneses precisam somar o menor número possível de pontos para que a Seleção se beneficie.

Um duelo de opostos marcou o confronto. O italiano Ivan Zaytsev foi o maior pontuador, com incríveis 30 acertos. Mas o jogo centralizado no astro não favoreceu a Itália desta vez. Wallace, pelo lado brasileiro, de destacou com 22, seguido por Lucão, com 13. A fase final da Liga Mundial, entre 16 e 20 de julho, terá seis equipes: os dois primeiros colocados dos Grupos A e B, o vencedor de um quadrangular envolvendo os Grupos C, D e E.

O Brasil começou a partida atropelando e com consciência em todos os fundamentos. Murilo, no passe, e Wallace, no ataque, tornavam sólida a base do técnico Bernardinho. Os papeis do início do torneio se inverteram, e era o lado verde-e-amarelo que passeava em quadra. Uma diagonal firme de Lucarelli fechou a primeira parcial em 25/16.

A partida recomeçou do mesmo jeito. Estrela do time italiano na Liga, o pontiero Zaytsev sentiu o peso da "parede" Sidão logo de cara. 2 a 0 para o Brasil. Em seguida, porém, a Itália se acertou, cresceu nos contra-ataques. E Zaytsev definitivamente mostrou que não estava entregue. Com boas definições do ponteiro, a Itália marcou 20/15. O ponteiro Parodi fechou a conta em 25/20.

Depois de um set para cada lado, o jogo ficou mais intenso. O Brasil começou melhor, ainda que abusasse dos erros de saque. Mas Bruninho acertou na distribuição do jogo e variou. O clima ficou quente, mas os brasileiros respiraram. E ainda contaram com um saque errado de Zaytsev para fazer 25/19.

O quarto set começou com um show de Sidão. No ataque e no bloqueio, o central brilhou. As bolas rápidas pelo meio, aliás, foram o caminho encontrado por Bruninho, que também não hesitou em acionar Lucão. Mas o jogo era difícil. Os italianos mantinham-se na cola. E eram necessárias defesas e mais defesas para equilibrar a partida. Neste quesito, Murilo não decepcionou. Na reta final, a Itália tornou tudo ainda mais fácil, cedendo erros em sequência. Um bloqueio triplo em Zaytsev selou a importante vitória brasileira.

A Seleção Brasileira masculina de vôlei venceu por 3 a 1 a Itália e ficou mais próxima da fase final da Liga Mundial. Na foto, jogadores celebram ponto marcado


Fonte: Lancepress!/Terra

Foto: FIVB / Divulgação